#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vitóriahistórica

03-09-2019 | 04:47
Por Liga Nacional de Basquete

Nos últimos segundos, Seleção Brasileira conquista vitória histórica contra Grécia e avança à próxima fase da Copa do Mundo

O dia 03 de setembro de 2019 ficará marcado na mente dos brasileiros como o dia em que o Brasil derrotou a Grécia de Giannis Antetokounmpo, o MVP da temporada 2018/2019 da NBA, por 79 a 78.

Em Nanjing, a Seleção Brasileira de Basquete conseguiu o que muitos não acreditavam, conquistou uma vitória importantíssima e, de quebra, garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Mundo.

Mas até a vitória, o Brasil percorreu um longo caminho, que exigiu muita entrega pela camisa verde e amarela até o último milésimo de segundo do jogo.

Seleção Brasileira suou a camisa, mas conseguiu vitória histórica contra Grécia (FIBA/Divulgação)

+Recorde na Copa: NBB CAIXA tem maior número de atletas na Seleção Brasileira em um Mundial 

O primeiro tempo

Ainda no primeiro quarto, a tônica do que seria a partida se desenhou. Com ambas equipes aproveitando bem as oportunidades ofensivas e com um posicionamento firme no lado defensivo da quadra. Porém, ao final dos dez minutos iniciais, quem largou na frente foram os gregos (19 a 15).

O segundo quarto veio e a Grécia chegou a abrir 17 pontos de vantagem no placar. Mesmo assim, os comandados de Petrovic correram atrás do prejuízo e conseguiram reduzir a vantagem grega para dez pontos na ida para o intervalo (40 a 30).

Terceiro quarto decisivo

Na volta dos vestiários o jogo foi outro. Com um ritmo mais forte, tanto na defesa quanto no ataque, a Seleção Brasileira conseguiu a reação logo de cara e virou a partida com cinco minutos para o final do período (45 a 44)

No tempo que restou, o Brasil manteve o ritmo e, com uma bela parceria entre Varejão e Alex, assumiu de vez as rédeas da partida.

Alex foi um dos grandes nomes do Brasil no terceiro quarto (FIBA/Divulgação)

Final eletrizante

E os dez minutos finais ficaram reservados para testar o coração do torcedor brasileiro. No início do período, o Brasil manteve o mesmo ritmo, mas viu o time grego, que melhorou a eficiência na transição da defesa para o ataque, encostar no placar, porém sem conseguir assumir a ponta.

Com 35 segundos para o fim, a Grécia empatou o placar, que até então apontava 76 a 73 para o Brasil, após uma linda jogada dos gregos, que culminou em uma bela cesta de 3 pontos do ala/pivô Georgios Printezis (76 a 76).  Isso foi o suficiente para o técnico da Seleção Brasileira pedir tempo e ajustar a equipe para o desfecho da partida.

E a conversa com Petrovic fez efeito. A 15 segundos para o fim, Leandrinho infiltrou no garrafão pelo lado esquerdo da quadra e deu um belo passe para Varejão que, com um floating de estilo, marcou mais 2 pontos e deixou o Brasil na liderança mais uma vez.

Mesmo assim, os segundos finais ainda proporcionariam mais emoções para o torcedor brasileiro. Com 4 segundos no cronômetro, Leandrinho sofreu falta, foi para linha de lance livre e converteu apenas um dos dois chutes que teve direito.

Com isso, a Grécia tentou se lançar ao ataque e, após uma falta equivocada de Didi ao tentar roubar a bola dos gregos, Sloukas foi para a linha lance livre.

Com três chutes, o grego Kostas Sloukas foi o responsável de ir para a linha do lance livre e, após dois acertos, errou o último, que sobrou para Bruno Caboclo subir mais alto que todo mundo e limpar o aro. A bola sobrou na mão de Felício, que precisou somente esperar os segundos que restavam passarem para poder soltar o grito de vitória.

+Sabe tudo sobre a Seleção Brasileira? Veja 6 curiosidades

Giannis Antetokounmpo teve partida apagada contra o Brasil (FIBA/Divulgação)

Grande nome do triunfo brasileiro, o pivô Anderson Varejão, que computou 22 pontos, nove rebotes, duas assistências e 27 de eficiência, afirmou que a vitória mostra a força desse grupo.

“Vitória difícil. Acredito que ninguém aqui no ginásio acreditava que pudéssemos ganhar. Até muitos no Brasil não acreditavam, mas o basquete é decidido dentro de quadra. São 40 minutos e se você desrespeitar o adversário será surpreendido. Hoje, mostramos a força do nosso grupo. Um grupo fechado, um pelo outro. É uma sensação maravilhosa. Falamos antes do jogo que na quadra são cinco contra cinco. Temos muita gente no banco querendo entrar e vamos para cima dos caras. Sabíamos do potencial da Grécia, mas também sabíamos do nosso, então fomos para cima e conseguimos a vitória. Agora é manter o foco contra Montenegro para chegarmos fortes na próxima fase”, afirmou o destaque da vitória brasileira.

Leandrinho (13 pontos, três rebotes e duas assistências), Marquinhos (15 pontos e três rebotes) e Alex (13 pontos e seis assistências) foram outros que se destacaram na vitória sobre a Grécia. O Brabo, aliás, foi um dos responsáveis por frear o atual MVP da NBA, tarefa que fez com êxito.

+Tem NBB CAIXA na Copa: seis dos 12 jogadores atuaram na última edição da competição

Os próximos passos da Seleção

Agora, o Brasil se prepara para enfrentar, em seu último compromisso pelo Grupo F, a Seleção de Montenegro. A partida acontecerá nesta quinta-feira (05/09), às 05 horas da manhã (Horário de Brasília).

Com a vaga garantida, o Brasil fará parte do Grupo K, com sede em Shenzen, que contará com os dois primeiros colocados do Grupo E e F da primeira etapa da Copa do Mundo.

+Veja os grupos da primeira fase da Copa do Mundo 2019

Após a disputa, os dois primeiros colocados do grupo avançam para às quartas de final.