#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Brasil na NBA!

03-07-2023 | 08:17
Por Liga Nacional de Basquete

Gui Santos, Márcio Henrique e Yago Mateus serão os representantes brasileiros na Summer League da NBA

Nesta segunda-feira (3/7), começa mais uma edição da tradicional Summer League, o torneio anual da NBA que reúne os melhores prospectos da principal liga de basquete do mundo. Para a atual temporada, o campeonato contará com três representantes brasileiros: Gui Santos, do Golden State Warriors, Yago Mateus, do Chicago Bulls, e Márcio Henrique, do Atlanta Hawks.

Gui Santos – Golden State Warriors

Gui Santos será um dos destaques do time da Califórnia na edição de 2023 da Summer League (Santa Cruz Warriors)

Gui Santos iniciou sua trajetória no basquetebol com a camisa do Minas Tênis Clube. Em seu tempo no Clube, foi eleito Sexto Homem do ano, Jogador de Maior Evolução e Destaque Jovem, além de conquistar uma Copa Super 8, o primeiro título nacional da equipe mineira. O ala chegou na NBA em 2022, através da 55º escolha do Draft, que naquele ano pertenceu ao Milwaukee Bucks. Porém, na mesma noite, o jogador foi trocado para o Golden State Warriors e acabou por representar o time californiano, em sua primeira temporada pós Draft, por meio da G-League na equipe do Santa Cruz Warriors (afiliada à franquia da NBA na Califórnia).

Após uma bom ano de estreia, Gui chega com status de titular e estrela no elenco do Warriors para a Summer League. O ala finalizou a última temporada com médias de 12,6 pontos, 5,9 rebotes e 2,6 assistências, e agora existe uma expectativa de que o jogador consiga um espaço no time principal.

O primeiro jogo do ala/armador será realizado nesta segunda-feira (3/7), às 21h, contra o Sacramento Kings, em um duelo válido pelo torneio de Salt Lake City.

Márcio Henrique – Atlanta Hawks

Mais um dos frutos do bom trabalho que o Sesi Franca realiza em sua base, Márcio Henrique carrega o DNA vencedor da cidade. Com apenas 19 anos, o ala/pivô já conquistou todos os títulos possíveis e, em sua mais recente temporada, ainda conseguiu o “ano perfeito” com a conquista do Paulista, BCLA, Super 8 e bicampeonato do NBB. Graças ao seu bom desempenho, Márcio foi convocado para disputar a Summer League com a camisa do Atlanta Hawks.

Antes de fechar com a equipe de Atlanta, Marcio fez workouts com diversas outras franquias e, inclusive, estava inscrito no draft deste ano, mas acabou não sendo escolhido. Em 22/23, Marcio conseguiu médias de 8,2 pontos, 4,2 rebotes e 9,1 de eficiência.

O primeiro compromisso do ala/pivô é na madrugada de sábado para domingo (8/7), às 00h30, contra o Sacramento Kings pelo torneio de Las Vegas.

Yago Mateus – Chicago Bulls 

Yago Mateus treinando com o Chicago Bulls para sua estreia na Summer League (Bulls/Divulgação)

O “Monstrinho” Yago Mateus, que desde a suas primeiras aparições no mundo do basquete sempre se mostrou uma futura estrela, vestirá a camisa do Chicago Bulls nesta Summer League. O armador iniciou a sua carreira no Palmeiras, brilhando na LDB, e logo em seguida partiu para o Paulistano, Clube em que se tornou campeão do NBB com apenas 19 anos. No Flamengo, conquistou tudo que era possível, incluindo ser eleito MVP das finais no título do NBB na temporada 2020/21; campeão pela BCLA (2021) e o histórico bicampeonato mundial (2023).

Após brilhar no Brasil e na seleção brasileira, decidiu se desafiar ainda mais. Em 2022, assinou com o Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e conquistou o primeiro título nacional da história do Clube, passando por adversários de peso e grandes potências do basquete europeu. Por lá, conseguiu médias de 14,3 pontos, 3,6 rebotes e 5,4 assistências. Dito o vasto currículo do ainda jovem armador, a expectativa que fica é a de que seu estilo de jogo alegre siga chamando a atenção por todos os cantos do Mundo e, agora, especialmente da franquia do Chicago Bulls.

Seu primeiro duelo acontece no sábado (7/7), às 20h30, contra o Toronto Raptors no Torneio de Las Vegas.

Onde assistir à NBA Summer League

A ESPN, o Star+ e a NBA League Passa vão transmitir os jogos ao vivo.