#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Briga da boa

19-01-2015 | 09:41
Por Liga Nacional de Basquete

Com estreia de Kyle LaMonte, Brasília defende invencibilidade histórica contra o Bauru dentro de casa no NBB, nesta terça-feira, com transmissão ao vivo do SporTV

Giovannoni, do Brasília, e Gabriel, do Bauru

Brasília foi o responsável por uma das únicas duas derrotas do Bauru no NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Vivendo momentos distintos tanto na tabela de classificação quanto nos resultados das últimas partidas, UniCEUB/BRB/Brasília e Paschoalotto/Bauru estarão frente a frente, nesta terça-feira (20/01), em duelo válido pela 16ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB, no Ginásio da ASCEB, no Distrito Federal, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Enquanto os candangos vêm de duas derrotas seguidas em casa e ocupa a 11ª colocação, com campanha de cinco triunfos em 15 jogos (33,3% de aproveitamento), os bauruenses vivem o melhor momento de sua história no NBB e ocupam a vice-liderança da competição, com rendimento total de 13 resultados positivos, sendo dez deles consecutivos, em 15 jogos disputados (86,7% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015

“É um jogo primordial para conquistarmos os nossos objetivos. Vamos tentar começar o segundo turno bem, jogando o melhor possível, principalmente na defesa, atuando de forma coletiva, porque a gente sabe da força ofensiva que o time de Bauru tem. Tentaremos tirar um pouco do volume no ataque, principalmente nos três pontos”, afirmou o pivô Lucas Cipolini, do Brasília.

Responsável por uma das duas derrotas do Bauru na atual temporada do NBB, logo na primeira rodada do campeonato, fora de casa, por 86 a 83, o Brasília entrará em quadra defendendo o tabu de nunca ter perdido para os bauruenses no Distrito Federal na história do NBB. Ao longo das seis edições anteriores, dez partidas foram realizadas entre as duas equipes na capital federal, todas vencidas pelos candangos.

“Brasília tem um grande elenco e é muito tradicional. A equipe deles está passando por uma reformulação, mas jamais deixou de ser um adversário fortíssimo. Com certeza eles vão brigar pelas pontas. Dentro de quadra temos que respeitar isso e buscar impor o nosso jogo para conseguir o triunfo nos domínios do Brasília”, destacou o técnico do Bauru, Guerrinha.

Contratado no início do ano, Kyle LaMonte finalmente poderá estrear pelo Brasília (Luan Comunicação/Divulgação)

Contratado no início do ano, Kyle LaMonte finalmente poderá estrear pelo Brasília (Luan Comunicação/Divulgação)

A equipe da capital federal terá uma novidade para a partida contra os atuais campeões sul-americanos: o norte-americano Kyle LaMonte, contratado no início do mês de janeiro. O ala não participou das duas últimas partidas do Brasília no NBB por não ter sido inscrito na data original dos duelos e agora finalmente estará à disposição do técnico José Carlos Vidal.

LaMonte, de 30 anos, é figura bastante conhecida no basquete da América do Sul e possui em seu currículo passagens por algumas equipes do continente, A principal delas é o Peñarol de Mar del Plata (ARG), onde foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do título da Liga das Américas 2010 e ainda conquistou o tricampeonato da Liga Argentina (2009/10, 2010/11 e 2011/12).

O novo reforço candango, 30 anos, que tem como último clube o Pieno Zvaigzdes Pasvalys, da Lituânia, ainda teve uma rápida passagem pelo Flamengo no final de 2010 e também já atuou pelo Aguada, Malvin e Hebraica Maccabi, todos do Uruguai, no Obras Sanitárias e La Unión de Formosa, da Argentina, além de uma passagem pelo basquete da Turquia, no Banvit Kulubu.

Bauru venceu o Brasília duas vezes na Liga Sul-Americana 2014 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Bauru venceu o Brasília duas vezes na Liga Sul-Americana 2014 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Qualquer resultado no duelo esta terça-feira não mudará a posição do Bauru, que seguirá na vice-liderança. Já o Brasília precisa do resultado positivo para seguir na 11ª posição e evitar uma ultrapassagem do Macaé, que possui campanha igual a dos candangos, mas perde no desempate por ter levado a pior no confronto direto entre as equipes no primeiro turno.

“Vamos tentar começar o segundo turno com o pé direito. A gente precisa muito fazer um turno bem melhor do que foi o primeiro. Então, agora é focar nisso, para que a gente tenha uma classificação melhor, já com o time completo. Esperamos fazer uma grande partida, representar bem a cidade e, mais uma vez, contar com o apoio da torcida, para iniciarmos o segundo turno com vitória, atrás dos nossos objetivos”, completou Cipolini.

Além do confronto do primeiro turno do NBB, Brasília e Bauru se enfrentaram outras duas vezes nesta temporada, na Liga Sul-Americana 2014. A primeira delas foi na fase de grupos da competição, no Ginásio Panela de Pressão, casa bauruense, onde os donos da casa venceram por 88 a 78. Já na segunda fase, os dois times voltaram a se encontrar, em Mogi das Cruzes (SP), e novamente os atuais bicampeões paulistas levaram a melhor, por 95 a 87.

“Jogar contra uma das únicas equipes a conquistar o NBB é sempre uma responsabilidade muito grande. Aqui em Brasília a torcida é apaixonada e apoia demais. Nossa equipe tem que driblar esses fatores e jogar de forma unida como tem feito para continuar buscando vitórias na estrada”, alertou o pivô bauruense Murilo Becker.