#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Briga da boa

11-11-2014 | 10:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com anfitrião Mogi das Cruzes, Bauru e Brasília e duas vagas ao Final Four em jogo, disputas do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014 têm início nesta terça

O NBB será representado em peso no Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana 2014. No Ginásio Professor Hugo Ramos, no Alto Tietê, três clubes brasileiros iniciarão, nesta terça-feira, a briga por duas vagas no Final Four do torneio continental: Paschoalotto/Bauru, UniCEUB/BRB/Brasília e Mogi das Cruzes/Helbor, junto dos equatorianos do Comunikt.

As disputas começarão logo com um duelo de gigantes do basquete verde-amarelo: Brasília e Bauru, atual campeão e terceiro colocado da Liga Sul-Americana, respectivamente, foram adversários na fase de grupos e estarão frente a frente às 17h45 (de Brasília). Mais tarde, às 20 horas, o anfitrião Mogi encara o Comunikt (EQU).

“Teremos uma estreia difícil contra o Bauru, mas sabemos da nossa força e vamos jogar concentrados e com foco na vitória para que possamos iniciar bem a caminhada para a classificação, que é o nosso objetivo. O Mogi é outro adversário forte, que estará contando com apoio da torcida, enquanto que o Comunikt, que entre os quatro é o que conta com menos tradição, jogou bem a primeira fase, portanto temos que tomar muito cuidado com eles também”, disse o ala Arthur, do Brasília.

Brasília, do ala Arthur, se classificou à 2ª fase com a vice-liderança do Grupo D: candangos são os atuais campeões da Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Brasília, do ala Arthur, se classificou à 2ª fase com a vice-liderança do Grupo D: candangos são os atuais campeões da Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Anfitrião do Grupo F, o Mogi das Cruzes chegou à fase semifinal da Sul-Americana 2014 após ficar com a segunda colocação do Grupo A da etapa de classificação, com duas vitórias, sobre Libertad Sunchales (ARG) e Colegio La Sale (BOL), e uma derrota, diante do invicto e já classificado ao Final Four, Malvin (URU).

Na última semana, o time comandado pelo técnico espanhol Paco García disputou duas partidas válidas pelo NBB 7, ambas em casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos. Na primeira, venceu o Unitri/Pilhas Energizer, por 90 a 80, já na segunda, em duelo decidido nos segundos finais, foi derrotado pelo Minas Tênis Clube, por 61 a 60.

“Não consigo pensar em nada que motive mais um atleta que enfrentar boas equipes e a vontade de se classificar para a fase final. Espero que cada um tenha sua motivação e que isso desperte intensidade e entrega da nossa equipe. Essa classificação é muito importante para o nosso time e acredito que temos condições de nos classificar”, declarou o técnico mogiano Paco García, que contará com o retorno do armador Gustavinho, recuperado de uma contusão nas costas que o tirou das duas primeiras rodadas do NBB 7.

Norte-americano Shamell é o principal pontuador do Mogi na Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Norte-americano Shamell é o principal pontuador do Mogi na Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

O atual campeão Brasília, por sua vez, se classificou à etapa semifinal do torneio continental depois de ficar com o segundo lugar do Grupo D, realizado em Bauru (SP), com duas vitórias, sobre Guerreros de Bogotá e Defensor Sporting (URU), e uma derrota, para o anfitrião Bauru, no fechamento da fase de classificação da Liga Sul-Americana 2014.

“Teremos uma estreia difícil contra o Bauru, mas sabemos da nossa força e vamos jogar concentrados e com foco na vitória para que possamos iniciar bem a caminhada para a classificação, que é o nosso objetivo. O Mogi é outro adversário forte, que estará contando com apoio da torcida, enquanto que o time do Equador, que entre os quatro é o que conta com menos tradição, jogou muito bem a primeira fase, portanto temos que tomar muito cuidado com eles também”, Arthur

Antes de pousar em Mogi das Cruzes, o Brasília realizou duas partidas no NBB 7. A primeira delas, coincidentemente, foi a vitória sobre o Bauru, adversário desta terça-feira pela Liga Sul-Americana, fora de casa, no Ginásio Panela de Pressão, por 86 a 83. Também no interior paulista, os candangos foram à Capital do Basquete e perderam para o Franca Basquete, por 81 a 73.

“Será uma fase bem difícil e bastante equilibrada. Nosso time está crescendo e esperamos que essa evolução possa nos dar a classificação. Já enfrentamos o Bauru, nosso adversário da estreia, duas vezes nesta temporada, ganhando uma e perdendo outra, por isso, sabemos que é uma equipe muito forte, mas estamos nos preparando para tentar a vitória contra eles”, falou o capitão do atual campeão Brasília, Guilherme Giovannoni, cestinha da Liga Sul-Americana, com média de 25,0 pontos por jogo.

Rivais na 1ª rodada, Bauru e Brasília se enfrentaram duas vezes recentemente: paulistas venceram pela Sul-Americana e candangos triunfaram pelo NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Rivais na 1ª rodada, Bauru e Brasília se enfrentaram duas vezes recentemente: paulistas venceram pela Sul-Americana e candangos triunfaram pelo NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

A fim de entrar mais forte na briga por uma vaga no Final Four, o Brasília acertou uma contratação pontual para o decorrer da Liga Sul-Americana. Trata-se do experiente ala/armador norte-americano LeRoy Hickerson, de 34 anos, que teve como última experiência nada menos que atuar pelo Maccabi Haifa (ISR) nos quatro amistosos da equipe pela pré-temporada da NBA, onde somou média de 6,5 pontos por jogo.

Com 1,96m de altura, o atleta, nascido em Kentucky (EUA), possui um vasto currículo por clubes do continente americano. Durante sua longa carreira, o ala/armador teve seus momentos mais gloriosos no basquete mexicano, com as camisas dos tradicionais Halcones Rojo e Halcones Xalapa

“É um reforço importante, que vai nos fortalecer, visto que tem experiência grande e está acostumado a jogar em alto nível”, Arthur Belchor.

Suspenso, Alex ficou de fora das duas primeiras rodadas do NBB 7 e retorna ao Bauru na Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Suspenso, Alex ficou de fora das duas primeiras rodadas do NBB 7 e retorna ao Bauru na Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Já o Bauru chega para esse quadrangular semifinal para, além de brigar pela vaga no Final Four, defender sua invencibilidade na competição. A equipe do técnico Guerrinha sediou o Grupo D na fase de classificação e avançou liderança da chave, com três vitórias nos três jogos que fez, contra Defensor Sporting (URU), Guerreros de Bogotá (COL) e Brasília.

Além da derrota para o Brasília na rodada de abertura do NBB 7, pelo placar de 86 a 83, o time do interior paulista ainda fez mais uma partida pelo campeonato nacional antes de se dedicar à Sul-Americana e levou a melhor sobre o Basquete Cearense, também jogando diante de sua torcida, pelo placar de 99 a 81.

“Mogi joga em casa, Brasília trouxe reforços e nós, assim como o Comunikt, nos classificamos sem nenhuma derrota. É um grupo muito forte em todos têm chance de classificação. Temos que jogar de forma inteligente e sem vacilar”, destacou o técnico do Bauru, Guerrinha, que não contará com pivô Murilo Becker, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo.

Na outra chave semifinal, realizada na última semana, em Buenos Aires (ARG), Malvin (URU) e Boca Juniors (ARG) carimbaram seus passaportes para o Final Four da competição da América do Sul e despacharam o também anfitrião Argentino de Junin (ARG) e o brasileiro Winner/Limeira, eliminado de maneira dramática na última rodada.

Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014: 

Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil) 
11/11 (terça-feira)
17h45 – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Comunikt (ECU)

12/11 (quarta-feira)
17h45 – Comunikt (ECU) x Paschoalotto/Bauru
20h – UniCEUB/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor (ao vivo no SporTV)

13/11 (quinta-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)