#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Briga direta

05-02-2014 | 05:40
Por Liga Nacional de Basquete

Próximos na tabela de classificação do NBB 2013/2014, Palmeiras e Basquete Cearense se enfrentam nesta quinta-feira, em São Paulo

Capitães de suas equipes, Tiagão e Felipe Ribeiro travarão um grande duelo no garrafão (João Pires/LNB)

Capitães de suas equipes, Tiagão e Felipe Ribeiro travarão um grande duelo no garrafão (João Pires/LNB)

A disputa por posições no NBB 2013/2014 está intensa. E a rodada desta quinta-feira terá uma partida crucial na briga na tabela de classificação. Com campanhas parecidas, Palmeiras/Meltex e SKY/Basquete Cearense duelarão no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, em partida válida pela 23ª rodada do maior campeonato de basquete do país.

Depois de vencer quatro de seus últimos cinco compromissos na competição, o time nordestino subiu para o oitavo posto, com um total de dez triunfos em 20 partidas realizadas (50% de aproveitamento). Logo abaixo, na nona colocação, ao lado do Mogi das Cruzes/Helbor, está o clube alviverde, que soma um triunfo a menos do que os cearenses: nove resultados positivos em 20 jogos disputados (45% de aproveitamento).

“Precisamos fazer o mesmo que temos feito e continuar com a mesma maneira de jogar. O time está crescendo no momento certo, com playoffs pela frente. Todo jogo é importante para chegarmos bem à fase de mata-mata, que é o nosso objetivo”, afirmou o pivô norte-americano DeVon Hardin, do Basquete Cearense, dono do ranking de enterradas da temporada (34 no total – 1,7 por partida).

Com as equipes bastante próximas na tabela de classificação, o confronto desta quinta-feira é encarado praticamente como uma decisão para os dois lados. Caso saia vencedor, o esquadrão palmeirense igualará a campanha do rival e voltará a ocupar a oitava posição. Por sua vez, a agremiação da cidade de Fortaleza tem a chance de ampliar ainda mais sua vantagem para cima dos paulistas e ficar mais tranquilo no oitavo posto da sexta edição do NBB.

“Estamos encarando esse jogo com muita seriedade, pois se trata de um confronto direto por vaga nos playoffs. O Basquete Cearense evoluiu muito na competição, mas jogaremos em casa, diante da nossa torcida, e estamos focados somente na vitória”, afirmou o pivô Átila dos Santos, reboteiro do Palmeiras na competição, com média de 6,8 sobras por partida.

Basquete Cearense, do norte-americano Brown, atravessa ótimo momento no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Basquete Cearense, do norte-americano Brown, atravessa ótimo momento no NBB (LC Moreira/Divulgação)

O equilíbrio entre Palmeiras e Basquete Cearense na tabela se refletiu na partida entre as equipes durante o primeiro turno da competição nacional. Atuando em casa, no Ginásio da Unifor, em Fortaleza, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial levou a melhor, mas não foi nada fácil. Em uma partida equilibrada do início ao fim, os representantes do Nordeste do país garantiram a vitória, por 70 a 69, apenas nos últimos segundos, com dois lances livres certeiros do jovem armador Davi.

“O Palmeiras está praticamente mesma colocação que a gente e sabemos que vai ser um jogo difícil. Mas nosso time está preparado, vai lá para tentar fazer uma boa partida e arrancar uma nova vitória sobre eles”, disse o ala/pivô cearense Felipe Ribeiro.

Ao contrário do time do Ceará, que atravessa uma grande fase na atual temporada do NBB, o Palmeiras não passar por um bom momento. Sem saber o que é vencer há três jogos, o time dirigido pelo treinador Betão triunfou pela última vez no campeonato, diante do Paschoalotto/Bauru, no dia 23 de janeiro, justamente na última oportunidade em que atuou como mandante.

“O Basquete Cearense é um forte concorrente nosso na briga pelos playoffs. Estudamos bastante o time deles e temos que, acima de tudo, fazer com que os resultados sejam diferentes. Essa partida vale a nossa reação no campeonato”, exaltou o ala Fabrício Russo, que chegou ao Palmeiras recentemente.

“Nossa torcida é incrível e faz a diferença, então, a nossa concentração será total do início ao fim, pois só pensamos em sair com a vitória neste jogo”, complementou o camisa 20 e capitão palmeirense, Tiagão.

Depois de vencer Bauru, em casa, Palmeiras acumulou três resultados negativos seguidos (Fábio Menotti/Divulgação)

Depois de vencer Bauru, em casa, Palmeiras acumulou três resultados negativos seguidos (Fábio Menotti/Divulgação)