#JOGAJUNTO

NBB Caixa

instinto reboteiro

16-04-2024 | 10:57
Por Marcius Azevedo

Brunão, do Paulistano, explica como se tornou o recordista de rebotes em um jogo da temporada regular do NBB CAIXA 2023/24 ao pegar 17 contra o Cerrado Basquete

O ala-pivô Brunão, do Paulistano, não imaginava, mas estava escrevendo seu nome na história da temporada 2023/24 do NBB CAIXA. Os 17 rebotes que o jogador de 21 anos pegou na vitória sobre o Cerrado Basquete, em 2 de abril, no ginásio Antonio Prado Jr, representava o recorde do fundamento na fase regular da atual edição. A maior marca é de 24, estabelecida por Leozão em 2018 e igualada por Mãozinha, três anos depois.

Brunão pegou 17 rebotes, o recorde da temporada do NBB CAIXA 2023/24, contra o Cerrado. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

“Não percebi que tinha pego tantos rebotes durante o jogo”, contou Brunão. “Mesmo depois que postaram que era o recorde da temporada, eu ainda achei que era apenas o meu recorde pessoal. Fiquei muito feliz”, completou.

Brunão registrou média de 4,8 rebotes na temporada regular do NBB CAIXA, desempenho que contribuiu na campanha de 22 vitórias e 14 derrotas do Paulistano, que avançou aos playoffs na sétima colocação. Segundo o ala-pivô de 2,02m, não existe uma regra para ter sucesso no fundamento.

“É ficar atento na trajetória da bola. É muito mais instinto. Estar no lugar certo. Se posicionar bem, saltar bem também ajuda bastante”, afirmou. “No ataque, você pode trombar no cara, jogá-lo para debaixo da cesta para facilitar no rebote. Na defesa, é necessário bloquear o adversário. Mas tudo passa pela trajetória da bola.”

Além do recorde de rebotes, Brunão comemora o fato de ser sua melhor temporada em números pelo Paulistano. Ele conquistou mais minutos em quadra com o técnico Demétrius Ferracciú (18,8 por partida), o que influenciou diretamente na média de pontos (7,6) e eficiência (9,6). “Estou crescendo gradualmente, estou conseguindo evoluir. A temporada seguinte sempre precisa ser melhor do que a anterior.”

O jogador de 21 anos não tem vergonha em admitir que tem muito o que evoluir para se colocar entre os destaques do NBB CAIXA. “Tenho de melhorar o arremesso, matar mais bolas de três. Melhorar também o meu drible, sair batendo bola com mais qualidade. Melhorar minha visão de jogo, conseguir ajudar mais os meus companheiros no ataque, dar mais assistências, ter uma leitura melhor das jogadas”, enumerou. “Sei que fazendo isso meu basquete vai evoluir cada vez mais.”

No atual elenco do Paulistano, Brunão recebe conselhos importantes de Victão e Crescenzi. “Eles sempre procuram me dar dicas. Explicam que esse lance era cortar, esse era para chutar…”, afirmou. “Tenho de ajustar esses pequenos detalhes para me tornar um jogador completo. Hoje não me considero completo.”

Neste aspecto, Brunão reforça o quanto foi importante entrar em quadra pela Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). O ala-pivô foi eleito MVP da Final da edição de 2023, quando o Paulistano conquistou o título. “Ajuda muito porque você chega mais confiante ao NBB. Na LBD, eu arremesso mais bolas, jogo mais minutos e sou o cara do time. Tudo isso ajuda para você ser um jogador melhor para o NBB.”

A próxima missão de Brunão é ajudar o Paulistano na série melhor de três contra o Corinthians pelas oitavas de final do NBB CAIXA. O primeiro jogo é nesta quinta-feira, às 19h, no ginásio Wlamir Marques, com transmissão do NBB BasquetPass. “Estamos prontos. Vamos colocar nossa juventude contra o Corinthians, que tem uma equipe mais experiente. Temos a melhor defesa do campeonato, temos de jogar com intensidade. Playoffs é mata ou mata. Não tem para onde correr. Estamos muito unidos, confiantes. Vamos para cima do Corinthians e vai ser uma disputa muito boa”, afirmou o ala-pivô.

Exemplo no Paulistano

Comentarista da ESPN nos jogos do NBB CAIXA, Leonardo Sasso elogia o desempenho de Brunão e enxerga um futuro promissor para o ala-pivô. E cita Victão, companheiro de Paulistano, como exemplo. “Ele é mais um fruto da base vencedora do Paulistano, campeão da LDB, que consegue revelar grandes jogadores, seja na posição de armação ou no garrafão, que é o caso do Brunão. Apesar de não ter um cara com tamanho tradicional de ala-pivô, ele é muito forte. Ele consegue se posicionar muito bem para pegar os rebotes, que talvez seja hoje sua principal característica”, analisou.

“Ele teve um aumento no número de minutos, na pontuação, tem suas melhores médias. Está conseguindo traduzir no NBB, em um nível mais alto, o que fez na LDB. Isso tem sido importante para ele. Agora é adicionar o algo a mais, que, no caso dele, é o arremesso. Ele já está tentando chutar mais. Falta ter uma regularidade maior no aproveitamento”, completou. “Se seguir os passos do Victão vai ter uma carreira muito sólida no NBB.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.