#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Camisas de peso

18-01-2013 | 05:08
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Palmeiras protagonizam primeiro “clássico de camisa” da história do NBB neste sábado

Guto, agora no Palmeiras, reencontrará o Flamengo, do ala Duda, neste sábado (Montagem/LNB)

A 16ª rodada do NBB será especial. Neste sábado, às 16 horas (de Brasília), Palmeiras e Flamengo farão pela primeira vez uma partida entre dois “clubes de camisa” na história da competição. A partida será disputada no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) e terá transmissão ao vivo para todo Brasil através do canal SporTV.

Na temporada 2009/2010, as equipes chegaram a se enfrentam em duas oportunidades. Porém, na ocasião, o esquadrão alviverde era representado por uma parceira com o time de Araraquara. Sendo assim, agora, na atual edição do campeonato, cariocas e paulistas medirão forças pela primeira vez como franquias independentes do NBB.

As agremiações chegam para o confronto em situações completamente opostas na tabela de classificação. Os rubro-negros somam 12 vitórias em 12 jogos e são os líderes isolados do torneio, enquanto que os alviverdes não sabem o que é vencer há nove jogos e ocupam a incômoda 17ª posição, com dois triunfos em 14 jogos disputados (14,3% de aproveitamento).

Apesar da disparidade entre as duas equipes, o técnico flamenguista José Neto, que trabalhou na equipe paulista em 2010, sabe das dificuldades que seus jogadores irão encontrar no confronto.

“O Palmeiras conquistou a vaga para o NBB recentemente e virá com força para este duelo. A gente tem que estar focado, porque esse é um time perigoso, disse o comandante carioca”, comentou o treinador.

Caso saia vencedor, o esquadrão rubro-negro se aproximará de outro recorde na competição. Depois de fazer o melhor começo de temporada da história, a equipe segue em busca da maior sequência vitoriosa da primeira fase das cinco edições do campeonato. Esta marca pertence ao próprio Flamengo, que na temporada 2008/2009 venceu 17 partidas consecutivas na temporada regular. Naquele ano, o time do Rio de Janeiro ainda venceu outros sete jogos seguidos na fase de playoffs, estendendo sua marca para 24 jogos sem perder.

Mogi e Franca abrem rodada dupla

Antes de Palmeiras e Flamengo entrarem em quadra, Helbor/Mogi das Cruzes e Vivo/Franca abrirão a rodada dupla no Ginásio Professor Hugo Ramos. A partida, que também será transmitida pelo canal SporTV, terá início às 14 horas (de Brasília).

O confronto marcará o reencontro do pivô Bábby com o time francano. Depois de atuar pela equipe, na época comandada por Hélio Rubens, no início da última temporada do NBB, o jogador acabou surpreendendo a todos e anunciou sua aposentadoria, após apenas seis partidas disputadas na competição. Porém, no início da atual edição do NBB, o atleta voltou atrás de sua decisão e acertou com o esquadrão de Mogi das Cruzes.

Depois de surpreender e vencer o Unitri/Universo na última rodada, a equipe mogiana chega embalada para o duelo. Do outro lado, os francanos foram derrotados pelo São José/Unimed/Vinac e tentarão voltar a vencer. Atualmente, o Helbor/Mogi das Cruzes se encontra na 14ª colocação e o Vivo/Franca segue no quinto lugar.