#JOGAJUNTO

NBB

Campeão em números

02-06-2012 | 02:37
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo não liderando nenhuma estatística coletiva, Brasília prova que o trabalho coletivo fez a diferença na conquista do tricampeonato

Alex, do Brasília

Alex, do Brasília (João Pires/LNB)

A equipe do Brasília conquistou neste sábado o seu terceiro título do NBB de forma consecutiva. Dentro de quadra, os brasilienses mostraram a sua garra e força e fizeram uma excelente apresentação, mas, para entender melhor essa equipe, vamos olhar os números da grande campanha dos candangos nesta competição. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Curiosamente, Brasília não lidera nenhuma estatística, pois o ponto principal dessa equipe sempre foi o trabalho em equipe. Avaliando as principais estatísticas do basquete, o tricampeão do NBB está entre os cinco primeiros em nove delas. Em pontos e rebotes, por exemplo, a equipe ficou em 2° lugar. Isso mostra a regularidade e o ponto forte da equipe comandada pelo técnico José Vidal na competição: o conjunto e a união do grupo dentro de quadra.

Brasília marcou 86,4 pontos de média, sendo que o quarteto composto por Nezinho, Guilherme Giovannoni, Alex e Arthur, é responsável por 64,6% dessa pontuação.

O ala e capitão da equipe, Alex, foi o maior destaque da equipe brasiliense na temporada. O jogador lidera cinco das principais estatísticas do NBB. O número 10 do time do Distrito Federal é o cestinha, com 17,7 pontos, líder em aproveitamento de 2 pontos, com 64,9%; maior ladrão de bolas, com 1,8 de média; líder em tocos; e o jogador com melhor eficiência, com 21,5.

Na partida final, contra São José, o quarteto se destacou novamente, tendo o ala/pivô Guilherme Giovannoni, como cestinha (26 pontos), seguido pelo ala Arthur (16), Alex (15) e Nezinho (13).

Arthur, Cipriano e Alex, do Brasília (João Pires/LNB)