#JOGAJUNTO

Interligas

BRAVO, CAXIAS!

27-09-2023 | 01:25
Por Liga Nacional de Basquete

Final com emoção até os últimos segundos e ginásio lotado na Argentina: Caxias do Sul é vice-campeão do Interligas Adulto 2023 em duelo contra o Olímpico; equipe brasileira conquista o 2º lugar na primeira competição internacional da história do clube

Na noite desta terça-feira (26/9), Caxias do Sul (BRA) e Olímpico (ARG) entraram na quadra do Ginásio Vicente Rosales, em La Banda, na Argentina, pela finalíssima do Torneio Interligas Adulto 2023, competição organizada pela parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a La Liga Argentina. Com direito a grande presença da torcida argentina e emoção até os últimos segundos da partida, o Olímpico levou a melhor e venceu a decisão por 83 a 77.

Na primeira final internacional da história do clube, o Caxias demonstrou a garra e coragem que já havia marcado a equipe durante todo o Interligas. Após a derrota na estreia da competição para o Riachuelo (ARG), o elenco do técnico Rodrigo Barbosa venceu o Regatas (ARG) e o Pato Basquete (BRA) em sequência, garantindo a classificação para a disputa do troféu do torneio Interligas Adulto em plena na sede argentina, que foi disputada em Corrientes. A finalíssima teve forte presença da torcida do Olímpico e o clima de decisão tomou o Ginásio Vicente Rosales, visto que a partida somou reviravoltas e o placar, durante todo o último quarto, foi marcado por trocas de liderança entre os finalistas.

Com 13 pontos de diferença na ida para os vestiários da final, o Caxias se viu em situação difícil, mas aumentou o ritmo na volta do intervalo e equilibrou o duelo já na metade do terceiro quarto. A evolução caxiense na partida continuou com a retomada da liderança nos cinco minutos finais, contudo, o Olímpico foi mais eficiente e saiu vencedor do torneio. Apesar do revés, o Gambasquete fez grande partida fora de casa, mostrou resiliência após figurar atrás do placar e suou até a última gota pelo triunfo.

Wesley Mogi, um dos novos reforços caxienses para o NBB CAIXA 23/24, foi o cestinha da final (Divulgação/La Liga Argentina)

+ Galeria de fotos da final do Interligas Adulto 2023

Os destaques brasileiros da final ficaram por conta do ala Wesley Mogi, que somou 21 pontos e do pivô Wesley Sena (18 pontos, oito rebotes e 20 de eficiência). Pelo lado do Olímpico, que conta com dois jogadores argentinos que jogaram a última temporada do NBB CAIXA (Penka Aguirre, pelo Flamengo e Jony Machuca, pelo Bauru), o melhor foi o ala/pivô Alex Collier, com 20 pontos, oito rebotes e 31 de eficiência.

O vice-campeonato na primeira final internacional da história do Caxias demonstra um franco crescimento do clube do Rio Grande do Sul. Estreante na modalidade do basquete em 2006, o Caxias estreou no NBB CAIXA na temporada 2015/2016 do campeonato após vencer a edição de 2015 da Liga Ouro. Logo no primeiro ano na elite do basquete nacional, o Gambasquete chegou às oitavas de final com grande campanha, feito que ocorreu novamente nas temporadas 2021/2022 e 2022/2023. A melhor campanha caxiense na história do NBB CAIXA foi na temporada 17/18, quando o Caxias chegou às quartas de final da competição e vendeu caro a vaga nas semifinais para o Mogi Basquete, ficando com a 6ª colocação do NBB CAIXA.

Após ficar de fora do NBB CAIXA 2018/2019, o Caxias do Sul Basquete retornou à elite do basquete brasileiro em 2020/2021 e chegou às semifinais da Copa Super 8 2022, além da boa campanha na última temporada do NBB (oitavas de final). Recentemente, a equipe de base caxiense fez história na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023, figurando na Fase Final do maior campeonato de base do Brasil pela primeira vez. Quatro atletas do jovem elenco que participou da LDB receberam minutos relevantes no Torneio Interligas, inclusive na finalíssima: os armadores Elias e Gabrielzinho, o ala/pivô Vini Chagas e o ala Leo Cravero.

Cria da Liga de Desenvolvimento de Basquete, Vini Chagas recebeu minutos importantes na final aos 22 anos (Divulgação/La Liga Argentina)

O Interligas Adulto é fruto da bem-sucedida parceria entre a LNB e a Liga Argentina e proporciona intercâmbio técnico para os clubes e staff das duas entidades. Os times brasileiros, por exemplo, aproveitaram o torneio como uma etapa importante na preparação para a disputa do NBB CAIXA, que começa no dia 21 de outubro. Por sua vez, profissionais dos departamentos Técnico, Marketing e Comunicação da LNB e da Liga desenvolveram conjuntamente as estratégias para organização e promoção da competição. Vale lembrar que as duas entidades esportivas também organizam o Interligas Sub-22, que em sua última edição teve o Esporte Clube Pinheiros sagrando-se campeão em solo argentino.

Representantes de Olímpico e Caxias em coletiva de imprensa realizada antes da finalíssima (Divulgação/La Liga Argentina)

Quando se trata de competições internacionais, a temporada 2022/2023 foi extremamente positiva para os clubes do NBB CAIXA. Confira o desempenho do basquete brasileiro!

Torneio Interligas LDB – Pinheiros campeão
Torneio Interligas adulto – Caxias vice-campeão
Liga Sul-Americana – Bauru campeão
Basketball Champions League das Américas (BCLA) – SESI Franca campeão, Flamengo vice-campeão e Minas Tênis Clube 3º lugar
Copa Intercontinental da FIBA – Mundial: SESI Franca campeão

Após a primeira experiência internacional da história do clube, o Caxias focará, a partir de agora, na estreia pelo NBB CAIXA 2023/2024, que ocorrerá no dia 24/10 (terça-feira), em clássico gaúcho contra o União Corinthians. As transmissões das partidas da nova temporada da elite do basquete nacional serão anunciadas em breve nas plataformas digitais do Novo Basquete Brasil.

Tabela – Interligas Adulto

Sexta (15/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP)
Corinthians (BRA) 83 x 91 Olímpico (ARG) – Jogo 1
Pinheiros (BRA) 73 x 75 Platense (ARG) – Jogo 3

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
Riachuelo (ARG) 97 x 93 Pato Basquete (BRA) – Jogo 2
Regatas (ARG) 73 x 68 Caxias do Sul (BRA) – Jogo 4

Sábado (16/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Platense (ARG) 75 x 74 Corinthians (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 –  Pinheiros (BRA) 87 x 107 Olímpico (ARG)  – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Riachuelo (ARG) 72 x 94 Caxias do Sul (BRA) – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 66 x 64 Pato Basquete (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Domingo (17/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Pinheiros 67 x 86 Corinthians – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 – Olímpico (ARG) 77 x 68 Platense (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Caxias do Sul 65 x 46 Pato Basquete – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 54 x 73 Riachuelo (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Terça-feira (26/09)

22h – FINAL – Olímpico (ARG) 83 x 77 Caxias do Sul (BRA) – La Banda, Argentina – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB