#JOGAJUNTO

LNB

Olá, ChampionsLeague!

27-09-2019 | 04:50
Por Camila Vasseur

Competição que substituirá a Liga das Américas terá 12 clubes e acontecerá de outubro a março; Flamengo, Franca e Mogi são os representantes do NBB CAIXA

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou de forma oficial, no último sábado, a Basketball Champions League. A competição que substituirá a Liga das Américas foi lançada em cerimônia realizada no Uruguai e cintou com a participação do presidente da FIBA, Horácio Muratore, pelo diretor executivo da entidade, Carlos Alves, e o CEO da Champions League Europa, Patrick Cominos.

FIBA Champions League Americas foi anunciada em cerimônia em Montevidéu (FIBA/Divulgação)

O novo campeonato contará com 12 equipes, que serão divididas em quatro grupos de três times na primeira fase, com duelos nas respectivas casas de cada time. Os dois primeiros colocados de cada chave avançarão às quartas de final, que serão decididas em séries melhor de três, assim como a semifinal e a grande final.

A Basketball Champions League Américas durará de outubro de 2019 a março de 2020, com janelas de jogos nas seguintes datas: 28 de outubro a 01 de novembro (8 jogos), 25 a 29 de novembro (8 jogos), 16 a 20 de dezembro (8 jogos), 14 a 21 de janeiro (quartas de final), 14 a 29 de fevereiro (semifinais), e a grande final entre os dias 9 e 14 de março de 2020.

Indicado para compor o Conselho Administrativo da BCLA, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi falou do pioneirismo da Champions League, que terá pela primeira vez as ligas como parceiras do torneio.

“Geralmente a FIBA fala com a confederação e não com a Liga e isso foi um marco importante: a FIBA estar ligada diretamente às ligas. E ainda, é um marco histórico porque existem cinco Champions Leagues no mundo (uma em cada continente) e o campeão de cada Champions vai disputar o Mundial de basquete”.

Kouros Monadjemi, presidente da LNB, ressaltou o contato direto da FIBA com as ligas na organização da BCLA (João Pires/LNB)

“Foi uma atitude de revolução no basquetebol latino americano, porque estamos aproximando as melhores equipes do continente às torcidas dos países. A forma como está sendo disputada, em que você joga na sua casa e na casa do adversário faz com que dê uma amplitude na massificação do basquete e uma importância na disputa da melhor equipe das Américas”, declarou Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

Flamengo, Sesi Franca Basquete e Mogi das Cruzes Basquete, os três primeiros colocados do NBB CAIXA 2018/19, disputarão o torneio. Marcelo Vido, diretor de esportes olímpicos do Flamengo, atual campeão do NBB CAIXA, ressaltou o novo formato do torneio.

Marcelo Vido, diretor de esportes olímpicos do Flamengo, ressaltou o formato moderno da BCLA (João Pires/LNB)

“O novo formato da BCLA (Basketball Champions League Americas) é extremamente moderno, pois é uma tendência em todas as modalidades no mundo. Visa uma competição equilibrada entre os clubes participantes, uma oportunidade de transformar em um grande negócio do ponto de vista econômico e a participação das torcidas dos clubes participantes com jogos de ida e volta.”

Lula Ferreira, supervisor de basquete do Sesi Franca Basquete, comentou que a FIBA está colocando todas as suas fichas para que a competição se torne de altíssimo nível, nascendo de uma maneira grandiosa, pois reúne países de potencial financeiro e grande qualidade técnica dentro do basquetebol.

Lula Ferreira, Supervisor de Operações do Esporte do Franca Basquete, destacou os aspectos técnicos e financeiros que o torneio explorará (Fotojump/LNB)

” Tem tudo para se tornar atraente, não só no aspecto técnico mas também no aspecto financeiro, viabilizando aos clubes jogar uma competição de alto nível mas com um custo atenuado pela organização financeira que a competição vai ter. E isso é uma decisão muito importante da FIBA porque ela olha pra saúde financeira dos clubes que são os propulsores da parte técnica. Se o clube estiver financeiramente forte obviamente ele vai ter mais condições de montar uma boa equipe. É uma grande esperança dela se tornar uma competição no nível técnico próximo das competições europeias elevando o nível do continente americano. Para o Sesi Franca Basquete, é uma grande honra poder participar dessa primeira edição e obviamente vamos nos esforçar, não só pra fazer uma grande Champions League, mas também nas competições nacionais, no NBB CAIXA, ter a classificação que permita continuar nessa grande competição que a FIBA criou em parceria com as ligas do Brasil, do México e da Argentina”.

Nilo Guimarães, vice-presidente da LNB e diretor de projetos do Mogi das Cruzes Basquete, comentou ser uma alegria enorme participar da primeira edição da competição e ainda defender a bandeira do Brasil e da cidade de Mogi das Cruzes.

Nilo Guimarães (à esq.) exaltou a importãncia de ter o mando de quadra nas partidas (Divulgação/LNB)

“Ficamos muito felizes com a Champions League, ainda estreando um novo formato que vai dar muitas possibilidades. Agora tendo o mando de quadra podemos trabalhar melhor essas partidas em todos os sentidos. O sistema do quadrangular também era muito legal, porém não conseguíamos ter a adesão nos jogos que basicamente não vão interessar para os locais. Então, quando a gente jogava tanto fora quanto em casa, quase ninguém assistia aos dois primeiros jogos. Agora terá uma participação bem ativa e a gente vai poder trabalhar isso. Sem dúvidas será um grande torneio”, finalizou Nilo.