#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegando a hora

29-05-2015 | 01:31
Por Liga Nacional de Basquete

A um passo do tricampeonato do NBB, Flamengo faz últimos ajustes antes do Jogo 2 da decisão contra o Bauru; partida será neste sábado, em Marília (SP)

Atual bicampeão do NBB, o Flamengo está muito perto de mais um título da competição. Depois da empolgante vitória sobre o Paschoalotto/Bauru na abertura da Final, na HSBC Arena, por 91 a 69, a equipe carioca terá a chance de fechar a série da decisão e ficar com mais um troféu nacional, neste sábado (30/06), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.

A delegação rubro-negra chegou à cidade do interior paulista na última quinta-feira e já fez seus dois últimos treinamentos antes da segunda partida. O local, que receberá também o terceiro jogo, se necessário, é de mando do Bauru, que teve a melhor campanha na fase de classificação e por isso tem o direito de decidir o título em casa.

“Fizemos uma análise do primeiro jogo e em cima disse fizemos pequenos ajustes nos treinos. Temos um planejamento e existe uma resposta da equipe adversária. Veremos a resposta que eles (Bauru) dão e assim estabeleceremos um plano de jogo. A essência da tática é basicamente isso que temos planificado e tiraremos um bom proveito disso”, analisou o técnico do Flamengo, José Neto.

Se chegar ao lugar mais alto do pódio mais uma vez, o clube da Gávea ultrapassará o UniCEUB/BRB/Brasília, que ganhou o campeonato três vezes, e se tornará o maior campeão de todos os tempos do NBB, com quatro títulos, sendo três deles de maneira consecutiva. Além disso, os cariocas estão em sua quinta Final de NBB e viraram recordistas em decisões no principal campeonato do basquete brasileiro.

“A expectativa é muito grande, a ansiedade é muito grande. É nossa terceira final consecutiva, temos uma grande equipe e fizemos um ótimo primeiro jogo lá no Rio. Agora queremos fazer as mesmas coisas. Nos preparamos para isso. Queremos marcar forte, atacar forte, fazer o coletivo funcionar bem. Quando jogamos juntos tudo dá certo e espero que continuemos com essa sequência de títulos que estamos”, disse o ala rubro-negro Marquinhos.

Laprovittola, do Flamengo

Flamengo dominou Bauru dos dois lados da quadra e largou na frente na Final (João Pires/LNB)

Na primeira partida da Final, o Flamengo sobrou em quadra. Com defesa fulminante e intensidade durante os 40 minutos, a equipe do técnico José Neto limitou o Bauru, dono do segundo melhor ataque da primeira fase, a apenas 69 pontos e um aproveitamento de apenas 26,1% nas bolas de 3 pontos (6 certas em 23 tentadas). O time rubro-negro é dono da melhor defesa dos playoffs do NBB 7, com média de apenas 71,5 pontos sofridos por jogo.

“Tentaremos ter um equilíbrio entre defesa e ataque. Não adianta nada você ter uma bela defesa e não tem uma boa produção ofensiva. Queremos defender forte para jogar em transição, aproveitando um desequilíbrio da defesa adversária. Precisamos defender bem para atacar bem. Nossa filosofia é de dar uma ênfase na defesa e foi assim que chegamos bem em todas as temporadas”, comentou o comandante José Neto.

Já no setor ofensivo, os rubro-negros se sobressaíram no jogo coletivo. Quatro atletas anotaram 15 ou mais pontos na partida: Benite (16), Marquinhos (15), Olivinha (15), e Laprovittola (15), que ainda deu sete assistências. Nos arremessos de quadra, 91 pontos feitos em 181 tentados (50,3% de aproveitamento). Nas assistências, 23, contra 14 do Bauru, e na eficiência, 123, contra apenas 62 dos atuais campeões das Américas.

“É nítido que Bauru sabe o que errou no primeiro jogo e entrará em quadra com muita força e atitude para poder vencer. Eles têm jogadores experientes, que sabem ser campeões, já que mostraram isso ao longo da temporada, então se nós nos acomodarmos com a vantagem temos grandes chances de perder esse Jogo 2, pois Bauru não tem escolhas a não ser vir com tudo que tem. Vamos entrar firmes, focados, para sair de quadra com a vitória”, disse Benite.

Confira o calendário completo da Final do NBB 7:

– Terça-feira (26/05)
Jogo 1 – Flamengo 91 x 69 Paschoalotto/Bauru

– Sábado (30/05)
10h – Jogo 2 – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV

– Sábado (06/06)
10h – Jogo 3* – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV