#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Choque de gigantes

18-12-2013 | 06:14
Por Liga Nacional de Basquete

Para manter a invencibilidade da temporada 2013/2014 do NBB, líder Limeira encara o atual campeão Flamengo, nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo do SporTV

Limeira ocupa a liderança isolada do NBB6; Jackson enfrentará o Flamengo, seu ex-time, pela primeira vez (JB Anthero/Divulgação)

Limeira ocupa a liderança isolada do NBB6; Jackson enfrentará o Flamengo, seu ex-time, pela primeira vez (JB Anthero/Divulgação)

A 11ª rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente o líder invicto do campeonato, Winner/Kabum/Limeira, e o atual campeão, Flamengo, terceiro colocado. O choque acontecerá nesta quinta-feira, no Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP), às 18h15, com transmissão ao vivo para todo Brasil através dos canais SporTV.

Com oito vitórias nos oito jogos da atual temporada, a equipe do interior paulista pode, assim como fizeram os rubro-negros na edição passada, encerrar o ano invicto. Para seguir sem saber o que é perder na competição, o time comandado aposta na coletividade, que segundo o ala David Jackson, é o principal trunfo do esquadrão limeirense.

“Estamos muito unidos, não há motivos individuais para falar destes jogadores, todos nós queremos ganhar juntos. Todos dão grande importância à construção de uma defesa forte, que acaba ajudando o time nas jogadas ofensivas. Enquanto isso, fora das quadras, nós somos uma família, pois sempre estamos juntos e saímos em grupo”, disse o norte-americano, segundo cestinha do NBB, com média de 21,38 pontos por jogo.

Terceiro colocado do NBB, o Flamengo deposita suas esperanças no armador Laprovittola, cestinha da equipe, com média de 18,3 pontos por jogo (Ricardo Bufolin/ECP)

Terceiro colocado do NBB, o Flamengo deposita suas esperanças no armador Laprovittola, cestinha da equipe, com média de 18,3 pontos por jogo (Ricardo Bufolin/ECP)

Tentar tirar a invencibilidade do Limeira não será uma missão fácil para o Flamengo que vem de derrota para o São José/Unimed, por 22 pontos de diferença, o pior revés da equipe carioca na história do NBB. Apesar do resultado da última rodada, os comandados de José Neto esperam voltar aos trilhos contra o esquadrão do interior paulista e voltar a sorrir da temporada.

“Erramos muito contra São José dos Campos e isso foi fatal. Conversamos bastante para corrigir algumas coisas, trabalhamos em cima disso durante a semana e vamos fazer um jogo melhor contra Limeira, uma excelente equipe, que não é a líder invicta à toa”, afirmou o capitão rubro-negro Marcelinho Machado.

Em duelos válidos pelo NBB, os flamenguistas não perdem para o Limeira há mais de dois anos e meio. A última vitória limeirense sobre os cariocas foi no dia 3 de março de 2011, em duelo válido pela fase de classificação do NBB3, em que o time do interior paulista levou a melhor, no Ginásio ‘Vô’ Lucato, palco da partida desta quinta, por 79 a 69.

“Vamos enfrentar o líder do campeonato, na casa deles, o que mostra a dificuldade que vamos ter pela frente. Eles estão num grande momento no campeonato, jogando um basquete eficiente e um uma vitória vai nos dar moral para seguir no campeonato. Temos duas pedreiras pela frente, porque enfrentamos Bauru no fim de semana, mas estamos preparados, concentrados apenas no Limeira agora, pensando em um jogo de cada vez”, comentou o armador Gegê.

Limeira vem de uma vitória sobre o atual campeão Bauru, fora de casa, por 19 pontos de diferença (Sergio Domingues/HDR Photo)

Limeira vem de uma vitória sobre o atual campeão Bauru, fora de casa, por 19 pontos de diferença (Sergio Domingues/HDR Photo)

Já para Limeira, a quebra do tabu não é o que importa. A agremiação do interior do Estado de São Paulo encara este jogo como um confronto direto pelas primeiras posições, e que uma vitória nesta quinta-feira certamente fará diferença lá na frente, nas últimas rodadas da fase de classificação, em que a luta pelas primeiras posições estará bem afunilada.

“O Flamengo fará de tudo para vencer aqui em Limeira, pois além do fato de ser o atual campeão brasileiro, há um desejo de melhorar a campanha atual. Mas, o campeonato ainda está muito embolado, o que faz esse jogo valer muito para nós, pois uma vitória agora nos ajudará muito no final da primeira fase”, analisou o armador Hélio.

Além de encerrar o ano invictos na temporada passada, o Flamengo é o dono do recorde de vitórias em início de temporada, que é de 21 vitórias nas 21 primeiras partidas. Nesta quinta, o próprio clube da Gávea pode acabar com o sonho do Limeira de alcançar esta marca, da mesma forma que os limeirenses podem ampliar a sequência vitoriosa para nove seguidas.

“Limeira é um time muito equilibrado, que comete poucas falhas. Temos que jogar com inteligência, trabalhar bem os ataques e não dar espaços. É um jogo importante, estamos vindo de derrota e queremos nos recuperar no campeonato”, declarou o jovem pivô rubro-negro Cristiano Felício.