#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico das multidões

06-04-2024 | 01:19
Por Juvenal Dias

Flamengo e Corinthians medem forças neste sábado (06/04), às 17h10, em um clássico para saber quem mantém a boa fase no NBB CAIXA; o jogão terá a transmissão da TV Cultura

Flamengo e Corinthians nunca é um jogo comum em qualquer esporte. No NBB CAIXA, é um confronto carregado de rivalidades e histórias, com o predomínio de vitórias do lado Rubro-Negro. No momento atual da temporada 2023/24 as duas equipes estão embaladas por suas boas fases. A equipe carioca quer manter o retrospecto e a liderança na tabela, já o Timão quer quebrar a escrita e confirmar sua colocação para ter mando de quadra nas oitavas. Assim, a bola sobe às 17h10 deste sábado (06/04), no Maracanãzinho. Não faltará opções para acompanhar esse jogão: a TV Cultura transmite na TV aberta, além disso FlaTV, Meu Timão, Jumper Brasil, NBB BasquetPass e YouTube do NBB CAIXA transmitem pela internet.

Elinho, do Corinthians, contra Didi, do Flamengo. Foto: Beto Miller/Agência Corinthians

Em 12 confrontos na história do NBB CAIXA, o Mengão levou a melhor em 11 deles. Contudo, o Alvinegro paulistano está em ascensão na tabela e precisa da vitória para se manter entre os oito que decidem a primeira fase dos playoffs em seu ginásio. Com 85,3 pontos por jogo, o Flamengo tem o 3º melhor ataque do NBB CAIXA 2023/2024. Já o Corinthians está em 6º do ranking, com 80,7 pontos por partida. Dois reboteiros que estão no Top 5 do NBB CAIXA se enfrentarão neste sábado. Léo Demétrio, do Timão, é o 2º do ranking, com 7,23, e Gabriel Jaú, do Rubro-Negro é o 5º, com 7,21.

O Mengão não perde há cinco partidas seguidas, incluindo uma vitória, fora de casa, contra seu rival direto na tabela, Sesi Franca. Já o Timão, vem de cinco vitórias nos últimos sete jogos, tendo começado a boa sequência contra o São Paulo, no ginásio do rival da cidade.

Entre os grandes jogadores que estarão em quadra, Gui Deodato, do Flamengo e que recentemente completou 500 jogos na história do NBB CAIXA, converteu 7 bolas de três em 8 tentadas no último jogo contra o Fortaleza Basquete Cearense/CFO. Nas últimas 5 partidas, seu aproveitamento é de 61%, com média de 3,8 chutes de 3 convertidos por jogo. Já na última partida, contra Caxias do Sul, Elinho, do Corinthians, deu 21 assistências e igualou a maior marca da história do NBB CAIXA, que era de Fúlvio. Nas últimas 5 partidas, Elinho está com média de 13,5 assistências por partida.

+ Confira a tabela de classificação da temporada 2023/24

Para o Flamengo, falta essa partida deste sábado e o confronto contra o Pinheiros para encerrar a temporada regular. O time carioca está na liderança da classificação, mas empatado em aproveitamento (85,3%) e vitórias (29) com o Sesi Franca. A vantagem rubro-negra é o confronto direto, mas o Flamengo não pode vacilar para ter o fator casa em todas as fases que avançar nos playoffs da temporada 2023/24. Aliás, antes de disputar essa fase de mata-mata, terá outro momento decisivo, com a semifinal da Basketball Champions League Américas (BCLA) no próximo final de semana.

Além do confronto deste sábado, o Corinthians terá mais dois compromissos no Rio de Janeiro para encerrar sua participação na temporada regular: Botafogo e R10 Score Vasco da Gama. O time paulista está em oitavo lugar e se mantiver essa colocação, terá a vantagem de decidir as oitavas no ginásio Vlamir Marques. Tem 54,5% de aproveitamento e 18 vitórias e está empatado com o Fortaleza BC/CFO, que é o nono e hoje decidiria as oitavas fora de seus domínios. Um vacilo do Corinthians significa inverter a colocação com o rival e igualar a campanha de São Paulo e São José, que têm uma derrota a mais (16 a 15).

Então, elementos não faltam para ficar grudado em uma tela que esteja com o NBB CAIXA durante a tarde deste sábado.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.