#JOGAJUNTO

Mais basquete

Classificados

08-09-2015 | 11:16
Por Liga Nacional de Basquete

Rio Claro e São José vencem pela 7ª vez, seguem líderes e confirmam vaga nas quartas do Paulista; Mogi e Paulistano também se garantem no mata-mata

O Campeonato Paulista 2015 já tem seus primeiros classificados às quartas de final. Líderes dos Grupos A e B, respectivamente, Rio Claro Basquete e São José Basketball venceram, na rodada do último sábado (05/09), pela sétima vez em oito jogos disputados na competição e asseguraram vaga na fase de mata-mata com duas rodadas de antecedência.

Mesmo atuando no Ginásio Panela de Pressão, o Rio Claro venceu o Paschoalotto/Bauru em partida decidida apenas na prorrogação, pelo placar de 91 a 85, e estendeu sua sequência positiva para sete vitórias. Em seu primeiro reencontro com a torcida bauruense, o ala Gui Deodato foi o cestinha rio-clarense, com 20 pontos, seguido pelo ala Dedé, autor de 19 pontos, e pelo ala/pivô Daniel Alemão, que somou 17 pontos e sete rebotes. Além de assegurar a classificação, o esquadrão do técnico Marcelo Tamião ainda garantiu a ponta do Grupo A.

Gui Deodato brilhou contra seu ex-clube e comandou a vitória do Rio Claro em solo bauruense (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Gui Deodato brilhou contra seu ex-clube e comandou a vitória do Rio Claro em solo bauruense (Caio Casagrande/Bauru Basket)

De olho na Copa Intercontinental, Bauru atuou desfalcado de Alex (poupado), Hettsheimeir (fazendo testes na NBA), Jefferson (ainda em recuperação da lesão sofrida no último NBB), e Murilo Becker (recuperação de uma lesão na face), além de Ricardo Fischer e Léo Meindl, que estavam com Seleção Brasileira na disputa da Copa América. Um dos destaques da base bauruense, inclusive na segunda etapa da LDB 2015, o pivô Wesley Sena foi o destaque da equipe e deixou a quadra com um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes.

+ Clique aqui e garanta seu ingresso para o Mundial de Clubes 2015

Do outro lado, no Grupo B, o São José deu um importante passo para confirmar a liderança da chave. Jogando ao lado de sua torcida, a equipe do Vale do Paraíba superou o Pinheiros, por 74 a 65, e se manteve na ponta da tabela de classificação. Com 14 pontos, o ala Matheus Dalla foi o cestinha joseense, enquanto que os pinheirenses Renan Lenz e Lucas Dias foram os principais pontuadores da partida, com 20 e 17 pontos, respectivamente.

Ainda no Grupo B, outras duas equipes também se garantiram nas quartas de final de forma antecipada e ainda brigam pela primeira posição da chave. Fora de casa, o Mogi das Cruzes/Helbor bateu a Liga Sorocabana, por 75 a 66, e soma agora seis vitórias e duas derrotas. Com a mesma campanha dos mogianos está o Paulistano/Unimed, que venceu o Jacareí Basketball, com tranquilidade, por 87 a 68. As duas equipes ainda farão mais duas partidas cada na fase de classificação e brigarão pelo mando de quadra no mata-mata.

Mogi, do norte-americano Shamell, venceu fora de casa e se garantiu nas quartas (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Mogi, do norte-americano Shamell, venceu fora de casa e se garantiu nas quartas (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Derrotados neste sábado, Pinheiros e Liga Sorocabana brigam pela última vaga do Grupo B nos playoffs. Com uma vitória a mais do que os sorocabanos, o clube da capital precisa apenas de mais um resultado positivo para garantir o quarti posto da chave. Por sua vez, o time do técnico Rinaldo Rodrigues terá que vencer seus dois últimos compromissos e ainda torcer por duas derrotas do esquadrão pinheirense.

Limeira se reabilitou e segue na briga por vaga nos playoffs (JB Anthero/Divulgação)

Limeira se reabilitou e segue na briga por vaga nos playoffs (JB Anthero/Divulgação)

Quem conquistou um resultado crucial na briga pela classificação foi o Winner/Limeira. Pelo Grupo A, a equipe do técnico Dedé Barbosa levou a melhor sobre o América de São José do Rio Preto, por 77 a 70, e conquistou seu terceiro triunfo em oito jogos na competição estadual. Também na rodada do último sábado, o Basquete Osasco venceu o Franca Basquete, em partida dramática, pelo placar de 72 a 71, e embolou ainda mais a chave.

Com exceção do líder Rio Claro, todas as outras cinco equipes do Grupo A brigam pelas três vagas restantes à próxima fase. Dono de 50% de aproveitamento no campeonato (quatro vitórias e quatro derrotas), Franca é o segundo colocado da chave, seguido por Limeira e Osasco, que possuem a mesma campanha. Com um jogo a menos do que seus rivais, Bauru e América vêm logo atrás, com um total de três triunfos e quatro resultados negativos.

A fase de classificação do Campeonato Paulista 2015 terá suas duas últimas rodadas disputadas nesta semana e todas as equipes classificadas serão conhecidas. Nesta quarta-feira (10/09) serão disputadas as três partidas do Grupo B e os jogos do Grupo A serão realizados nesta quinta. Depois, no sábado, as duas chaves terão as disputas de suas rodadas finais.

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2015:

– 04/09 (sábado)
Bauru 85 x 91 Rio Claro (Grupo A)
Limeira 77 x 70 América de São José do Rio Preto (Grupo A)
Basquete Osasco 72 x 71 Franca (Grupo A)
São José 74 x 65 Pinheiros (Grupo B)
Paulistano 87 x 68 Jacareí (Grupo B)
Liga Sorocabana 66 x 75 Mogi (Grupo B)

– 10/09 (quarta-feira)
20h – América de São José do Rio Preto x Rio Claro (Grupo A)
20h – Basquete Osasco x Bauru (Grupo A)
20h – Limeira x Franca (Grupo A)

– 11/09 (quinta-feira)
19h – Paulistano x Pinheiros (Grupo B)
19h – Liga Sorocabana x Jacareí (Grupo B)
20h – Mogi x São José (Grupo B)