#JOGAJUNTO

NBB Caixa

COLETIVA DAS FINAIS

26-05-2023 | 07:39
Por Liga Nacional de Basquete

Personagens de Sesi Franca e São Paulo tiveram a primeira oportunidade de ficar frente a frente antes das finais, que começam amanhã (27), às 15h, no Pedrocão; Lucas Mariano, Helinho Garcia, Bruno Mortari e Marquinhos participaram da coletiva no interior paulista

 O clima de finais já está instaurado no NBB. A tarde desta sexta-feira (26) contou com uma coletiva de imprensa no Shopping de Franca (SP), onde peças importantes do confronto entre Sesi Franca e São Paulo puderam falar com o público sobre esta série decisiva da temporada 22/23 na elite do basquete brasileiro. Amanhã (27) o confronto acontece dentro do Pedrocão, às 15h, no jogo 1 da série que terá transmissão da ESPN, Sportv, TV Cultura, NBA App, além do YouTube do NBB. 

 O Sesi Franca teve um desempenho incrível na temporada regular com uma campanha invicta e precisou de cinco jogos para passar por Unifacisa e 123 Minas nos Playoffs do NBB. Representando os donos da casa, o comandante francano Helinho Garcia esteve com o pivô Lucas Mariano respondendo as perguntas, e uma delas foi justamente sobre o caminho que a equipe percorreu nos playoffs até a decisão.

“Nos playoffs contra a Unifacisa nós vínhamos de poucos dias depois da final da BCLA e não perdíamos um jogo a 46 partidas – poderíamos ter perdido antes, porque tivemos jogos de prorrogação, jogos decididos na última bola e isso é normal – e eu sabia da dificuldades que essa série traria, porque o campeonato é equilibrado. Então acredito que essa primeira fase de playoffs, para nós, foi um momento muito técnico, na tentativa de minimizar o que seria preciso e maximizar o que seria necessário. A final contra o São Paulo envolve, sim, a parte técnica e mental, tudo que faz parte de uma final, não é apenas um jogo que vamos só entrar e jogar. Temos que saber lidar com os momentos ruins e com os bons também para estarmos sempre buscando dar um passo a mais”, concluiu o comandante do Sesi Franca. 

 O tricolor do Morumbi também teve boa campanha na temporada regular do NBB 15, garantindo a terceira colocação do torneio e passando por Pinheiros e Flamengo até a grande final. Quem falou pelo São Paulo foi o treinador Bruno Mortari ao lado do ala Marquinhos e o camisa 11 do São Paulo falou sobre a importância deste jogo 1 no Pedrocão amanhã (27). 

“Na verdade, não é só um jogo, é uma série toda. Cada jogo tem um peso importante, claro que esse primeiro jogo em Franca pode trazer uma certa tranquilidade em caso de vitória, mas estamos falando de duas equipes de alto nível. Eu acredito que se a gente tratar cada jogo como uma final única, temos grandes chances de sair vencedor”, disse o ala são paulino. 

 O duelo entre Sesi Franca e São Paulo tem mais um ingrediente interessante para uma final de NBB, isso porque Helinho Garcia e Bruno Mortari são filhos de dois grandes técnicos do basquete nacional – Hélio Rubens e Claudio Mortari. O treinador do São Paulo falou sobre a possibilidade de perdurar esse duelo de famílias de grandes nomes no basquetebol no cenário atual também. 

“Realmente eu vivi muito esse duelo entre os nosso pais, e sempre foram excelentes partidas, que são tratadas com muito respeito. Eu tenho muita admiração pelo Hélio, meu pai sempre falou muito bem dele, e eu acho legal esse duelo entre a gente, nossos pais estão entre os melhores treinadores do basquete nacional e nós estamos traçando nossos caminhos. Espero que esse duelo entre Mortari e Garcia ainda possa perdurar por bastante tempo”, disse Bruno Mortari. 

(Marcos Limonti/SFB)

 O sábado será de jogão no NBB 15, o momento mais decisivo da temporada onde duas grandes equipes darão o primeiro passo em uma série que promete ser uma das melhores da história da competição. Sobre a grandeza desse confronto, o pivô Lucas Mariano falou sobre a rivalidade entre Sesi Franca e São Paulo ser o maior clássico paulista atualmente. 

“Pra mim é o maior clássico de São Paulo, desde o começo tivemos jogos duríssimos, tanto lá quanto aqui, com vitórias dos dois lados. Aquela energia e vontade de ganhar, é como uma guerra dentro de quadra, mas pra mim, é algo incrível. Essa rivalidade é ótima pro basquete e teremos mais uma final contra eles agora e acho que vai ser uma verdadeira guerra e, por mim, o jogo poderia ser agora já. A série será incrível e que vença o melhor.”