#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ditou o ritmo

07-05-2024 | 12:32
Por Juvenal Dias

Com jogo mais construtivo, Sesi Franca vence Paulistano na casa do adversário, dobra sua vantagem nos playoffs do NBB CAIXA e fica a um passo de sua sexta semifinal

Dessa vez o jogo foi menos truncado, mas não menos emocionante. Paulistano e Sesi Franca protagonizaram um novo duelo com muita atenção em defender bem. A diferença é que na segunda partida da série de quartas de final do NBB CAIXA 2023/24, nesta segunda-feira (06/05), o time do interior paulista se preocupou em ter atenção nos rebotes defensivos e praticar o jogo de quem foi o melhor ataque da temporada regular, dentro do Antonio Prado Jr. O Paulistano manteve suas características da melhor defesa, mas não foi suficiente para igualar as ações. Com isso, Sesi Franca venceu por 89 a 75, abriu 2 a 0 e pode fechar a série já nesta quarta-feira.

David Jackson no duelo contra Kevin Crescenzi. Foto: Fotojump/ LNB

O equilíbrio no placar do embate na capital paulista durou cinco minutos, momento em que o Sesi Franca tomou à frente no placar. Gradativamente, o time visitante construiu uma vantagem e terminou com oito pontos de margem no primeiro quarto, 21 a 13. Muita intensidade e entrega das duas partes, principalmente, no duelo de rebotes, terminando 37 a 28 no quesito para o Sesi Franca.

O segundo quarto teve 61 pontos somando os placares dos dois times, provando que, mesmo preocupados em defender, conseguiam atacar com qualidade. Um duelo particular entre dois ala/armadores, Crescenzi, para o Paulistano, e David Jackson, para o Sesi Franca, contribuiu para esse aumento no número de cestas (o primeiro foi o cestinha da partida com 20 pontos, enquanto o segundo anotou 19). Novamente, o Sesi Franca abriu mais sete pontos. Em seguida, um quarto mais equivalente, com vantagem para os visitantes ampliando com mais dois pontos.

Na partida anterior, o técnico do Paulistano, Demétrius Ferracciú, “liberou” o time para correr faltando cinco minutos para o final do jogo. O time perdia por 14 pontos e descontou para três. Nesse duelo, parece que a corrida foi liberada antes, no começo do último quarto, com o time abrindo seis a zero até um lance que tirou o ala/pivô Brunão, do Paulistano, jogo. Em uma disputa de bola, David Jackson caiu no braço do oponente e a partida precisou ser interrompida por alguns minutos. Brunão saiu aplaudido pelas duas torcidas, enquanto era amparado pelos médicos do clube.

O tempo serviu para reorganizar o sistema defensivo do Sesi Franca e o colocar o time no rumo da pontuação dentro do quarto decisivo. Assim, a diferença que bateu na casa dos 19 pontos, foi administrada pelo time do interior paulista conforme seu adversário pontuava. Brunão, à princípio, teve uma luxação no cotovelo e foi levado ao hospital para exames mais precisos do diagnóstico, com a torcida para a pronta recuperação do atleta. Porém, sua lesão serviu também para baixar a intensidade pela preocupação com o companheiro de trabalho.

As duas equipes voltam a se encontrar daqui dois dias para o jogo 3 da série, novamente no Gin. Antonio Prado Jr., às 19h, com transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass. Caso o Sesi Franca conquiste uma nova vitória, fecha a série e será o primeiro classificado às semifinais. Para o Paulistano, é virar a chave do histórico de quatro derrotas para o rival durante toda a temporada, usar o fator casa para vencer e forçar que a série volte para a cidade no interior.

David Jackson foi o cestinha do Sesi Franca e destaque da partida. Para alcançar a vitória com uma margem maior, o ala/armador comentou que teve muito estudo prévio: “Nós vimos o vídeo do primeiro jogo, com os detalhes sobre como teríamos vantagem no ataque já traçando o plano para este jogo 2. O mesmo faremos para o próximo jogo, veremos o que acertamos e erramos para tentarmos fechar a série aqui na quarta-feira. Vai ser muito difícil porque o Paulistano é um time muito guerreiro, eles não vão entregar o jogo, nós precisaremos ficar focados nos 40 minutos do jogo. O jogo que temos a possibilidade de fechar as quartas de final é sempre mais difícil”.

“No primeiro jogo, tínhamos que crescer defensivamente porque atacamos com dificuldade, por não fazer a bola correr. Hoje conseguimos, em três quartos, fechar o Paulistano com menos de 20 pontos para eles em cada, só um quarto que titubeamos, que eles fizeram mais pontos, no segundo quarto. De modo geral, exercemos uma defesa forte, procurando minimizar o que o Paulistano tem de melhor. A partir disso, procuramos rebotear mais, que também é uma característica nossa, e ditar o ritmo da partida em busca de um maior volume, de uma maior pontuação e, obviamente, da vitória. Essa vitória significa só o segundo passo. Eu digo ‘só’ porque em um playoff você não pode ficar muito triste com uma derrota, nem muito feliz com uma vitória. Agora vamos analisar bem o que foi o jogo de hoje, descansar e recuperar nossos jogadores, acima de tudo é manter a defesa e rebote fortes para que, com a bola na mão, possamos mais uma vez ditar o ritmo de partida”, explicou o treinador Helinho Garcia.

Por outro lado, Anderson Barbosa, ala do Paulistano, contribuiu com quatro pontos, mas foi o terceiro do time que mais coletou rebotes, com cinco. Ele avalia que a equipe dona da casa não conseguiu executar o que foi planejado: “Não cumprimos todos os combinados que tínhamos feito para o jogo. Eles tiveram algumas bolas fáceis, contra Franca não podemos permitir esse tipo de bola. O David Jackson, no primeiro e segundo quarto, foi o diferencial. No um contra um, é muito difícil marcá-lo, ele teve essas vantagens. Franca continuou implementando o ritmo deles e nós, que tínhamos planejado diminuir esse ritmo, como fizemos lá, não conseguimos repetir durante quase toda a partida. No final do terceiro quarto e começo do último fizemos, mas não por muito tempo”. O camisa 32 do Paulistano falou que o grupo sentiu a contusão do Brunão e que se empenharam para continuar jogando por ele, mas que a lesão, de certa forma, barrou a reação que o time ensaiava.

“Não posso falar que foi uma batalha defensiva, como no jogo anterior, pois sofremos muitos pontos. Foi muito fora da nossa consistência defensiva dentro daquilo que apresentamos na temporada toda. Sabemos da qualidade do time de Franca, do potencial e qualidade dos jogadores, mas ficamos muito abaixo, principalmente, no primeiro tempo, em relação à parte defensiva. Saímos das nossas características durante o jogo. Precisamos retomar isso para pensarmos em ter chance de vitória e não jogar de peito aberto para ver o que acontece. Temos que pensar jogo a jogo, não podemos mais pensar que temos que ganhar três jogos, precisamos ganhar um, aí vemos o que vai acontecer no quarto jogo. Agora é toda essa dedicação e comprometimento é com essa partida”, refletiu o treinador do Paulistano, Demétrius.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.