#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Os convocadosde Figueiró

02-08-2019 | 06:25
Por Liga Nacional de Basquete

Léo Figueiró anuncia lista de convocados para o Campeonato Sul-Americano Sub-21, em Tunja (COL); 11 dos 12 nomes já disputaram a LDB

O técnico da Seleção Brasileira Sub-21, Léo Figueiró, anunciou nesta sexta-feira (02/08) os 12 convocados para o Campeonato Sul-Americano da categoria. A competição, em que o Brasil é o atual campeão, acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto, em Tunja, na Colômbia.

Eleito o melhor treinador da última edição do NBB CAIXA, Figueiró estará à frente da Seleção pela primeira vez. Para o técnico, a oportunidade dada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball) é uma grande honra.

“Só tenho a agradecer à direção da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) por esse convite. É uma honra enorme poder comandar a Seleção Brasileira e vamos trabalhar forte para que possamos representar bem o nosso país. Temos uma geração muito boa chegando, convocamos uma seleção forte e versátil, que certamente se entregará ao máximo para conseguir bons resultados e a melhor colocação possível no Sul-Americano”, comentou Figueiró.

Léo Figueiró foi eleito o Melhor Treinador do último NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

A apresentação da equipe está marcada para o dia 06 de agosto, no Aeroporto de Cumbica, em Garulhos (SP), onde seguirão viagem rumo ao local da competição.

Frutos da LDB

Um fato curioso sobre a lista dos convocados por Léo Figueiró é que entre os 12 nomes que foram chamados, 11 já atuaram ao menos uma vez na LDB.

Na atual edição, cinco jogadores dessa lista competem pelo maior campeonato de base do Brasil, casos dos alas Danilo Sena (Pinheiros) e Gui Abreu (Sesi Franca Basquete), dos pivôs Dikembe (Paulistano/Corpore) e Mãozinha (Pinheiros), do ala/armador Pedro Nunes (Flamengo) e do armador Beto Fagundes (Paulistano/Corpore).

Dikembe, do Paulistano, é um dos que atuaram na 1ª etapa da LDB 2019 (Bruno Lorenzo/LNB)

Quem também é fruto da LDB, é o treinador Léo Figueiró, que antes de assumir o comando do Botafogo, teve a experiência de comandar o Rio Claro na edição em 2017 da competição.

Além disso, Figueiró também esteve presente durante a 1ª etapa da LDB na Sede do Rio de Janeiro, em que atuou como orientador técnico da etapa.

Lista dos convocados:

Armadores:

Caio de Souza Pacheco (armador) – 20 anos – 1m89 – Bahía Basket (ARG) – SP
Felipe Sandoval Ruivo (armador) – 21 anos – 1m88 – Paulistano/Corpore – SP
Roberto da Rocha Fagundes Filho (armador) – 19 anos – 1m88 – Paulistano/Corpore – SP

Alas:

Danilo Araújo Sena Santos (ala/armador) – 20 anos – 1m96 – EC Pinheiros – BA
Danilo Roberto Marques Penteado (ala) – 20 – 2m03 – São Paulo FC – SP
Guilherme Braga Abreu (ala) – 20 anos – 1m98 – SESI Franca Basquete – SP
Pedro Barros Nunes (ala/armador) – 18 anos – 2m01 – CR Flamengo – ES

Pivôs:

Dikembe da Silva André (pivô) – 19 anos – 2m06 – Paulistano/Corpore – SP
Douglas dos Santos Silva (ala/pivô) – 21 anos – 2m02 – SC Corinthians Paulista – SP
João Marcello Cardoso Pereira – Mãozinha (pivô) – 18 anos – 1m98 EC Pinheiros – RJ
João Vitor França dos Santos (pivô) – 20 anos – 2m14 – Unifacisa – RJ
Paulo Henrique Scheuer (ala/pivô) – 20 anos – 2m00 – Pato Basquete – PR