#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com moral

03-02-2017 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

Uma semana depois da vitória no clássico contra o Flamengo, Vasco volta à quadra para enfrentar o Mogi com missão de retornar ao pelotão de elite do NBB CAIXA

A vitória no clássico contra o Flamengo no último sábado deixou o Vasco da Gama cheio de moral. Agora, uma semana depois, a equipe do técnico Dedé Barbosa voltará às quadras do NBB CAIXA para seguir sua saga rumo ao G-4. Com transmissão ao vivo da Band, o Gigante da Colina medirá forças com o quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, no Ginásio Hugo Ramos, às 14 horas (de Brasília).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Fiorotto, do Vasco, e JP Batista, do Flamengo

Vasco vem de vitória sobre os dois líderes do NBB CAIXA, a última sobre o rival Flamengo (Luiz Pires/LNB)

Com nove triunfos em 16 partidas (56,3% de aproveitamento), o time de São Januário aparece dividindo a oitava colocação com Campo Mourão Basquete, que leva vantagem no desempate por confronto direto.

Vencer os mogianos será fundamental para as pretensões vascaínas no campeonato. Há algumas rodadas o clube carioca figurou entre os quatro primeiros colocados, mas uma sequência ruim o fez cair para o décimo lugar.

No entanto, depois das expressivas vitórias sobre líderes UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Flamengo, o Gigante da Colina ganhou ainda mais força para voltar ao pelotão de elite do basquete nacional.

Seu rival direto, Campo Mourão, também entrará em quadra neste sábado, para enfrentar o vice-lanterna Banrisul/Caxias Basquete. Lembrando que as equipes que terminam a fase de classificação entre o quinto e oitavo lugares garante o mando de quadra nas oitavas de final. Portanto, a oitava colocação não deixa de ser valiosa diante deste cenário.

David Jackson, do Vasco, e Jimmy, do Mogi

Vasco dominou Mogi no primeiro turno e venceu por 24 pontos de diferença em São Januário (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

A primeira partida entre Vasco e Mogi no NBB CAIXA foi considerada atípica. Em São Januário, o Gigante da Colina foi amplamente dominante e levou a melhor por 24 pontos de diferença (94 a 70). Neste duelo os mogianos estavam totalmente focados na final da Liga Sul-Americana 2016, diante do Weber Bahía Blanca (ARG), e inclusive pouparam o pivô Caio Torres.

“O Mogi é bastante periogo. Tem jogadores que, junto da torcida, crescem. O primeiro tempo vai ditar o que a torcida deles fará, se vai ajudá-los ou não. Estive lá e sei que a pressão é grande tanto pra eles quanto pra nós. Se eles tiverem um bom início, os torcedores vão apoiar na arquibancada, mas se forem mal, vão cobrar”, disse o ex-Mogi Wagner, que completou:

“Devemos focar no começo do jogo, até porque virão mordidos, pois vencemos aqui no Rio no primeiro turno e foi uma vitória contundente. Com certeza eles querem revanche e precisamos estar atentos para que isto não ocorra”, concluiu o pivô