#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Sorteio da BCLA

07-10-2021 | 06:14
Por Liga Nacional de Basquete

BCLA 2021/2022 começa em dezembro de 2021 e contará com Flamengo, Minas Tênis Clube e São Paulo

A Basketball Champions League Américas (BCLA) vai começar. A competição já tem data marcada para o sorteio oficial dos grupos da temporada 2021/2022, que acontecerá no dia 16 de outubro (sábado), às 16h, com transmissão no canal da BCLA no Youtube.

Nesta edição, a competição contará com 12 clubes e uma representação recorde de sete países das Américas. Brasil e Argentina terão três participantes cada, enquanto o Uruguai contará com dois. Os outros quatro representantes serão do Chile, Porto Rico, Nicarágua e Canadá.

Por conta de razões geográficas e de logística, o grupo A foi pré-definido com Real Estelí (Nicarágua), Cangrejeros (Porto Rico) e Edmonton Stingers (Canadá). Com isso, essas equipes não farão parte do sorteio.

Os outros nove clubes serão distribuídos entre os grupos B, C e D: Flamengo, Minas e São Paulo (Brasil); Boca Juniors, Obras Basket e Quimsa (Argentina); Biguá e Nacional (Uruguai); e o Basket UdeC (Chile). Nenhuma chave terá duas equipes do mesmo país.

“Desenvolver e elevar o nível de competição internacional entre clubes é uma das principais prioridades estratégicas da FIBA. É uma honra dar início à terceira temporada de uma liga tão importante e com a inclusão de dois novos países, Canadá (Edmonton Stingers) e Porto Rico (Cangrejeros). A BCL Americas segue consolidando sua posição como a mais importante competição de basquetebol internacional nas Américas”, afirmou Carlos Alves, Diretor Executivo da FIBA nas Américas.

A terceira temporada da BCLA começa no dia 10 de dezembro. Dos 12 na fase de grupos, oito se classificam às finais, em abril de 2022. O atual campeão é o Flamengo, que já tem em seu histórico duas finais – perdeu a primeira e venceu a segunda (2019/2020 e 2020/2021).