#JOGAJUNTO

Champions Américas

Flamengona final

12-03-2020 | 10:44
Por Liga Nacional de Basquete

No Maracanãzinho, Flamengo superou desvantagem de 20 pontos, virou de forma espetacular e avançou à decisão da Basketball Champions League Américas

Pode comemorar, torcedor! O Flamengo está na final da Basketball Champions League Américas. Na tarde desta quinta-feira, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), a equipe do técnico Gustavo De Conti venceu o Instituto de Córdoba (ARG) de maneira histórica, por 66 a 64, e fechou a série semifinal em 2 a 0, o que lhe deu a vaga na grande decisão do principal competição continental das Américas.

O Flamengo chegou à vitória graças a uma virada antológica. Depois de um primeiro tempo duro, em que um imponente Instituto dominou as ações de quadra e chegou a ter 20 pontos de frente, os rubro-negros se recuperaram no segundo tempo e, com corrida de 12 x 0 no último quarto, aplicou a virada e segurou a vantagem até a última posse.

Com 20 pontos e sete rebotes, o ala/pivô Olivinha foi o grande destaque do Flamengo, ao lado de Marquinhos, que liderou a virada rubro-negra e deixou a quadra com 18 pontos. Rafael Mineiro, autor de oito pontos, foi autor da bola de 3 que decretou a virada a três minutos do fim (57 x 54).

“Foram dois tempos distintos. No primeiro não deu nada certo, tivemos uma defesa ruim, e o Instituto encaixou uma boa defesa, isso nos complicou. Mas voltamos com uma outra atitude para o segundo tempo. Focamos bastante, tentamos fazer o que tínhamos feito na Argentina e tivemos um segundo tempo impecável. Agora é comemorar essa classificação à final!”, disse Olivinha.

Pelo lado da equipe argentina, os destaques ficaram por conta do armador Santiago Scala, com 18 pontos, o ala Martin Cuello, com 13, e do ala norte-americano Germain Jordan, que registrou dez pontos e três rebotes.

Agora, o adversário do Mengão virá da série entre Quimsa (ARG) e San Lorenzo (ARG), que ficou empatada em 1 a 1. O vencedor da série, porém, será definido somente depois da suspensão da Basketball Champions League devido às medidas impostas pela FIBA, que interrompeu todos os seus campeonatos ao redor do mundo devido ao COVID-19 (Coronavírus).