#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Começo perfeito

25-11-2013 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Líder com 100% de aproveitamento, Limeira larga no NBB 2013/2014 com quatro vitórias fora de casa e mostra força logo no início da competição

Técnico Demétrius está satisfeito com o ótimo rendimento da equipe no início do NBB (JB Anthero/Divulgação)

Técnico Demétrius está satisfeito com o ótimo rendimento da equipe no início do NBB (JB Anthero/Divulgação)

Quatro jogos fora de casa logo nas quatro primeiras rodadas do NBB 2013/2014. Isso poderia ser considerado um pesadelo para o Winner/Kabum/Limeira, mas não foi. Com quatro vitórias longe de seus domínios, o time do interior paulista conquistou seu melhor começo na história do maior campeonato de basquete do país e ocupa a liderança isolada da competição até o momento.

Com um elenco completamente reformulado em relação à última temporada, a equipe limeirense iniciou sua trajetória no NBB após ficar de fora dos playoffs do Campeonato Paulista. Porém os tempos mudaram e os comandados do técnico Demétrius conquistaram quatro resultados positivos na competição nacional justamente diante de quatro equipes do Estado de São Paulo. As vítimas do time nas primeiras rodadas do NBB foram os representantes da capital paulista, Pinheiros/SKY, Paulistano/Unimed e Palmeiras/Meltex, e a também interiorana Liga Sorocabana.

“Por conta da nossa eliminação no Paulista, tivemos um bom tempo para treinar e isso foi o diferencial. Tivemos tempo para treinar e entrosar mais a equipe. Conseguimos fazer uma pré-temporada de fato, coisa que não conseguimos fazer antes do Paulista. Trabalhamos bastante a parte física dos jogadores e conseguimos começar o NBB em uma condição muito boa”, explicou o técnico Demétrius.

Para conseguir tal feito, a equipe da cidade de Limeira conta com um ótimo trabalho defensivo. Além de liderar a tabela de classificação, os comandados de Demétrius também ocupam a primeira colocação no ranking das melhores defesas do campeonato. Nas quatro partidas que disputou, a equipe sofreu em média apenas 62,5 pontos por partida e, com isso, as vitórias ficaram mais fáceis de serem conquistadas.

“Treinamos muito para isso. Sabíamos que uma boa defesa nos daria uma maior condição para ganhar os jogos. Estou muito satisfeito com o desempenho dos jogadores nesse quesito e o mais importante é que eles estão empenhados em defender bem para fazer com que o time adversário tenha dificuldade de atacar. Eles sabem que defesa ganha jogo e também ganha campeonato. Espero que nosso time continue com essa atitude para continuar com essas vitórias”, disse o comandante limeirense.

Time limeirense ainda não sabe o que é perder no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Time limeirense ainda não sabe o que é perder no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Outro fator fundamental para a invencibilidade do Limeira até o momento atende pelo nome de David Jackson. Principal reforço da equipe para esta temporada, o ala/armador norte-americano iniciou o campeonato com tudo. O camisa 32 limeirense é o segundo cestinha do NBB até o momento, com média de 23,8 pontos por jogo, e conta com ótimos aproveitamentos nos arremessos: 58,8% na linha dos três pontos, 59,5% nas tentativas para dois pontos e 95,5% nos lances livres.

“Ele (Jackson) é muito eficiente em tudo que faz. Mas isso não é por acaso. Ele treina e se dedica muito nos treinos e seu esforço é recompensado dentro de quadra. O time sabe da importância dele, já que se trata de um jogador diferenciado. É muito importante que todo mundo está tendo seu momento durante os jogos e estão sabendo trabalhar para ele”, exaltou Demétrius.

Nascido no Estado de Maryland, nos Estados Unidos, Jackson disputa o NBB pela segunda vez em sua carreira. Na temporada 2011/2012, o jogador, de 31 anos, vestiu a camisa do Flamengo e teve um bom desempenho. Ao todo, o atleta de 1,95m de altura, disputou 38 partidas pelo clube da Gávea e registrou média de 16,2 pontos, também com direito a excelentes aproveitamentos nos arremessos: 49,6% nos três pontos, 62,7% nos dois pontos e 92,5% de aproveitamento.

“Eu sempre trabalho muito duro. Toda vez que mudo de time, eu tento trazer algo novo para o meu jogo e que possa ser útil para o time. Para essa temporada, estou tentando usar bastante o meu drible para poder pontuar e também para poder encontrar meus companheiros em boa condição de cesta”, afirmou o norte-americano.

Para manter a invencibilidade, o time limeirense terá como próximo adversário a outra equipe com 100% de aproveitamento na competição. Na próxima quinta-feira, a equipe paulista receberá, no Ginásio Vô Lucato, às 20 horas (de Brasília), o Espírito Santo Basquete, que venceu seus dois primeiros compromissos no campeonato nacional.

David Jackson é o grande destaque individual do Limeira até o momento (Ale da Costa/Portrait)

David Jackson é o grande destaque individual do Limeira até o momento (Ale da Costa/Portrait)