#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Copa Super 8:Minas xSão Paulo

18-01-2021 | 05:45
Por Liga Nacional de Basquete

Minas e São Paulo se enfrentam em decisão valendo vaga na final da Copa Super 8; confira alguns elementos do duelo

Nesta terça-feira (19/01), Minas Tênis Clube e São Paulo se enfrentam pela semifinal da Copa Super 8, valendo uma vaga na finalíssima da competição e, de quebra, uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League para o campeão do torneio. O duelo começará às 20h e terá transmissão ao vivo na ESPN.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)


Para entrarmos ainda mais no clima do duelo, confira alguns fatores importantes que englobam a decisão. Se liga aí!

Minas embalado

Com 15 jogos de invencibilidade, contando o triunfo sobre o Mogi das Cruzes nas quartas de final da Copa Super 8, o Minas vem fazendo até aqui uma temporada irretocável. Na última partida, a equipe foi bem mais uma vez e venceu com tranquilidade o Mogi por 96 a 71.

Um dos grandes nomes da vitória mineira foi o pivô JP Batista, autor de 15 pontos, sete rebotes e três assistências. Para o pivô, a importância do jogo, que era decisivo, estava bem fixa em sua cabeça e na de seus companheiros.

“Temos jogado assim quase que a temporada inteira. Sabíamos da importância desse jogo. Quando mais jogos se ganha, mais o alvo aumenta. Estamos tendo muito cuidado para não criarmos expectativa, que vem com a campanha que temos. É um jogo de cada vez e sabíamos da importância de vir preparado, temos treinado muito bem, focado. Conseguimos colocar em quadra o que treinamos ofensivamente e defensivamente. O aproveitamento foi muito bom, conseguimos abrir uma ótima vantagem no placar, com uma rotação, todos conseguiram jogar. Foi uma bela vitória”, afirmou.

JP Batista exaltou a vitória sobre o Mogi (João Pires/LNB)

Para o treinador Léo Costa, do Minas, um dos principais fatores para a ótima campanha da equipe mineira é o comprometimento.

“O crescimento da equipe em minha opinião se dá por diversos fatores. O entrosamento dos atletas demanda tempo e a cada semana vejo evolução na equipe. Mas o principal fator é o comprometimento diário dos jogadores e a competitividade positiva que temos no grupo, sem vaidade. Além da procura deles por executar ao máximo a nossa proposta tática a cada jogo”, afirmou.

Um passo de cada vez

A Copa Super 8 é a primeira oportunidade na temporada do São Paulo erguer sua primeira taça na elite do basquete brasileiro. O primeiro passo rumo ao objetivo já foi dado com a vitória por 78 a 65 sobre o Paulistano.

Para Georginho, a equipe tem que manter o padrão da atuação contra o Paulistano para os próximos desafios.

“Nosso time tem um volume de ataque muito alto, temos que manter esse padrão todo jogo. Hoje conseguimos jogar em transição e vamos sempre procurar cortar, achar o cara livre e fizemos bem isso. Deixamos a defesa um pouco a desejar no 3º quarto, mas como um todo acho que foi excelente. As bolas caíram e sempre que um jogador tiver mal nós vamos levantar ele. Nosso espírito está muito bom e vamos tentar manter isso até o final do Super 8”, disse.

Georginho foi um dos grandes nomes da vitória do São Paulo sobre o Paulistano (João Pires/LNB)

Agora, o Tricolor Paulista vem para mais uma decisão frente ao Minas, no que promete ser um dos jogos mais quentes da temporada. Ainda no primeiro turno do NBB, o São Paulo enfrentou o time mineiro, esteve na frente em boa parte do confronto, mas sofreu o revés já no final do confronto e perdeu por 96 a 92.

“Tivemos uma partida contra eles em que fomos muito bem, perdemos praticamente um quarto dos que foram disputados, que não significou nada no final por conta do resultado adverso. Essa será uma partida sem prognóstico, que depende muito das situações do jogo, daquilo que temos que ter que atenção”, frisou Cláudio Mortari, treinador do São Paulo.

Histórico recente

Em confrontos diretos, Minas leva vantagem sobre o São Paulo (Marcos Limonti/Divulgação)

Minas e São Paulo é um duelo de história recente, mas recheado de rivalidade. Ao todo, os dois times já se enfrentaram em três oportunidades na elite do basquete brasileiro, contando a temporada 2019/2020, finalizada antes do fim devido à pandemia causada pela Covid-19, e o 1º turno do NBB 2020/2021.

No turno e returno da última temporada, o resultado foi uma vitória para cada lado. No primeiro duelo, na casa do São Paulo, o Minas saiu com a vitória por 78 a 75; já no segundo confronto, na casa do time mineiro, o Tricolor do Morumbi venceu por 87 a 85.

Nesta temporada, o Minas assumiu a ponta dos confrontos diretos, com uma vitória emocionante, e definida nos momentos finais, de 96 a 92. Agora, na Copa Super 8, ambos se encontrarão mais uma vez e com uma vaga na final da competição em jogo.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.