#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / Prancheta do Gustavinho

Vença ou vá pra casa!

19-01-2024 | 06:41
Por Gustavinho Lima

Garantia de emoção, Copa Super 8 tem histórico de grandes viradas e atuações decisivas das estrelas; confira na Prancheta do Gustavinho

Vença ou vá pra casa! A Copa Super 8 é o torneio mata-mata que chega para dar uma apimentada na temporada regular. Os oito melhores times do primeiro turno do NBB CAIXA 2023/24 se enfrentam em chave única e cruzamento olímpico (1°x 8°, 2°x 7°, 3°x 6°, 4°x 5°), valendo vaga na competição internacional apoiada pela Liga Nacional de Basquete.

+ Veja os confrontos e datas da Super 8

Encarar um jogo valendo eliminação exige maior concentração e equilíbrio emocional. É também nesse tipo de confronto que os grandes jogadores costumam aparecer. E a vaga em um torneio internacional torna a Super 8 ainda mais atrativa.

+ Confira os líderes históricos nas estatísticas da Super 8

Por se tratar de jogos eliminatórios, a Super 8 aumenta o nível de competitividade dentro de quadra. Olhando em retrospecto, o torneio mata-mata do NBB CAIXA foi marcado por grandes viradas, com muitos craques do basquete nacional cravando seu nome na história da competição.

Flamengo foi campeão da primeira Copa Super 8

Na primeira edição, em 2019, o Flamengo bateu o Sesi Franca, líder do NBB CAIXA na ocasião, dentro de um Pedrocão completamente lotado. Jogando um basquete muito sólido, o time dirigido por Gustavinho de Conti liderou praticamente o jogo todo e contou com uma atuação de gala de Franco Balbi para vencer por 79 a 75. O armador argentino anotou 20 pontos e distribuiu 4 assistências. O ala Marquinhos, que atualmente está no R10 Score Vasco e na época defendia o Rugro-Negro, foi consistente em todos jogos e acabou eleito o MVP da competição.

O mundo dá voltas e no seguinte, em 2020, foi a vez do Sesi Franca dar o troco no Flamengo em uma virada espetacular. Jogando fora de casa, na Arena Carioca, o time dirigido por Helinho Garcia entrou no último quarto perdendo por sete pontos, mas teve capacidade de se reinventar, fazer uma parcial de 21 a 10 para vencer o duelo por 77 a 73 e sair com o troféu. O experiente pivô Rafael Hettsheimeir dominou a partida, registrando 28 pontos e 7 rebotes na grande final, e foi eleito MVP.

Franca conquistou a segundo edição da Super 8 (Marcos Limonti/Sesi Franca)

É impressionante como o Flamengo sempre monta times para brigar pelo título. Em 2021, a equipe dirigida por Gustavinho de Conti novamente chegou à final. Só que dessa vez o adversário foi o São Paulo, então com Georginho, Shamell e Lucas Mariano. Em função da pandemia, a final foi realizada no Ginásio Antônio Prado Júnior, do Paulistano, com portões fechados.

O time carioca entrou no último período com 10 pontos de desvantagem, mas com muita intensidade defensiva impôs o seu ritmo e forçou muitos erros do tricolor, anotando um espetacular 28 a 10 para fechar o jogo em 79 a 71 e conquistar o segundo título da Super 8. A determinação foi a marca do Flamengo naquela edição, logo, o prêmio de MVP não podia ficar em outras mãos: Olivinha, o “Deus da raça”, foi responsável por 14 pontos da última parcial e abocanhou o troféu de jogador mais valioso.

Olivinha foi o MVP da Super 8 em 2021 (João Pires/LNB)

Em 2022, o São Paulo demonstrou novamente bom planejamento e chegou a mais uma final, mas dessa vez esbarrou em um forte Minas Tênis Clube, muito bem treinado e embalado após ter derrubado o Flamengo na semifinal fora de casa.

Em um jogo eletrizante na Arena Uni BH, a equipe dirigida por Léo Costa demonstrou muita aplicação tática durante toda a competição e teve mais categoria para fechar o jogo por 78 a 77, embora o campeonato quase tenha escapado nos segundos finais. O São Paulo, dirigido por Bruno Mortari, teve a bola da vitória nas mãos de Marquinhos, que acabou errando um arremesso livre, algo totalmente incomum para o maior cestinha da história da Copa Super 8.

Gui Deodato ajudou o Minas a conquistar a Super 8 em 2022 (João Pires/LNB)

Para conquistar o título mais importante da história do basquete do Minas Tênis Clube, a equipe contou com ótima atuação do ala Gui Santos, que chamou a responsabilidade na final e foi peça chave para a medalha de ouro. Outro destaque do Minas foi Gui Deodato. Possivelmente na melhor fase da carreira, o ala-armador, que hoje defende o Flamengo, matou bolas de tudo quanto é jeito e acumulou grandes performances no mata-mata, sendo escolhido como MVP do torneio.

Em 2023, o Sesi Franca teve a temporada perfeita! Uma das maiores equipes da história do NBB CAIXA, que venceu tudo o que disputou. Jogando em um Pedrocão completamente lotado na final da Copa Super 8, o time de Helinho Garcia bateu novamente Flamengo, seu grande rival, por 76 a 65, para delírio do torcedor francano.

David Jackson é o atual MVP da competição (Deco Pires/LNB)

Helinho Garcia conseguiu administrar muito bem o elenco de estrelas e na grande final todos foram importantes, com dois dígitos de pontuação. Lucas Mariano anotou 19 pontos, Lucas Dias fez 13 pontos e pegou 8 rebotes, Georginho contribuiu com 10 pontos, 8 rebotes e 6 assistências e David Jackson, o cestinha da partida com 21 pontos, ainda pegou 7 rebotes e se sagrou MVP da Super 8.

Entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, descobriremos que jogadores e equipes colocarão seus nomes na história do torneio. Mas algo é certo: a Copa Super 8 é garantia de emoção!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA .