#JOGAJUNTO

Que comecea final

04-12-2019 | 03:21
Por Liga Nacional de Basquete

Em final inédita Corinthians e Botafogo vão em busca de título e da vaga da Champions League Américas

A Liga Sul-Americana 2019 terá seu desfecho na próxima semana. Finalistas inéditos, os brasileiros Corinthians e Botafogo escreverão o último capítulo dessa história a partir desta quinta-feira (05/12), no Jogo 1 da série melhor de três, que será na Arena Carioca 1, com mando botafoguense, às 20h40, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Depois do duelo em solo carioca, a decisão se transferirá para São Paulo, onde os times farão os Jogos 2 e um possível Jogo 3 nos dias 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta-feira), no Ginásio Wlamir Marques, casa do Corinthians. O Jogo 2 também será às 20h40 e, caso necessário, o Jogo 3 acontecerá às 21h30.

A equipe do Parque São Jorge chega de forma invicta à grande final, com seis vitórias em seis oportunidades. Essa é a primeira competição internacional que o Corinthians disputa desde sua volta ao basquete, depois de 22 anos.

“Participar de uma final com a camisa do Corinthians é algo muito especial, muita honra e orgulho. Estamos conseguindo levar a equipe volta para o patamar onde merece estar. O Corinthians é um clube gigante e depois de 22 anos sem o basquete voltarmos a disputar uma final internacional é algo grandioso. Esperamos fazer história no clube”, disse o técnico do Corinthians, Bruno Savignani, que também falou sobre a expectativa para o Jogo 1.

“A expectativa para o confronto é a melhor possível, sabemos que será um duelo duro, o Botafogo vem demonstrando muita qualidade desde a temporada passada e se reforçou ainda mais neste ano. Mas estamos preparados. Fizemos grandes jogos na competição e estamos bem focados e motivados para essa série final. Vamos ao Rio de Janeiro neste primeiro jogo para buscar a vitória.”, concluiu o treinador alvinegro.

O Botafogo, por sua vez, sofreu apenas uma derrota na Liga Sul-Americana, ainda na fase de grupos. Por isso, o mando de quadra da decisão ficou com o Corinthians.

Segundo o técnico Léo Figueiró, que possui uma linda trajetória como jogador do clube, o Fogão não chega a uma grande final de campeonatos de maior porte há 52 anos. A última foi em 1967, em que o Glorioso foi campeão da Taça Brasil, competição equivalente ao Campeonato Brasileiro da época, e justamente vencendo o Corinthians na finalíssima, por 87 a 84.

“Disputar essa final significa muito para a minha carreira, muito para a minha vida. Defender o Botafogo é mais do que a minha profissão, tenho toda uma história como jogador no clube também, são muitos anos aqui dentro. É um privilégio estar em uma final internacional com esse time. Sabemos do potencial do Corinthians, mas vamos no entregar ao máximo. Não chegamos em uma final desse porte há 52 anos, e não tem como não ser um momento de gratidão. Vamos aproveitar e desfrutar dessa final”, declarou Léo Figueiró, técnico do Botafogo.

Essa decisão também será marcante para os grandes ídolos dos dois clubes. Pelo lado do Corinthians, o norte-americano Zoom Fuller, afirmou que quer fazer história pelo Timão.

“Estamos treinando muito para essa série final. Focamos muito nos erros que cometemos para melhorar cada dia mais. Nossos treinos estão sendo uma guerra, no bom sentido, para melhorar cada vez mais o desempenho da equipe. Quero fazer cada vez mais sucesso com a camisa do Corinthians e criar uma história aqui.”, disse Fuller.

Do outro lado, o também norte-americano Jamaal, que já é considerado o maior ídolo da história do basquete do Botafogo, é o grande nome do Fogão no torneio. O jogador destacou a grande chance de fazer história com a camisa do Glorioso.

“Acredito que é uma das chances mais importantes da minha carreira para fazer história no Botafogo. Jogo aqui há quatro anos e temos uma grande oportunidade de trazer esse título para a nossa torcida. Vou deixar tudo em quadra e entrar de cabeça nessa série final”, declarou Jamaal, que também analisou o primeiro confronto da decisão.

“Esse primeiro jogo os torcedores têm que fazer parte da partida com a gente. Temos que lotar o ginásio e fazer uma festa. Precisamos sentir a energia dos torcedores. Esse momento é muito bonito na história do Botafogo. Vamos em busca do título”, finalizou o armador botafoguense.

A Sul-Americana volta a ter um duelo entre clubes brasileiros na final depois de cinco anos. A última vez foi em 2014, quando Bauru Basket e Mogi das Cruzes se encontraram. O Dragão acabou levando o título na ocasião, em decisão em jogo único, no Panela de Pressão, por 79 a 53.

Na atual temporada, Corinthians e Botafogo se enfrentaram pelo NBB CAIXA, no dia 1 de novembro, em São Paulo, com vitória da equipe paulista, por 102 a 76.

Tabela de jogos da Final da Sul-Americana

05/12 (quinta-feira) 

Jogo 1 – Botafogo x Corinthians, às 20h40 – Arena Carioca 1

12/12 (quinta-feira)

Jogo 2 – Corinthians x Botafogo, às 20h40 – Ginásio Wlamir Marques

13/12 (sexta-feira)

*Jogo 3 – Corinthians x Botafogo, às 21h30 – Ginásio Wlamir Marques

*Se necessário