#JOGAJUNTO

NBB Caixa

expectativalá em cima

19-11-2019 | 08:57
Por Liga Nacional de Basquete

Disputa por Copa Super 8, reencontros e fases animadoras: saiba por que Corinthians e Paulistano prometem fazer um grande jogo nesta terça-feira

Nada como um clássico da capital paulista para agitar a rodada de NBB CAIXA. Nesta terça-feira (19/11), Corinthians e Paulistano/Corpore se enfrentam às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo na ESPN.

Depois de inícios oscilantes de temporada, as duas equipes conseguiram embalar uma sequência de vitórias e melhorar seus desempenhos dento de quadra. Com isso, chegam para esse confronto cheias de moral e com a expectativa de proporcionarem um grande espetáculo.

Listamos algumas curiosidades e atrativos para esse jogão. Dá um olhada aí!

Equipes em boa fase

Depois de um começo irregular na temporada, o Corinthians enfim encontrou o caminho das vitórias e embalou uma boa sequência de resultados. No total, o Timão não perde há seis partidas: três pelo NBB CAIXA (São José, Botafogo e Rio Claro) e três pela Liga Sul-Americana (Pinheiros, Piratas de Los Lagos e Ferro Carril).

As partidas válidas pelo quadrangular semifinal Liga Sul-Americana ainda renderam ao clube do Parque São Jorge uma vaga na grande decisão da competição, que será decidida em uma série melhor de três partidas (Botafogo,
Salta Basket, Ciclista Olímpico e Nacional definem o outro finalista).

Invicto na Liga Sul-Americana 2019, o Corinthians espera seu adversário da grande decisão (Beto Miller/Corinthians)

O Paulistano também começou a temporada 2019/2020 oscilando, com vitória sobre o São José na estreia e derrotas para Mogi das Cruzes e Flamengo. Depois disso, o time comandado pelo treinador Régis Marrelli encaixou de vez e conseguiu vencer cinco partidas consecutivas, contra Botafogo, Minas, Brasília, Bauru e Franca –
este último que ainda não havia perdido no campeonato.

Com grande atuação de Solano, Paulistano tirou a invencibilidade do Franca em pleno Pedrocão (Marcos Limonti/ Franca Basquete)

Reencontros especiais

O confronto desta terça-feira marcará o reencontro de três jogadores do Corinthians com o Paulistano. São eles: o armador Arthur Pecos, o ala/armador Kyle Fuller e o ala/pivô David Nesbitt.

Revelado pelo Palmeiras na temporada 2012/2013, Arthur Pecos se transferiu para o CAP no ano seguinte e conseguiu se desenvolver como jogador na equipe. Dentre seus principais resultados estão duas Finais de NBB CAIXA (2013/2014 e 2016/2017), além do prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2016/2017.
Depois disso, o jogador ainda passou pelo Flamengo e Mogi das Cruzes.

Arthur Pecos teve grande papel na campanha de vice-campeonato do CAP no NBB CAIXA 2016/2017 (João Pires/LNB)

Já Kyle Fuller e David Nesbitt tiveram uma passagem mais curta pelo clube do Jardins, mas muito vitoriosa. Os dois atuaram na temporada 2017/2018 e conquistaram dois títulos: o Campeonato Paulista 2017, sobre o Sesi Franca Basquete na decisão, e o NBB CAIXA 2017/2018, com vitória em cima do Mogi das Cruzes nas Finais, por 3 a 1.

Vale vaga na Copa Super 8

O jogo ainda tem outro elemento especial: é fundamental para as pretensões dos dois times em busca da Copa Super 8. Quarto colocado, com campanha de seis vitórias e duas derrotas, o Paulistano tem como objetivo terminar o primeiro turno no G-4 para ter o mando de quadra nas quartas de final.

Já o Corinthians, com quatro triunfos e três derrotas, ocupa atualmente a oitava colocação, a última que garante a classificação para o torneio. Ou seja, só a vitória interessa ao Timão para se manter no G-8 do NBB CAIXA 2019/2020.

O Corinthians não disputou a Copa Super 8 do último ano, enquanto o CAP parou nas semifinais (Rodrigo Coca/Corinthians)

Vale lembrar que a Copa Super 8 consiste em uma competição de mata-mata com jogos únicos de quartas de final e semifinais, além da grande decisão – todas as partidas com mando das equipes de melhor campanha nos confrontos. O campeão terá direito a uma vaga para a Basketball Champions League Americas da próxima temporada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.