#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 12

16-12-2015 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em duelo de cestinhas, São José e Liga Sorocabana se enfrentam no Lineu de Moura; confira mais informações sobre as partidas desta quinta-feira

Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP) – quinta-feira – às 19 horas – ao vivo na web

Jimmy, do Mogi

Jimmy tem seu máximo de pontos contra o Paulistano (João Pires/LNB)

Alvo
O ala Jimmy, do Mogi, tem seu recorde pessoal de pontos justamente contra o Paulistano. Isto aconteceu na temporada 2012/2013, quando o atleta representava o Basquete Cearense, marcou 22 pontos na ocasião e perdeu para o clube Paulista, por 95 a 74.

E mais
Falta apenas um lance livre para Jimmy chegar à 100 tiros livres convertidos no NBB.

No G-4
Com a vitória por 93 a 84 em cima da Liga Sorocabana, o Mogi se firmou no G-4 do NBB 2015/2016, com seis vitórias e quatro derrotas apenas. O destaque do time mogiano ficou por conta o capitão Filipin, que teve seu primeiro jogo na temporada com mais de 20 pontos (27).

Entre si
Entre os seis confrontos que Paulistano e Mogi fizeram pelo NBB, o time mogiano venceu quatro vezes e o clube da capital do Estado de São Paulo ganhou duas.

Fez e completou
O início do confronto entre Paulistano e Mogi aconteceu na edição NBB 2012/2013 e, desde então, quem vence o jogo do primeiro turno da temporada acaba triunfando também no segundo turno.

E que se vá
Não há mais invictos no NBB 2015/2016. Na última partida, o Paulistano perdeu para o São José Basketball, por 83 a 77, no interior paulista. A série de oito vitórias no começo do campeonato, que terminou na rodada passada, se tornou o melhor início da história do clube da capital de São Paulo no NBB.

Tyrone chegará à duas marcas no NBB no mesmo jogo (

Tyrone chegará à duas marcas no NBB no mesmo jogo (Antônio Penedo/Divulgação)

100
Este próximo jogo será o de número 100 de Tyrone, do Mogi.

100sacional
E neste jogo número cem, o norte-americano Tyrone pode chegar à 100 bolas de três pontos, falta apenas converter um tiro de trás do perímetro.

Baixa
O Mogi perdeu o armador Elinho, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará de fora do restante da temporada. O camisa 5 passará por cirurgia para reconstrução do ligamento ainda nesta semana.

Reencontro
O pivô Wagner jogou pelo Paulistano na temporada 2012/2013. Vestindo a camisa alvirrubra, fez 39 partidas pelo NBB e anotou suas melhores médias em sua trajetória na competição: 7,1 pontos por jogo e 5,5 rebotes a cada partida.

Por isso
O Mogi venceu os dois últimos jogos que teve contra o clube da capital paulista. Em São Paulo, o visitante bateu o Paulistano, por 76 a 74, e em Mogi, o anfitrião triunfou, por 88 a 77.

Decisão Engenharia/Minas x Macaé Basquete – Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – quinta-feira – às 19h30

Não deu
O Minas não conseguiu parar o embalo do Flamengo no último jogo e perdeu para os atuais tricampeões do NBB, por 74 a 81. Benzor Simmons teve sua reestreia no NBB nesta partida e anotou 12 pontos e pegou sete rebotes.

Sequência fluminense
As duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final do NBB passado. Depois de vitória do Minas na abertura da série, o Macaé quebrou o mando de quadra dos mineiros, ganhou os três jogos seguintes e foi às quartas de final daquela edição.

Minas e Macaé duelaram pelos playoffs da edição passada do NBB (Orlando Bento/Divulgação)

Minas e Macaé duelaram pelos playoffs da edição passada do NBB (Orlando Bento/Divulgação)

Recorde nos playoffs
O ala Danilo Siqueira, do Minas, conseguiu seu maior número de pontos (26) no segundo jogo entre as equipes dos playoffs 2014/2016, quando o Macaé derrotou o clube minastenista, em Belo Horizonte, por 81 a 80. Nesta série, o jovem ala/armador teve média de 19,6 pontos por jogo.

Pegou tudo
Jogando pelo Assis, Mosso, do Macaé, conseguiu seu maior recorde de rebotes em um só jogo exatamente contra o Minas. Isto ocorreu na temporada 2008/2009, quando seu time perdeu, por 79 a 74, para os mineiros e o pivô agarrou 16 sobras durante toda a partida.

Lance livre ganha jogo
O ala/armador Andre Goés, do Macaé, conseguiu seu maior número de lances livres num jogo na temporada 2009/2010, ainda quando enfrentava o Joinville e venceu o Minas, por 88 a 87. Seus 30 pontos (11 tiros livres convertidos em 13) foram cruciais para a vitória catarinense.

500
Mais dois lances livres e o pivô Shilton, do Minas, chegará à 500 no NBB.

Cuidado!
O ala Isaac Sosa é o cestinha do Minas nesta temporada, com 14,5 pontos de média por partida, e é o único jogador que já marcou 30 pontos ou mais em dois jogos nesta edição do NBB.

Igualdade
Na história dos oito confrontos entre Minas e Macaé no NBB, cada time venceu quatro partidas.

Duelo de titãs
No jogo anterior da atuala temporada do NBB, Macaé travou um grande duelo contra o Brasília, mas não foi páreo para os candangos, que terminaram a partida com vitória, por 107 a 104. Caleb Brown teve sua primeira partida com 30 pontos no NBB e marcou seu recorde em tentos em um jogo pela competição.

EC Pinheiros x Rio Claro Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 19h30

Tudo igual
Pinheiros e Rio Claro se enfrentaram apenas duas vezes pelo NBB, e cada equipe apresenta um triunfo. Curiosamente os times que jogaram fora de casa saíram vencedores.

O #1 do Pinheiros, Holloway,

A boa posição do Pinheiros se deve muito a fase do norte-americano Holloway (João Pires/LNB)

Ninguém segura
O ala Holloway, do Pinheiros, vive grande fase na temporada. O atleta, que tem média de 17,7 pontos por partida, anotou ao menos 15 tentos nos últimos seis jogos pelo NBB.

Evolução
O jovem talento Lucas Dias, do Pinheiros, vive um período de afirmação no basquete nacional. Campeão e MVP desta edição da LDB, o jogador também tem a melhor temporada de sua carreira no NBB, com 14,0 pontos e 6,3 rebotes por jogo de média

Reencontro
O armador Fernando Penna, do Rio Claro, enfrentará novamente sua ex-equipe. O atleta atuou pelo Pinheiros na temporada 2012/2013 do NBB e participou da histórica conquista da Liga das Américas 2013.

Mandou bem #1
Penna também apresenta outra curiosidade diante do time da capital paulista. O armador registrou seu recorde pessoal de bolas de 2 pontos convertidas diante do Pinheiros. Quando vestia a camisa do Paulistano/Corpore, em jogo válido pelos playoffs, o jogador anotou oito arremessos de dentro do perímetro, na derrota de sua equipe, por 94 a 92.

Mandou bem #2
O pivô Daniel Alemão, do Rio Claro, registrou seu recorde de rebotes diante do Pinheiros. Na temporada 2013/2014, pelo Mogi das Cruzes, o atleta pegou expressivas 19 sobras, na derrota de seu time, por 88 a 80.

2000!
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, está muito perto de alcançar os 2.000 pontos pelo NBB. Para isso acontecer, o atleta precisa de mais 14 pontos. No plantel da equipe rio-clarense, apenas o ala Dedé atingiu a notável marca.

Quase lá
E por falar nele, Dedé está a sete rebotes de alcançar as 700 sobras no NBB. Chegando ao feito, o atleta se tornará o terceiro jogador do elenco rio-clarense a atingir a marca. Os outros dois são Teichmann e Daniel Alemão.

Dominante
O Pinheiros é líder em três estatísticas distintas nessa temporada. A equipe pinheirense apresenta média de 40,80 rebotes, 24,00 bolas de 2 pontos convertidas e 5,40 tocos por partida.

São José Basketball x Liga Sorocabana – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 20 horas

Domínio
Os dois times realizaram oito confrontos ao longo do NBB. São sete vitórias para o São José, contra apenas uma da Liga Sorocabana

Tabu
O São José venceu as últimas quatro partidas contra a Liga Sorocabana. O único triunfo dos sorocabanos no confronto foi na temporada 2012/2013 do NBB, por 66 a 65.

Foram eles
Na última rodada, a equipe joseense quebrou a invencibilidade do Paulistano, por 83 a 77, derrubando o último invicto do NBB 2015/2016.

Um dos cestinhas da temporada, Pedro ainda tem seu recorde de bolas de 3 contra o rival (

Um dos cestinhas da temporada, Pedro ainda tem seu recorde de bolas de 3 contra o rival (Orlando Bento/Divulgação)

Frente a frente
O confronto entre os times será marcado pelo duelo dos dois cestinhas dessa edição. Do lado do São José, o ala/armador Pedro tem 18,5 pontos por jogo de média, já na Liga Sorocabana, o armador Neto apresenta 20,6 tentos por partida na temporada.

Três, três, três
Pedro, por sua vez, tem seu recorde de bolas de 3 pontos convertidas no NBB em um confronto contra a Liga Sorocabana. Na temporada 2011/2012, defendendo o Paulistano, o atleta registrou seis tiros certeiros de fora, na vitória de seu time, por 87 a 83.

Mandou bem
O armador Socas, da Liga Sorocabana, anotou seu recorde pessoal de assistências pelo NBB, diante do São José. Na edição passada, vestindo o uniforme do Solar Cearense, o atleta deu oito passes decisivos, no triunfo de sua equipe, por 78 a 70.

Reencontro
O ala/pivô César, do São José, vestiu a camisa da Liga Sorocabana durante temporada 2011/2012 do NBB. Nesta edição, o atleta teve sua melhor média de pontos na competição (12,8 por partida).

Força defensiva
A Liga Sorocabana é o segundo time que mais recupera bolas na competição, com média de 12,78 por partida. Os sorocabanos só ficam atrás do Caxias do Sul na estatística.

Paschoalotto/Bauru x Solar Cearense – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 20 horas

Será a primeira?
O Basquete Cearense nunca derrotou o Bauru no Ginásio Panela de Pressão. Ao todo, as equipes se enfrentaram nove vezes pelo NBB, com sete vitórias bauruenses contra duas nordestinas no histórico.

Duelo histórico
Na temporada 2013/2014 do NBB os times se enfrentaram pela fase oitavas de final. O Bauru saiu vencedor da série, por 3 a 0, com destaque para o pivô Murilo, que registrou 15,7 pontos e 10,0 rebotes de média nas partidas.

Tabu
O Bauru venceu os últimos seis jogos entre as equipes. A última vitória cearense foi pela temporada 2013/2014 do NBB. Jogando em casa, os nordestinos bateram os bauruenses, por 84 a 80.

Demétrius Ferracciú - Técnico

O elenco de Demétrius chegou a liderança da competição, e se vê invicto a seis jogos (João Pires/LNB)

Quem segura?
O Bauru venceu os últimos seis jogos pelo NBB, e se vê agora na liderança da competição. O elenco comandado por Demétrius tem média de 92,0 pontos por partida, na sequência de  triunfos.

Atuação de gala
Na temporada 2013/2014 do NBB, o ala Alex, do Bauru, registrou seu recorde de bolas de 2 pontos convertidas pela competição, diante do Basquete Cearense. Vestindo o uniforme do Brasília, o atleta guardou 11 arremessos de dentro do perímetro e saiu do jogo com 30 tentos anotados, na vitória de sua equipe, por 88 a 75.

Não foi pouco
O ala/pivô Toledo, do Basquete Cearense, pegou 16 rebotes diante do Bauru, seu recorde pessoal no fundamento dentro do NBB, em um duelo pela temporada 2013/2014 do campeonato, quando vestia a camisa do Mogi, que venceu este jogo, por 75 a 74.

Mandou bem
O ala Léo Meindl, do Bauru, também tem um recorde pessoal do NBB registrado contra os cearenses. Na temporada 2014/2015 da competição, vestindo a camisa do Franca Basquete, o jogador guardou cinco bolas de 3 pontos, registrou sua maior marca no fundamento e ajudou sua ex-equipe a vencer, por 90 a 66.

Não é atoa
A grande temporada do Bauru pode ser justificada por alguns números. O time é líder em arremessos de 3 pontos convertidos por partida (10,70), e segundo em pontos (87,10) e eficiência média (104,90).

Franca Basquete x Universo/Vitória – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – quinta-feira – às 19h30

Pegou tudo
Nascido em Franca (SP), o ala Edu Mariano, do Vitória, tem seu recorde em rebotes justamente contra o time de sua cidade natal, quando atuava pelo Paulistano, na temporada 2010/2011. No jogo, o atleta pegou 13 sobras.

#17 Edu Mariano - Ala

Edu Mariano, do Vitória, nasceu em Franca e jogará em sua cidade natal (João Pires/LNB)

Bons números
O ala Calvo, do Vitória, está em sua melhor temporada no NBB. Com dois jogos acima dos 20 pontos, médias de 14,3 pontos e 4,5 rebotes, o atleta contribui massivamente para a campanha do time bahiano.

Reencontro
O ala/pivô Feliz, do Vitória, jogou pelo Franca na temporada 2013/2014 e reencontrará sua ex-equipe nesta próxima partida. Ao todo, foram 29 jogos vestindo a camisa francana.

Provando seu valor
O pivô Kurtz, do Franca, está a três partidas pontuando muito bem, na última partida, mesmo sendo derrotado, marcou 27 pontos e pegou nove rebotes. Foi o seu primeiro jogo na atual edição com mais de 20 pontos.

300 #1
Mais dois rebotes e Kurtz alcançará 300 sobras no NBB.

300 #2
Com mais um rebote, o ala espanhol Alvaro Calvo, do Vitória, também chegará à marca de 300 rebotes no NBB.

400
Mais seis rebotes e o pivô Renan, do Vitória, chegará às 400 sobras em sua história pelo maior campeonato de basquete nacional.

Nezinho pode quebrar duas marcas só neste próximo jogo (João Pires/LNB)

Nezinho pode quebrar duas marcas só neste próximo jogo (João Pires/LNB)


Falta um lance livre feito para o armador Nezinho, do Franca, chegar à 800 convertidos no NBB. Com isso, o camisa 23 será o sexto jogador a conseguir esta marca na história.

1300
Mais duas assistências e Nezinho chegará à 1.300 passes decisivos na história do NBB. O atleta será o segundo a alcançar esta marca, o primeiro é Valtinho, do Paulistano, que já possui 1.306 e é o líder histórico no fundamento.

Para esquecer
O último jogo do Franca foi marcado pela dominante atuação do Basquete Cearense. Com sete jogadores acima dos dez pontos, abrindo quase 40 pontos de diferença, o time da cidade do basquete perdeu, por 106 a 78.

Em baixa
Com este último resultado negativo para o Bauru, por 94 a 68, o Vitória está a três rodadas sem vencer pelo NBB.