#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 13

09-01-2013 | 04:58
Por Liga Nacional de Basquete

Márcio Cipriano pode chegar a 1.000 pontos no NBB: todas as informações sobre as partidas da décima terceira rodada da temporada 2012/2013

O Limeira tem 991 bolas de 3 convertidas no NBB, e nesta partida, pode chegar à milésima (JB Anthero/Divulgação)

Tijuca/Rio de Janeiro x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 10/01, às 18h00

Invicto
O Limeira nunca perdeu para o Tijuca no NBB. Foram dois confrontos, duas vitórias dos paulistas

Garçons limeirenses
O Limeira é o time que mais dá assistências nessa temporada. A equipe tem média de 18,08 passes perfeitos por partida.

1.000 vezes de 3
Arremessar bolas de 3 pontos sempre foi uma característica marcante do time de Limeira. Ao acertar nove arremessos longos nesta partida, o Limeira completará 1.000 no NBB.

De 3!!!
A torcida limeirense está muito acostumada a ver bolas isso nos jogos do time. Limeira é líder em arremessos de 3 pontos certos na temporada, com média de 11,17 tiros convertidos por jogo.

Último confronto
Na temporada passada, o Limeira ganhou do Tijuca, fora de casa, por 77 a 76.

 

Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 10/01, às 19h30

3º maior confronto
O confronto entre Brasília e Pinheiros foi o terceiro que mais aconteceu no NBB, foram 17 partidas, ficando atrás apenas de Pinheiros e Joinville e Brasília contra Flamengo.

Duas semifinais
As equipes se enfrentaram duas vezes em semifinais do NBB, com o Brasília levando a melhor nas duas ocasiões. A primeira foi no NBB3, onde os candangos venceram a série melhor de cinco por 3 a 1, já a segunda foi emocionante, na temporada passada, a série foi para o último jogo, mas os atuais tricampeões ganharam e fecharam a série em 3 a 2.

Brasília superior
Nesses 17 jogos, o Brasília levou a melhor em 12 oportunidades.

Faltam cinco pontos para Cipriano atingir 1.000 (João Pires/LNB)

Cipriano é 1.000
O ala/pivô Márcio Cipriano, que completou 150 jogos na última rodada, pode chegar ao seu milésimo ponto no NBB. Faltam cinco tentos para esse feito se concretizar.

Entre os três
A partida marcará o duelo entre a segunda (Brasília) e a terceira (Pinheiros) equipe mais eficiente do campeonato. Também será o confronto entre a equipe de melhor ataque (Pinheiros) e a de terceiro melhor ataque (Brasília).

Giovannoni em grande fase
O ala/pivô do Brasília é o jogador mais eficiente da temporada, com média de 26,5 por partida. Além de ser o segundo em rebotes (9,86/jogo), e o quinto cestinha do campeonato (19,5/jogo).

Dos nove, cinco tem Paulinho
Nas estatísticas do site do NBB, aparecem nove quesitos destacados, dentre esses, o armador do Pinheiros, Paulinho Boracini aparece entre os três primeiros em cinco dos analisados. Pontos – 2º (20,4/jogo) , Assistências – 2º (5,9/jogo), Lances Livres  2º – (5,3/jogo), Roubos – 2º (2,3/jogo), Eficiência – 3º (24,0/jogo).

Último confronto
Na temporada passada, pela semifinal, o último jogo da série, o Brasília levou a melhor, fora de casa, por 81 a 68, e fechou a série e se classificou para a final.

 

Liga Sorocabana x Palmeiras – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20h00

Duelo de vice-campeões da Supercopa Brasil
As duas equipes entraram no NBB pela Supercopa Brasil, e ambos foram vice-campeões. A Liga Sorocabana conseguiu o acesso na temporada passada, perdendo para o Tijuca na final. Já o Palmeiras conseguiu nesta temporada, perdendo para o Mogi das Cruzes.

2º ladrão
O armador da Liga Sorocabana, Neto, é o vice-líder da temporada em roubos de bola, com média de 2,3 desarmes por jogo.

3º do campeonato
Caleb Brown, do Palmeiras, é o dono da terceira maior média de pontos da temporada (19,8/jogo).

 

Paschoalotto/Bauru x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20h00

Primeiro confronto
É a primeira vez que as duas equipes se enfrentam pelo NBB.

Panela pressionando?
O Bauru sempre foi conhecido por ser uma equipe muito forte quando joga em casa. Mas nessa temporada, das seis vitórias dos bauruenses, cinco foram longe de seus domínios. O time do técnico Guerrinha já jogou quatro jogos em seu ginásio, e ganhou apenas um.

Forte no rebote
Os bauruenses são os terceiros colocados em rebotes na temporada, e tem Jeff Agba como principal destaque no quesito, com média de 8,5 por jogo.

Defensor
O armador do Suzano, Jefferson Campos é o líder da temporada em roubos de bola, com média de 2,6 desarmes por jogo.

 

Atualmente no Flamengo, Kojo, Neto e Shilton atuaram juntos com a camisa do Joinville (João Pires/LNB)

Flamengo x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20h00

Líder, invicto, e marca histórica
Falta apenas uma vitória para o Flamengo bater o recorde de vitórias seguidas em início de temporada. Se vencer o Joinville, os rubro-negros chegarão à nove triunfos nas nove primeiras partidas da temporada.

Ex-casa
O Flamengo pode atingir o recorde sobre a ex-equipe do técnico José Neto, do pivô Shilton e o armador Kojo.

Larga vantagem rubro-negra
Em 11 confrontos entre as equipes, o Flamengo levou a melhor em 10 deles.

Em casa, não
O Flamengo nunca foi derrotado em casa pelo Joinville no NBB.

Para voltar a vencer
O Joinville está há quatro jogos sem vencer na competição.

Top 2
O líder Flamengo é o segundo colocado em pontos, com média de 88,13 e segundo em rebotes, com média de 35,8 por jogo.

Média de duplo-duplo
No momento, Olivinha é o único jogador com média de duplo-duplo, com média de 15,1 pontos e 10,13 rebotes (líder do NBB).

Último confronto
Na temporada passada, o Flamengo venceu, jogando em casa, por 97 a 83.

 

O Franca, de Guilherme Teichmann, é o líder de tocos da tempoada (Luiz Pires/LNB)

Vivo/Franca x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20 horas

Domínio francano
Em toda a história do NBB as equipes se enfrentaram oito vezes, e os paulistas levam grande vantagem no confronto: sete vitórias contra apenas uma dos capixabas.

Remanescentes
Em relação ao último duelo das duas equipes no NBB, na temporada 2011/2012, apenas dois atletas que atuaram na ocasião estarão em quadra para a partida: os garotos francanos Léo Meindl e Lucas Mariano.

Aqui, não!
Os francanos lideram a temporada 2012/2013 do NBB em tocos, com média de 3,58 por jogo. Destaque para o ala-pivô Teichmann, líder no ranking individual, com 1,58 por partida.

Último confronto
Franca levou a melhor sobre o Vila Velha, fora de casa, por 85 a 66.

 

Unitri/Universo x Icatu/Minas – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20 horas

Desempate
Com duas vitórias para cada lado, o vencedor do duelo assumirá a liderança do clássico mineiro na história do NBB.

500
Em sua segunda temporada pelo time do triângulo mineiro, o ala-pivô Luis Gruber está próximo de atingir a marca de 500 pontos anotados com a camisa da equipe. O jogador de 27 anos precisa anotar apenas seis pontos na partida para atingir tal feito.

Grupo seleto
Caso distribua dez assistências no jogo, Helinho entrará para o seleto grupo de jogadores com 600 passes decisivos na história do NBB. Atualmente fazem parte desta relação Larry Taylor, Fúlvio, Nezinho, Valtinho e o argentino Facundo Sucatzky, que atuou nas três primeiras edições da competição pelo Icatu/Minas.

Trocou de casa
Depois de atuar pelo esquadrão de Uberlândia na última temporada, o jovem armador Henrique Coelho integra o elenco da equipe de Belo Horizonte para esta edição do NBB.

Último confronto
Na temporada passada, o Minas venceu o clássico mineiro, jogando em casa, por 94 a 82.

 

São José/Unimed x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Lineu de Moura, São José (SP) – Quinta-feira – dia 10/01, às 20 horas

Novidade
Como o time mogiano faz sua estreia no NBB, esta será a primeira vez que as equipes irão se enfrentar na história da competição nacional.

Clássico?
Por serem cidades próximas, São José dos Campos e Mogi das Cruzes possuem um espírito de “rivalidade” fora das quadras. Novo clássico no NBB?

Ladrão solidário
Líder de assistências da atual temporada, com média de 7,89 passes decisivos por confronto, Fúlvio está perto de atingir uma marca histórica em outro fundamento. Caso recupere duas posses de bola no duelo, o armador joseense atingirá 150 roubadas de bola em sua passagem pelo NBB.

 

SKY/Basquete Cearense x Paulistano/Unimed – Ginásio UNIFOR, Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 10/01, às 21 horas

Primeira vez no Nordeste
A partida marcará a primeira passagem do time paulista por terras nordestinas.

Felipe começou a se destacar no basquete com a camisa do Paulistano (João Pires/LNB)

Reencontro
Depois de atuar pela equipe de São Paulo nas três últimas edições do NBB, o ala-pivô Felipe reencontrará seus antigos companheiros pela primeira vez. Outro atleta que viverá esta situação será o pivô cearense Adriano Machado, que jogou no Paulistano no ano passado.

Briga no garrafão
Os paulistas lideram a competição em rebotes, com média de 37 por partida. Para o duelo, a equipe do técnico Gustavo De Conti terá problemas para seguir com esta supremacia, já que do outro lado, Felipe é o terceiro colocado no ranking do fundamento, com 9,3 por jogo

Força dentro de casa
Sempre com o Ginásio Unifor lotado, o time nordestino acumula um bom aproveitamento como mandante, com três vitórias em quatro jogos. A única derrota em casa dos comandados de Bial foi para o Winner/Kabum/Limeira, por 84 a 65, no dia 22 de dezembro.