#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 14

11-01-2013 | 06:16
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vai até Fortaleza tentar parar boa série de vitórias do Basquete Cearense: confira todas as informações sobre as partidas da décima quarta rodada do NBB

SKY/Basquete Cearense x Pinheiros/SKY – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado – dia 12/01, às 16h00 (Horário de Brasília)

O Basquete Cearense, de Rogério, tentará manter a invencibilidade em 2013 (João Pires/LNB)

Rafael Mineiro foi essencial para a vitória do Pinheiros sobre o Brasília, fora de casa (João Pires/LNB)

Reencontro

Dois jogadores do Basquete Cearense se reencontrarão com o Pinheiros, seus ex-clubes: Davi Rossetto e André Góes.

Roubou a cena
Na rodada passada, o Pinheiros proporcionou a primeira derrota do Brasília jogando em casa na temporada. Será que os paulistas estragarão mais uma festa?

Arsenal pinheirense
O Pinheiros é a equipe de melhor ataque da temporada. A principal arma do time da capital paulista é Paulinho Boracini, terceiro cestinha do campeonato, com média de 20,4 pontos por jogo.

Gatilho afiado
A equipe do Pinheiros ainda é líder em bolas de 3 pontos convertidas por jogo na temporada, com média de 11,18 por partida.

Que ano!
Parece que a virada de ano fez muito bem ao Basquete Cearense. Em três jogos já disputados pela equipe nordestina, foram três vitórias, sendo duas delas fora de casa.

Virado à paulista
Se vencer o Pinheiros, a equipe nordestina terá levado a melhor contra os três times da cidade de São Paulo no primeiro turno.

 

Tijuca/Rio de Janeiro x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 12/01, às 16h00

Tudo igual
As equipes já se enfrentaram duas vezes pelo NBB, com uma vitória para cada.

Para voltar a vencer
Tanto Tijuca quanto Joinville ainda não venceram em 2013. Os cariocas acumulam nove jogos sem vitória, e os catarinenses estão há cinco partidas sem resultados positivos.

Sempre apertado
Nos dois confrontos, o vencedor teve que suar, pois a vantagem foi de dois pontos:  (74 a 72 e 91 a 89).

 

Uniceub/BRB/Brasília x Paulistano/Unimed – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado – dia 12/01, às 16h30

Paulão fez sua estreia em NBB's com grande atuação (Brito Júnior/Divulgação)

Larga vantagem candanga
Na história do confronto, foram oito partidas, com sete vitórias do Brasília.

Agradou
Apesar da derrota para o Pinheiros na rodada passada, a torcida do Brasília saiu satisfeita com a estreia do pivô Paulão Prestes. O recém chegado fez 21 pontos, deu três tocos e conseguiu 25 de eficiência.

Ano duplo-duplo
Das três partidas que o Brasília disputou em 2013, o ala/pivô Guilherme Giovannoni anotou duplos-duplos em todas elas. Inclusive, o jogador é o único com média de dois dígitos em dois fundamentos por partida: Pontos (19,3/jogo) e rebotes (10,8/jogo).

Feliz 2013?
O ano de 2013 não vem sendo muito feliz para o Paulistano. Dos três jogos que a equipe paulista disputou na temporada, não venceu nenhum.

O garrafão é nosso!
O Paulistano é o líder de rebotes da temporada, com média de 36,6 sobras apanhadas por partida.

Último confronto
Na temporada passada, o Brasília venceu,  jogando em casa, por 97 a 63.

 

Paschoalotto/Bauru x Palmeiras – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 12/01, às 18h00

Primeiro encontro
Será a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão pelo NBB, pelo fato do Palmeiras ser um estreante.

Terceira melhor defesa
O Bauru é o dono da terceira melhor defesa. A equipe do técnico Guerrinha tem média de 74,27 sofridos por partida, ficando atrás apenas de Flamengo e Franca.

Porcos norte-americanos
A equipe do Palmeiras é liderada em quadra por seus estrangeiros. Dentre os quatro cestinhas da equipe, três são os norte-americanos: Caleb Brown, Tyrone e Wiggins.

Fizeram as pazes
O Bauru não vinha apresentando um bom desempenho jogando em casa na temporada, mas na rodada passada, o time mostrou que a torcida pode confiar, com a boa vitória sobre o Suzano por 85 a 44.

 

Marquinhos é o destaque da equipe em pontos, mas é em rebotes que o atleta pode atingir uma marca (Ricardo Cassiano/LNB)

Flamengo x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – Dia 12/01, às 18h00

Recorde absoluto
Com a vitória na última rodada, sobre o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, o Flamengo atingiu um novo recorde de vitórias consecutivas em um início de NBB. Até agora, o esquadrão rubro-negro venceu seus nove primeiros jogos na competição.

Reboteiro
O ala Marquinhos precisa de apenas quatro rebotes para alcançar a marca de 500 rebotes em sua carreira no NBB.

Lances livres
Com 499 lances livres convertidos, o ala-pivô Olivinha precisa converter apenas um tiro livre diante dos paulistas para se tornar o oitavo jogador a atingir a marca de 500 convertidos na história do NBB.

Histórico
Flamengo e Limeira já se enfrentaram seis vezes em partidas válidas pelo NBB, com vantagem para os cariocas: quatro a dois.

Ex-casa
O armador rubro-negro Vitor Benite enfrentará seu ex-time, o Limeira, clube em que ele disputou a última temporada do NBB.

Último confronto
Na última vez em que se enfrentaram, as equipes protagonizaram uma bela partida e os flamenguistas levaram a melhor, por 96 a 94, na prorrogação.

 

Liga Sorocabana x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio Gualberto Moreira, São Paulo (SP) – Sábado – Dia 12/01, às 18h00

Primeira vez
Como o time de Suzano faz sua estreia no NBB nesta temporada, as equipes se enfrentarão pela primeira vez na história da competição

Em alta
Depois de vencer apenas dois de seus primeiros nove jogos no campeonato, os sorocabanos venceram seus dois últimos compromissos e já se encontram na 12ª posição

Gringos voando
No último jogo da Liga Sorocabana, diante do Palmeiras, os norte-americanos Desmond Holloway e Kenny Dawkins comandaram a vitória da equipe, com 23 e 21 pontos, respectivamente. O armador ainda distribuiu 12 assistências.

Soró é mil
Recém-chegado ao time sorocabano, o experiente ala anotou nove pontos contra o Palmeiras e chegou à marca de 1.001 pontos em sua trajetória no NBB.

600
Com 581 pontos anotados em sua carreira na competição, o armador Jefferson Campos pode atingir a marca de 600 pontos no NBB. Basta anotar 19 pontos no confronto deste sábado

 

Unitri/Universo x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Sábado – Dia 12/01, às 19h00

Faltam 13 pontos para Robert Day atingir a marca de 1.500 pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

Hegemonia mineira
Nos quatro confrontos disputados entre as equipes pelo NBB, os uberlandenses levaram a melhor em todas as oportunidades.

Desfalques
Para o confronto, os representantes de Uberlândia não poderão contar com três jogadores de grande importância em seu elenco: Robby Collum, Valtinho e Léo, todos machucados.

Cestinha
Em sua terceira temporada no NBB, o ala norte-americano Robert Day precisa anotar 13 pontos no confronto para chegar à expressiva marca de 1.500 pontos.

Time solidário
Uberlândia lidera o ranking de assistências entre as equipes nesta temporada, com média de 18,08 passes decisivos por partida

Ao ataque
Pela primeira vez na história do NBB, o time de Vila Velha aparece entre os dez melhores ataques da competição. Nesta temporada, a equipe aparece no nono lugar e anotou 996 pontos em 12 partidas disputadas, com uma média de 80,5 pontos por jogo.

Mão certeira
O norte-americano Jay Parker, do Vila Velha, é o atleta que mais converteu bolas de três pontos na competição. Em 122 tentativas, o jogador converteu 43 arremessos.

Último confronto
Na última oportunidade em que as equipes mediram forças, os mineiros levaram a melhor e o placar foi apertado: 73 a 71.

 

Vivo/Franca x Icatu/Minas – Ginásio “Pedrocão”, Franca (SP) – Sábado – Dia 12/01, às 19h00

Cauê Borges atuou no Minas nas duas últimas temporadas do NBB (Luiz Pires/LNB)

Histórico
Nos oito confrontos entre os dois times na história do NBB, os francanos levam uma pequena vantagem. No total, os paulistas venceram cinco vezes, contra três triunfos dos mineiros.

Visitantes superiores?
Na última temporada, quem jogou fora de casa levou a melhor. No primeiro turno, os mineiros venceram no “Pedrocão”, enquanto que os francanos deram o troco na Arena Vivo.

Começo de carreira
Em seu segundo ano no NBB, o jovem ala Léo Meindl, de 19 anos, está próximo de chegar aos 150 pontos na competição. O filho do assistente técnico Paulão Berger precisa marcar sete pontos diante dos mineiros para atingir tal feito.

Reencontro
Nascido em Franca, o ala-armador Cauê Borges viveu sua primeira experiência fora de sua cidade natal nas duas últimas temporadas, justamente no Minas. Agora, de volta ao time francano, o jogador reencontrará seus ex-companheiros pela primeira vez.