#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 15

16-01-2013 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

O norte-americano Jeff Agba pode chegar a 1.500 pontos no NBB; confira todas as informações sobre as partidas da décima quinta rodada da temporada 2012/2013

Pinheiros/SKY x Liga Sorocabana – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 19h15

Shamell tem em seu histórico boas atuações contra a Liga Sorocabana no NBB (João Pires/LNB)

Igualdade
As equipes já se enfrentaram duas vezes pelo NBB, com uma vitória para cada lado. Em ambas as partidas, o Pinheiros fez 95 pontos, e o norte-americano Shamell anotou mais de 20 tentos.

Visitantes se dão mal
Na história do confronto, nunca um visitante se deu bem, a equipe da casa sempre levou a melhor.

Crescentes
Os dois times estão em boa fase na temporada. O Pinheiros vêm de quatro vitórias consecutivas, contra Franca, em casa, e Brasília, Basquete Cearense e Palmeiras, fora de casa. Já a Liga Sorocabana acumula três resultados positivos nos três últimos jogos, contra Suzano e Palmeiras, em casa, e Joinville, longe de casa.

Melhor ataque
O Pinheiros é a equipe que mais faz pontos nesta temporada do NBB, com média de 91,23 tentos por partida.

Gatilho afiado
Boa parte do melhor ataque do Pinheiros se deve a boa média de bola de três pontos convertidas por partida da equipe paulista, que é a melhor da temporada (11,08).

Último confronto
Na temporada passada, o Pinheiros venceu, em casa, por 95 a 71.

 

Palmeiras x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Mesmo acesso
Palmeiras e Tijuca disputam o NBB graças à Supercopa Brasil. Os cariocas conseguiram o título da competição na temporada passada, já o alviverde, ficou com o vice-campeonato.

Ex-time
Atualmente no Palmeiras, o pivô Coloneze defendeu as cores do Tijuca na temporada passada.

50
É o número de jogos que o ala/armador Marcellus, do Tijuca, alcançará nesta partida.

César de 3!
Apesar de ser um jogador de alta estatura, o ala/pivô César é o líder em bolas de 3 pontos do Tijuca na temporada. O atleta tem 21 arremessos longos convertidos, sete a mais que o armador Fred, o segundo da lista com 13.

Reencontro com a vitória
As duas equipes estão há muito tempo sem vencer na temporada. O Palmeiras acumula oito derrotas consecutivas, já o Tijuca, lanterna na competição, está há dez jogos sem vitória.

 

São José/Unimed x Vivo/Franca – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

O atleta é o destaque da equipe joseense na temporada (Luiz Pires/LNB)

Ascensão
A grande fase que o ala/pivô Jefferson William, do São José, vive é uma das melhores. O atleta já é o segundo cestinha da temporada, com média de 20,33 pontos por jogo, e o terceiro mais eficiente, com média de 23,08 por partida.

Desempate
As equipes já se enfrentaram 14 vezes pelo NBB, e a igualdade prevalece no confronto, sete vitórias para cada lado.

Duas varridas, dois vices
Nas duas últimas temporadas do NBB, São José e Franca se enfrentaram pelas quartas de final. Em 2010/2011, Franca venceu a série por 3 a 0. Neste ano, os francanos foram para a final e ficaram com o vice-campeonato. Mesmo caso da temporada 2011/2012, mas foi a vez do São José levar a melhor na série por 3 a 0 e avançar para a semi. Posteriormente, a equipe também ficou com o segundo lugar da competição.

Nunca centenários
Apesar de tantos confrontos e todos serem muito disputados, as equipes nunca passaram dos 100 pontos nas partidas.

Ex-francanos
Dois atletas do São José já atuaram com a camisa do Franca no NBB. Dedé, na temporada 2010/2011, e Deivisson, na primeira edição, a 2008/2009.

O experiente pivô do São José está entre os 20 jogadores que mais pegaram rebotes na história do NBB (Luiz Pires/LNB)

700
É o número de rebotes que o pivô joseense Deivisson atingirá ao pegar apenas um rebote contra seu ex-time. O atleta é o 17º jogador com mais rebotes na história do NBB.

Melhor defesa
Franca vem se destacando nesta temporada por ter uma postura defensiva muito forte, e usa deste fundamento como sua principal arma. Os números também comprovam este fato, a equipe do técnico Lula Ferreira tem uma média de 70,5 pontos sofridos por partida, a menor entre todas as equipes.

Distribuidor
O armador do São José, Fúlvio, é o líder de assistências da temporada, com média de 8,0 passes perfeitos por jogo.

Centésimo jogo
O ala/armador Cauê Borges, do Franca completará nesta partida contra São José, 100 jogos no NBB.

Último confronto
Pelas quartas de final da temporada passada, no terceiro jogo da série melhor de cinco, onde o São José venceu por 94 a 80 e se classificou para as semifinais.

 

Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antônio Prado Jr, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Faltam sete pontos para o pivozão norte-americano completar 1.500 no NBB (Luiz Pires/LNB)

Vantagem bauruense
As equipes já se enfrentaram 11 vezes pelo NBB, com sete vitórias do Bauru e quatro do Paulistano.

Já valeu vaga
Paulistano e Bauru se enfrentaram pelas oitavas de final da temporada 2010/2011, onde os bauruenses varreram o time da capital por 3 a 0.

De Volta
Recuperado de uma lesão no pé direito, que o tirou das últimas quatro partidas de Bauru, o ala Fernando Fischer está liberado pelo departamento médico e deve entrar em quadra no confronto.

Jeff “1.500” Agba
O pivô norte-americano Jeff Agba precisa de sete pontos para completar 1.500 no NBB.

Conhecem bem
Os atletas do Paulistano, Alex Oliveira e Renato Carbonari, defenderam as cores do Bauru nas três primeiras temporadas do NBB. Além do ala/pivô Diego, que disputou os dois primeiros da história pela equipe bauruense.

Números “4” distintos
Tanto Paulistano, quanto Bauru tem o número quatro em suas atuais situações na temporada. O da equipe da capital paulista não é muito bom, pois eles acumulam quatro derrotas consecutivas. Já o dos bauruenses é positivo, porque Bauru está com quatro vitórias seguidas na temporada.

Os primeiros 500 rebotes
O Paulistano, dono da melhor média de rebotes da competição (36,4/jogo), e equipe com maior número de rebotes, pode chegar a 500 na temporada, basta o time da capital pegar 26 rebotes.

Último confronto
Foi na temporada passada, o Paulistano ganhou, em casa, por 78 a 63.

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Flamengo – Ginásio Paulo Portella, Suzano (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Veterano x estreante
O Suzano, estreante no NBB, terá a difícil missão de parar a série invicta do Flamengo na temporada, que é de 11 vitórias consecutivas.

Situações opostas
Enquanto o Flamengo está há 11 jogos invicto, o Suzano acumula oito derrotas consecutivas na temporada.

Ladrão NBB
Jefferson, armador do Suzano, é o jogador com melhor média de roubos de bola na competição: 2,5 por jogo.

Cestinha eficiente
Além de cestinha do campeonato, o ala rubro-negro, Marquinhos, tem a segunda melhor média de eficiência da temporada: 24,64 por partida.

 

Icatu/Minas x Uniceub/BRB/Brasília – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Guilherme Giovannoni é o destaque do Brasília nesta temporada do NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Desfalques importantes
Alex e Nezinho foram suspensos por três jogos pela Comissão Disciplinar, por conta da confusão na partida contra o Flamengo, e desfalcarão o time candango. O técnico José Vidal também não poderá ficar à beira da quadra, já que pegou um gancho de dois confrontos, também por conta dos incidentes diante dos cariocas.

Reboteiro
Guilherme Giovannoni está em grande fase no NBB. Ele é o reboteiro da competição, com média de 9,2 rebotes por jogo, e o segundo colocado no ranking de eficiência, com 23,8 por partida.

Grande confronto
Minas e Brasília já se enfrentaram 17 vezes, um dos duelos que mais aconteceu na história do NBB. Os candangos tem a larga vantagem na partida, 13 a 4.

Duas semifinais
As equipes já se enfrentaram duas vezes valendo vaga na grande final do NBB. Uma foi na primeira temporada do NBB, onde o Brasília levou a melhor na série  melhor de cinco por 3 a 1. A outra foi na segunda edição, dessa vez, foi mais disputada, os candangos venceram por 3 a 2.

Três no detalhe
Após conquistar uma excelente vitória contra o atual vice-campeão do NBB, São José, por 20 pontos de diferença, o Minas não se deu muito bem nos três últimos jogos que disputou. A equipe mineira perdeu por dois pontos de diferença para Mogi das Cruzes, em casa, e Uberlândia, fora de casa, após abrir 10 pontos de diferença. Também perderam por diferença mínima de um ponto para Franca, fora de casa, após estar ganhando por 15 pontos de diferença.

Último confronto
Foi na temporada passada, o Brasília venceu jogando em casa, por 87 a 76.

 

Vila Velha/Garoto/UVV x SKY/Basquete Cearense – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

O "James Harden" do NBB é o destaque do Vila Velha da temporada (João Pires/LNB)

Benzor Simmons em ascensão
O norte-americano do Vila Velha vem sendo o destaque da equipe da temporada. O “James Harden do NBB” já é o dono da quarta melhor média de pontos da temporada (19,0/jogo).

Primeiro encontro
É a primeira vez que as equipes se enfrentam pelo NBB.

Para voltar a vencer
A equipe do Espírito Santo está há três jogos sem ganhar, e os cearenses perderam suas duas últimas partidas. Uma das duas sequências negativas será quebrada no confronto.

Defesa pegada
A equipe do Espírito Santo é a segunda colocada em roubos de bola na temporada, com média de 8,69 desarmes por partida.

Duplo-duplo na certa
Destaque do Basquete Cearense, o ala/pivô Felipe Ribeiro anotou duplos-duplos em três das quatro partidas que o Basquete Cearense fez em 2013. Além disso, o atleta é o terceiro colocado no ranking de rebotes, com média de 8,7 sobras por jogo.

 

Mogi das Cruzes/Helbor x Unitri/Universo – Ginásio Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Audrei precisa de quatro rebotes para completar 500 no NBB (Raphael Oliveira/EAZ)

Em busca de surpreender novamente
O Mogi das Cruzes conseguiu uma vitória inesperada contra o outro mineiro da competição, o Minas. A equipe mogiana espera surpreender novamente um time vindo de Minas Gerais.

Que campanha!
O Uberlândia vem fazendo uma campanha quase perfeita nesta temporada do NBB. O time do técnico Hélio Rubens soma 11 vitórias em 13 jogos (84,6% de aproveitamento), seis consecutivas.

Trabalho em equipe
Boa parte dessa excelente campanha que os mineiros vem fazendo se deve ao bom jogo coletivo da equipe. O Uberlândia é o líder de assistências na temporada, com 17,92 passes perfeitos por jogo

Audrei 500
O ala do Uberlândia sempre se destacou por fazer muitos pontos, mas é em rebotes que o atleta pode atingir uma importante marca. Se Audrei pegar quatro rebotes, chegará a 500 no NBB.

200
O destaque do Uberlândia, Robert Day, precisa de cinco assistências para completar 200 no NBB.

 

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio da Whirpool, Joinville (SC) – Quinta-feira – dia 17/01, às 20h00

Vantagem catarinense
As equipes já se enfrentaram 15 vezes pelo NBB, com 10 vitórias para o Joinville, e cinco para o Limeira.

Dois playoffs
Joinville e Limeira já disputaram duas séries decisivas no NBB. A primeira foi nas quartas de final da temporada 2008/2009, em que o o time catarinense levou a melhor por 3 a 1. Já na temporada 2011/2012, desta vez nas oitavas de final, o time do Sul saiu vitorioso, por 3 a 2.

500
O pivô Hubner, do Limeira, precisa de seis pontos para alcançar a marca dos 500 em NBB’s.

Último confronto
Foi pelas oitavas de final da temporada passada, no quinto jogo da série, que o Joinville levou a melhor por 86 a 78 e se classificou para as quartas.