#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 2 – Parte 2

06-11-2014 | 05:52
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Sorocabana e Flamengo fazem o duelo entre os dois melhores ataques da 1ª rodada do NBB 7; confira todas as informações sobre as partidas desta sexta-feira

Paulistano/Unimed x Macaé Basquete – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 07 de novembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Pela recuperação
Tanto Paulistano quanto Macaé foram derrotados na primeira rodada e buscarão seus primeiros êxitos na sétima edição do NBB. Jogando em casa, os paulistas perderam para o Flamengo, na abertura do campeonato, por 99 a 91, já os macaenses foram ao interior de São Paulo e foram derrotados pela Liga Sorocabana, por 96 a 73.

2 em 2
Nas duas vezes em que as duas equipes se enfrentaram no NBB, na edição passada, o Paulistano levou a melhor, ambas por 12 ou mais pontos de diferença. No primeiro turno, vitória paulista fora de casa, por 80 a 68, já no segundo, atuando em seus domínios, os comandados de Gustavo De Conti ganharam por 110 a 93.

Com direito a recorde do NBB6, Paulistano nunca perdeu para o Macaé no NBB (Ale da Costa/Divulgação)

Com direito a recorde do NBB6, Paulistano está invicto contra Macaé no NBB (Ale da Costa/Divulgação)

Foi recorde
Os 110 pontos sobre o Macaé no segundo turno significaram a maior pontuação de um time na sexta edição do NBB, marca também alcançada pelo Bauru sobre a Liga Sorocabana, curiosamente por placar idêntico ao do Paulistano (110 a 93), e pelo Brasília, contra o Espírito Santo (110 a 66).

Bola nos gringos
Nas duas vitórias sobre o Macaé no NBB, o Paulistano contou com grandes atuações de sua dupla norte-americana Holloway e Dawkins, que no primeiro turno anotaram respectivos 26 e 20 pontos. Na partida do recorde, os dois deixaram a quadra com 18 e 17 tentos, respectivamente, e o time paulista ainda teve os destaques de Renato (18), Pilar (15) e Pedro (12).

Holloway, do Paulistano

Na abertura contra o Flamengo, Holloway registrou as maiores marcas de pontos, bolas de 2 pontos e eficiência (João Pires/LNB)

Estrearam bem
Apesar da derrota do Paulistano para o Flamengo na partida de abertura do NBB 7, em casa, por 99 a 91, a dupla Holloway e Dawkins começou o campeonato literalmente com a mão direita. Com 29 pontos, Holloway foi não só o cestinha do jogo, como também o maior pontuador da primeira rodada, além de cravar o maior número de bolas de 2 pontos da rodada, com dez feitas, e de eficiência, com 27 de valorização. Já Dawkins registrou 20 pontos e distribuiu seis assistências.

2º difícil
Nas seis edições anteriores do NBB que disputou na história, o Paulistano venceu apenas duas partidas válidas pela segunda rodada. Confira as derrotas em ‘segundos jogos’ da equipe da capital paulista no campeonato:

NBB 1 – Paulistano 87 x 96 Flamengo
NBB 2 – Paulistano 67 x 75 Brasília
NBB 3 – Vitória 81 x 78 Paulistano
NBB 6 – Paulistano 56 x 72 Limeira

Do outro lado também
No único ‘segundo jogo’ que fez no NBB, o Macaé foi superado pelo Pinheiros, pelo placar 82 a 78, duelo que, assim como nesta sexta-feira, foi na capital paulista.

Ao lado de Gustavo De Conti, Léo Costa é o técnico mais jovem do NBB (Renata Dourado/Divulgação)

Ao lado de Gustavo De Conti, Léo Costa é o técnico mais jovem do NBB (Renata Dourado/Divulgação)

Juventude no comando
A partida marcará o encontro entre os dois técnicos mais jovens do NBB, Gustavo De Conti, do Paulistano, e Léo Costa, do Macaé, ambos com apenas 34 anos.

Seca em SP
As viagens que o Macaé fez a São Paulo pelo NBB não costumam ser bem sucedidas. A equipe do litoral norte fluminense nunca venceu uma partida atuando no Estado de São Paulo na história do campeonato nacional. No total, foram dez partidas em solo paulista, nove no NBB 6 e uma no NBB 7, em Sorocaba.

Reencontro
Hoje no Macaé, o ala Eddy defendeu o Paulistano na quarta e quinta edições do NBB. Com a camisa alvirrubra, o capixaba de 27 anos somou média geral de 9,1 pontos no NBB 4 e 7,4 pontos no NBB 5.

Desfalques
As duas equipes não poderão contar com atletas lesionados. Pelo Paulistano, os desfalques são o armador Fernando Penna e o ala Gemerson, enquanto Macaé não terá os alas Márcio Dornelles e João Phyllipe.

Rio Claro Basquete x Pinheiros/SKY – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 07 de novembro, às 20 horas

Primeiro encontro
Esta será a primeira vez que Rio Claro e Pinheiros se enfrentarão na história do NBB,  no entanto, os dois times já estiveram frente a frente pelo Campeonato Paulista 2014 em duas oportunidades, com duas vitórias pinheirenses: a primeira por 97 a 94, em São Paulo, e a segunda por 89 a 73, no interior.

Jefferson Campos fez 20 e 14 pontos, respectivamente, nas duas partidas contra o Rio Claro no Paulista 2014 (João Pires/LNB)

Jefferson Campos fez 20 e 14 pontos, respectivamente, nas duas partidas contra o Rio Claro no Paulista 2014 (João Pires/LNB)

J. Campos neles!
As duas partidas válidas pelo Estadual 2014 entre Rio Claro e Pinheiros tiveram um destaque em comum: o armador pinheirense Jefferson Campos, que anotou 20 e 14 pontos nos respectivos jogos e soma média de 17,0 pontos frente aos rio-clarenses neste ano. Será que ele repete as boas atuações?

3 a 3
Nas seis estreias que fez em NBB’s na história, o Pinheiros acumula três vitórias e três derrotas. A equipe da capital paulista perdeu nas duas primeiras edições, para Flamengo e Brasília, respectivamente, venceu as três seguintes, contra Vitória, Tijuca e Joinville, e perdeu para o Limeira na temporada passada.

Pela primeira
Enquanto o Pinheiros fará seu primeiro jogo na sétima edição do NBB, o Rio Claro já estreou e foi derrotado pelo Palmeiras na rodada de abertura do campeonato, jogando em casa, pelo placar de 75 a 73.

Bom princípio
O destaque da primeira partida do tradicional Rio Claro no NBB foi o experiente ala recém contratado Duda Machado, bicampeão do campeonato nacional pelo Flamengo, que anotou 17 pontos e sete assistências. Além do camisa 3, outro que se sobressaiu foi o armador prata da casa Eric Tatu, responsável pelos mesmos 17 pontos.

Desfalque
O técnico da equipe rio-clarense Chuí não terá à disposição o pivô Lucas Tischer, que por conta de uma confusão na partida contra o Palmeiras, foi desqualificado junto dos palmeireneses Diego e Douglas Nunes e cumprirá suspensão automática contra o Pinheiros.

Liga Sorocabana x Flamengo – Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sexta-feira – dia 07 de novembro, às 20 horas

Começou a todo vapor
Segundo melhor ataque da última edição do NBB, média de 83,7 pontos por jogo, o Flamengo começou o NBB 7 com tudo, e teve o melhor desempenho ofensivo da primeira rodada, marcando 99 pontos na partida contra o Paulistano.

Não ficou longe
Assim como o Flamengo, a Liga Sorocabana iniciou sua trajetória do NBB 7 muito bem ofensivamente, marcando 96 pontos na partida contra o Macaé, segunda melhor marca da primeira rodada. Com isso, teremos o duelo entre os melhores ataques da primeira rodada do NBB 7.

Na primeira rodada, Paulistano, do ala Pilar, acabou derrotado pelo Flamengo (João Pires/LNB)

Marcelinho pode se tornar o 5º jogador na história a ficar  (João Pires/LNB)

1 para o 300
Falta apenas um roubo de bola para Marcelinho Machado alcançar seu roubo de número 300 na história do NBB. Machado será o quinto atleta a alcançar tal feito, só ficando atrás do ala Shamell, com 306, do armador Nezinho, com 311, do ala Alex Garcia, com 315 e o armador Larry Taylor, líder histórico, com 387 roubos de bola.

Invicto
Até hoje, Liga Sorocabana e Flamengo já se enfrentaram seis vezes em partidas válidas pelo NBB e o time rubro-negro está invicto com seis vitórias nesses confrontos.

Vão muito bem

Em duelos contra a Liga Sorocabana, o Flamengo marca em média 91,5 pontos por partida.

Precisa melhorar
Já a Liga Sorocabana, marca em média apenas 66,5 pontos em cada partida disputada contra o Flamengo.

Vão muito bem #2
Apesar de não terem jogado todos os jogos entre Liga Sorocabana e Flamengo na história do NBB, três atletas do atual elenco do clube rubro-negro possuem ótimas médias contra o time do interior de São Paulo. São eles:

Marquinhos – média de 21,3 pontos em três confrontos contra a Liga Sorocabana
Marcelinho Machado – média de 18,3 pontos em três partidas contra a Liga Sorocabana
Olivinha – média de 17,7 pontos em quatro duelos contra a Liga Sorocabana

Flamengo nunca perdeu para a Liga Sorocabana no NBB e somente uma vitória não foi por 19 pontos ou mais (Divulgação/Inovafoto)

Flamengo nunca perdeu para a Liga Sorocabana no NBB e somente uma vitória não foi por 19 pontos ou mais (Divulgação/Inovafoto)

Com folgas
Além de levar grande vantagem no confronto direto, o Flamengo também tem grande vantagem nos placares. Dos seis jogos entre Liga Sorocabana e Flamengo, apenas um terminou com a diferença por menos de 19 pontos. Já a maior diferença do confronto aconteceu no NBB5, quando o Flamengo venceu por 38 pontos de diferença.

Manteve o retrospecto
Com a vitória sobre o Paulistano, na rodada de abertura do NBB 7, o Flamengo manteve o retrospecto de que um campeão do NBB jamais foi derrotado em sua estreia da edição seguinte.

NBB2 – Flamengo 99 x 70 Espírito Santo
NBB3 – São José 63 x 78 Brasília
NBB4 – Joinville 70 x 82 Brasília
NBB5 – Franca 62 x 76 Brasília
NBB6 – Flamengo 84 x 82 Brasília
NBB7 – Paulistano 91 x 99 Flamengo

Herrmann, do Flamengo

Herrmann mostrou mão quente e acertou cinco bolas de 3 pontos contra o Paulistano (João Pires/LNB)

Estrearam muito bem
O argentino Walter Herrmann, do Flamengo, e o norte-americano Tarvin Gaines, da Liga Sorocabana, foram os destaques de seus times na primeira rodada do NBB 7. O atleta rubro-negro foi o cestinha da equipe com 25 pontos, já o jogador sorocabano, também foi o melhor jogador de sua equipe, ao anotar 20 pontos.

Gatilho afiado
Além de serem os destaques de suas respectivas equipes na primeira rodada do NBB 7, Herrmann e Gaines, junto com Leo Meindl, do Franca, e Alex, do Minas, foram os jogadores com mais bolas para três pontos certeiras, cinco bolas de longe para cada um.

Pela primeira vez?
Caminhando para seu quarto NBB, a Liga Sorocabana nunca iniciou sua trajetória no campeonato com duas vitórias em seus dois primeiros jogos.

NBB4 – Derrota na primeira e vitória na segunda rodada
NBB5 – Derrota na primeira e segunda rodada
NBB6 – Derrota na primeira e segunda rodada

Apenas uma vez
Somente no NBB 4 o Flamengo não iniciou sua campanha no campeonato nacional com dois triunfos nas duas primeiras partidas.

NBB1 – Vitória na primeira e segunda rodada
NBB2 – Vitória na primeira e segunda rodada
NBB3 – Vitória na primeira e segunda rodada
NBB4 – Vitória na primeira e derrota na segunda rodada
NBB5 – Vitória na primeira e segunda rodada
NBB6 – Vitória na primeira e segunda rodada