#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 20

01-02-2013 | 06:37
Por Liga Nacional de Basquete

Guilherme Giovannoni pode chegar a 2.500 pontos no NBB; confira todas as informações das partidas da 20ª rodada da temporada 2012/2013

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Paulistano/Unimed – Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Sábado – dia 02/02, às 16h30

Mathias tem média de 1,6 tocos por partida (João Pires/LNB)

Um bom filho a casa torna
O Joinville está de volta ao Ginásio Centreventos Cau Hansen, casa que foi da equipe na temporada passada. Os catarinenses contavam com o apoio da torcida que transformava o ginásio num verdadeiro caldeirão, e contribuíam para a boa campanha da equipe, que quase avançou às semifinais.

Aqui, não!
O Joinville lidera o ranking de tocos na temporada, com média de 3,35 rejeições por jogo, e tem como seu principal xerife, o pivô Mathias, que tem média de 1,6 bloqueios por partida.

Reencontro
Os jogadores do Joinville Ricardo Probst, Mathias e Victor Correia já atuaram com a camisa do Paulistano em suas carreiras.

Mau ano
O ano de 2013 não vem sendo muito agradável para o Paulistano. A equipe de São Paulo venceu apenas dois dos nove jogos disputados até agora no ano.

Seria um reencontro
Com dores na coluna, Manteguinha continua sendo desfalque no Paulistano. A partida deste sábado seria seu reencontro com a cidade de Joinville, onde ele jogou as três primeiras temporadas do NBB.

Duelo das antigas
Thyago Aleo, do Joinville, e Elinho, do Paulistano, são velhos conhecidos. Os armadores titulares de suas equipes atuaram juntos por aproximadamente quatro anos nas categorias de base no E.C. Pinheiros.

Garrafão paulista
O Paulistano é o líder em rebotes na competição, com média de 34,94 por partida.

Superioridade catarinense
Na história do confronto, o Joinville venceu 5 vezes e o Paulistano 4.

Primeiro turno
O Paulistano, jogando em casa, venceu o Joinville por 95 a 71, na segunda rodada desta temporada.

Coincidência
A última partida disputada entre as equipes em terras catarinenses, justamente no Centreventos Cau Hansen, teve vitória do Joinville, por um ponto (68 a 67). Com este triunfo, a equipe de Santa Catarina atingiu cinco vitórias consecutivas, mesma sequência que alcançará se vencer o Paulistano neste sábado.

 

Uniceub/BRB/Brasília x Unitri/Universo – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado – dia 02/02, às 16h30

Guilherme Giovannoni é o destaque do Brasília nesta temporada (João Pires/LNB)

2.500
O ala/pivô Guilherme Giovannoni precisa de apenas dois pontos para completar 2.500 no NBB. No momento, o atleta é o sétimo maior pontuador da história da liga.

Desempate
Brasília e Uberlândia já se enfrentaram dez vezes no NBB, com cinco vitórias para cada lado.

É dos mandantes
Na história do confronto, incrivelmente, só os mandantes venceram. Nunca um visitante levou a melhor nas partidas.

Reencontro
O armador Valtinho, do Uberlândia, jogará pela primeira vez nesta temporada contra o Brasília, seu ex-time, onde ele ganhou um título do NBB na temporada 2009/2010. No primeiro turno, o atleta estava contundido, por isso não enfrentou os tricampeões.

Valeu vaga
Na temporada 2010/2011, as equipes duelaram pelas quartas de final, ocasião em que o Brasília levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 2.

Audrei, um dos fortes candidatos a sexto homem da temporada, pode completar 200 bolas de 3 no NBB (Luiz Pires/LNB)

200 vezes
Ao acertar uma bola de 3 pontos, Audrei, do Uberlândia, completará 200 convertidas no NBB.

800
É o número de assistências que Nezinho completará ao dar um passe perfeito. O armador do Brasília se juntará ao seleto grupo dos jogadores com mais de 800 passes perfeitos, que já tem Larry Taylor e Fúlvio.

Arsenais
A partida marcará o confronto entre os terceiro e quinto melhores ataques da temporada. Brasília, com 87,28, e Uberlândia, com 82,28.

Bombardeio certo
Boa parte das altas pontuações se devem as altas médias de bolas de 3 pontos convertidas pelas equipes. Os tricampeões são os terceiros colocados no fundamento , com média de 10,11 por jogo. Logo depois, na quarta posição, vem os mineiros, com 8,83 por partida. Nezinho, com 3,14 é o terceiro colocado, e Robert Day é o segundo, com média de 3,35 por partida.

Primeiro turno
O Uberlândia levou a melhor, em casa, por 95 a 89.

 

Tijuca/Rio de Janeiro x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 02/02, às 17h30

Vantagem carioca
As equipes se enfrentaram três vezes na temporada, com duas vitórias para o Tijuca e uma para Vila Velha. Além disso, os cariocas nunca perderam em casa para a equipe do Espírito Santo  no NBB.

Porém…
No primeiro turno desta temporada, o Vila Velha ganhou do Tijuca por 58 a 56.

Ex-casa
Casé, do Vila Velha, enfrentará seu ex-time, o Tijuca, onde ele atuou na última temporada.

Jay “3pts” Parker
O armador do Vila Velha, Jay Parker, é o líder absoluto em bolas de 3 pontos na temporada. O norte-americano tem média de 3,67 por partida, com um total de 66 tiros certos na competição.

 

Liga Sorocabana x São José/Unimed – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 02/02, às 18h00

O armador tem 135 assistências até o momento na temporada. São 44 a mais que o segundo colocado, Nezinho (Luiz Pires/LNB)

Garçom absoluto
O armador Fúlvio, do São José, é o líder em assistências na temporada, com média de  8,44 passes perfeitos por partida.

Invicto
Em três confrontos entre as equipes no NBB, o São José nunca perdeu para a Liga Sorocabana.

Top 2 Holloway
O líder em bolas de 2 pontos, com média de 6,56 certas por jogo, Desmond Holloway é o segundo cestinha da temporada, com média de 20,56. O norte-americano tem um total de 370.

Más viagens
O atual vice-campeão do NBB, São José, não sabe o que é vencer há três partidas. A equipe do Vale do Paraíba levou a pior em três compromissos seguidos fora de casa, contra Basquete Cearense, Brasília e Bauru.

 

 

Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 02/02, às 18h00

Primeiro turno
O Bauru levou a melhor, fora de casa, por 80 a 73.

2013 invicto em casa
Diferente de 2012, em que o Bauru perdeu três dos quatro jogos disputados em seu ginásio, a equipe só sabe o que é vencer jogando em seus domínios neste ano de 2013. Foram cinco partidas, com cinco resultados positivos.

Ainda fora
Com dores na região lombar, Bábby desfalcará novamente a equipe do Mogi das Cruzes. O atleta ficou de fora da última partida, contra a Liga Sorocabana.

 

SKY/Basquete Cearense x Vivo/Franca – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado – dia 02/02, às 19h00

Felipe é o principal destaque do BasqueteCearense nesta temporada (João Pires/LNB)

Os dois garrafões
Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o dono da segunda maior média de rebotes da temporada (9,22). Porém, o camisa 33 é o jogador que mais pega rebotes ofensivos. O pivô tem 51 sobras de ataque na competição.

Toco também
O pivô do Basquete Cearense é o segundo colocado no ranking de tocos. Felipe tem média de 1,39 rejeições por partida.

Primeiro turno
A equipe francana levou a melhor no primeiro turno, em casa, por 90 a 68.

Agora cearenses
Os jogadores do Basquete Cearense, Matheus, Rogério, Drudi e Felipe Ribeiro, já vestiram a camisa do Franca em suas carreiras no NBB.

Defender é uma arte
A principal característica de Franca na temporada é a defesa. Os comandados do técnico Lula Ferreira sofrem em média apenas 73,16 pontos por jogo. Além disso, a equipe é francana é líder em roubos de bola na temporada, com média de 10,06 carteiras batidas por partida.

 

Flamengo x Icatu/Minas – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 02/02, às 19h30

Caio Torres tem média de 7,17 rebotes por partida na temporada (João Pires/LNB)

Olivinha é o reboteiro da temporada, com média de 9,61 rebotes por partida (João Pires/LNB)

“As duas torres”
Contra o Minas, no primeiro turno, o pivô Caio Torres bateu o recorde de rebotes ofensivos da temporada, foram 11 na vitória dos rubro-negros por 105 a 90, fora de casa. Na rodada passada, o gigante teve atuação espetacular, ao anotar 31 pontos e pegar 17 rebotes. Outro rubro-negro que domina o garrafão é Olivinha, que é o reboteiro do campeonato com média de 9,61 sobras por jogo. O Flamengo é o segundo time que mais pega rebotes na temporada, com média de 34,94 sobras por partida.

15.000 pontos
Após bater seu próprio recorde de vitórias na rodada passada, o líder Flamengo poderá alcançar mais uma marca. Ao fazer sete pontos, o time da Gávea atingirá 15.000 pontos no NBB, e se juntará ao Brasília, como os únicos times a ultrapassar esta marca.

8 a 1
É o placar geral do confronto entre Flamengo e Minas no NBB.

Não na minha casa
O Flamengo nunca perdeu para o Minas jogando em casa em duelos válidos pelo NBB.

500
O pivô Mineiro, do Minas,  precisa de apenas um rebote para completar 500 no NBB.

Só ele
O ala Marquinhos, sem dúvida, vem sendo o melhor jogador da quinta edição do NBB. O atleta é o cestinha absoluto, com média de 21,78 por jogo, e o jogador mais eficiente, com média de 24,50 por partida.