#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 23

05-02-2014 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Família Smith protagonizará primeiro duelo entre irmãos estrangeiros na história do NBB; Joe, do Pinheiros, e Jason, do Mogi se enfrentarão pela primeira vez na vida

 

Pinheiros/SKY x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 06/02, às 19 horas

Irmão mais velho, Joe está em sua segunda temporada no NBB (Ricardo Bufolin/ECP)

Irmão mais velho, Joe está em sua segunda temporada no NBB (Ricardo Bufolin/ECP)

Caçula, Jason está em seu primeiro ano em solo brasileiro (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Caçula, Jason está em seu primeiro ano em solo brasileiro (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Hey, brother!
Essa é inédita. A partida entre Pinheiros e Mogi ocasionará o primeiro duelo entre irmãos estrangeiros na história do NBB. Os norte-americanos Joe e Jason Smith, inclusive, se enfrentarão pela primeira vez na vida em uma partida oficial . Não dá pra perder!

O Rio é do Pinheiros
O vice-líder Pinheiros enfrentará o Mogi com duas belas vitórias conquistadas no Estado do Rio de Janeiro na bagagem. Uma delas foi sobre o líder Flamengo, no sábado, por 80 a 79, e outra sobre o Macaé, na última terça-feira, por 80 a 77.

Reencontro
Primeiro caso de transferências de atletas com o campeonato em andamento na história do NBB, o pivô Bábby, agora jogador do Pinheiros, enfrentará sua ex-equipe, o Mogi, pela primeira vez desde que saiu de lá.

Outros reencontros
Pelo lado do Mogi, outros quatro jogadores já vestiram a camisa do rival Pinheiros em suas carreiras: o ala/pivô Thomas Gehrke (NBB2 e NBB3), o armador Gustavinho (NBB1, NBB2 e NBB3), o ala Filipin (NBB1), e o jovem ala/pivô Pedro Henrique Macedo (NBB4 e NBB5).

Não dá pra vacilar
Se você estiver sendo marcado pelo ala mogiano Marcus Toledo, é bom ter bastante atenção. O camisa 13 do Mogi das Cruzes é o jogador que mais roubou bolas na temporada 2013/2014 do NBB, com 40 no total e média de 2,0 por jogo, a segunda maior do campeonato.

Líder em tocos no NBB, Morro completa 150 jogos (João Pires/LNB)

Líder em tocos no NBB, Morro completa 150 jogos (João Pires/LNB)

Ali também não
Enquanto o Mogi tem peça de destaque nos roubos de bola, o Pinheiros tem o pivô Morro, atleta que mais dá tocos no NBB6, com média de 2,0 bloqueios por duelo. De quebra, a equipe pinheirense é líder no fundamento, com média de 4,06 por jogo.

150
Falando nele, Morro fará, diante do Mogi, sua 150ª partida em sua trajetória no NBB.

Ao ataque
Além de liderar o ranking de tocos no NBB, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari é dono do melhor ataque da competição, média de 84,78 pontos por jogo.

Invicto
Pinheiros e Mogi das Cruzes já se enfrentaram três vezes na história do NBB, e o clube da capital venceu os três. Um desses triunfos foi no primeiro turno da atual temporada, em que os pinheirenses levaram a melhor, fora de casa, por 88 a 80. Com destaque para as atuações de Shamell, autor de 20 pontos, e Leandrinho, aniversariante do dia, responsável por 19 pontos.

150
Duelo da partida
Líder em tocos no NBB6, o pivô Morro terá pela frente o gigante Daniel Alemão, do Mogi, quinto colocado no ranking de rebotes da competição, com média de 7,9 sobras por confronto.

 

Universo/Goiânia x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Quinta-feira – dia 06/02, às 19h30

Robert Day pode ser o 5º jogador a utrapassar as 400 bolas de 3 no NBB (João Pires/LNB)

Robert Day pode ser o 5º jogador a utrapassar as 400 bolas de 3 no NBB (João Pires/LNB)

400
Dono de um dos gatilhos mais afiados do NBB, o ala norte-americano Robert Day precisa de três arremessos de 3 pontos para se juntar a Marcelinho (FLA), Nezinho (BRA), Fernando Fischer (BAU) e Shamell (PIN), na lista de atletas que ultrapassaram marca das 400 na história do campeonato.

Troco?
No confronto do primeiro turno, o Goiânia contou com partida inspirada do armador Fernando Penna para sair vencedor em pleno Ginásio Sabiazinho, por 97 a 93. Na ocasião, Penna terminou a partida com 24 pontos na conta, sendo 13 deles no último quarto, em três bolas de 3 pontos em três tentadas – 100% de aproveitamento. Pelo lado dos mineiros, Robert Day foi o destaque, com 28 pontos.

Classificado nas Américas
Sétimo colocado no NBB6, o Uberlândia desafiará os goianos vindo de uma classificação suada na fase de grupos da Liga das Américas 2014. O time dirigido por João Batista encerrou a etapa inicial da competição continental na segunda colocação do Grupo B, com duas vitórias e uma derrota, atrás apenas do anfitrião da chave Aguada (URU), invicto com três triunfos em três partidas.

Diferente
Enquanto o adversário está na parte de cima da tabela, os goianos não atravessam um bom momento e não sabem o que é vencer em 2014 e seu jejum de resultados positivos está em dez partidas. Com esta série negativa, o esquadrão da Região Centro-Oeste ocupa a penúltima colocação (16º), com cinco triunfos em 20 jogos (25,0% de aproveitamento).

Mal atrás
Promessa de muitos pontos? A partida no Ginásio Rio Vermelho colocará frente a frente a quarta e a quinta pior defesa do NBB: o Goiânia, com 82,55 pontos sofridos por jogo, e o Uberlândia, que permite em média 81,82 pontos de seus adversários.

Bem na frente
Se a defesa vai mal, o ataque vai bem, e muito. O Uberlândia tem o segundo melhor ataque do NBB, com média de 84,41 pontos por duelo.

Longa distância
Grande parte desta alta pontuação se deve também à grande parte de bolas de 3 pontos da equipe, terceira que mais converte tiros de longa distância no campeonato, com média de 9,88 por confronto. Com destaque para Robert Day, segundo colocado no ranking individual, dono da média de 3,59 por jogo.

Murilo Veloso vem se destacando nas últimas partidas do Goiânia (João Pires/LNB)

Murilo Veloso vem se destacando nas últimas partidas do Goiânia (João Pires/LNB)

Moral pro garoto
Apesar da má campanha do Goiânia no NBB, um garoto em particular está chamando a atenção: o ala Murilo Veloso, de 20 anos, tem mostrado muito potencial nas partidas e suas boas atuações nas duas últimas partidas lhe renderam um lugar n0 2º time da Seleção da Semana 10 do Território LNB. Contra Mogi, o atleta anotou 12 pontos, e contra o Basquete Cearense, Murilo fez sua melhor partida na temporada e deixou a quadra com 18 pontos.

Desfalque
Devido a uma contusão sofrida na Liga das Américas, o ala norte-americano Rashad McCants desfalcará o Uberlândia contra os goianos.

Duelo da partida
Finalizadores natos, os alas Robert Day e Diego travarão um interessante duelo pela vitória nesta quinta-feira. Certamente o torcedor presente no Ginásio Rio Vermelho verá um show de belas cestas. Vale a pena conferir.

 

Palmeiras/Meltex x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 06/02, às 20 horas

Tabu
Em três partidas válidas pelo NBB, o Basquete Cearense nunca perdeu para o Palmeiras. Foram três jogos, com três resultados positivos dos nordestinos.

Primeiro turno
Em partida emocionante e decidida apenas nos segundos finais, o time de Fortaleza levou a melhor sobre os palmeirenses, em casa, por 70 a 69. O armador Davi Rosetto foi o destaque da equipe cearense não só por ter sido o cestinha do jogo, ao lado de Wiggins, do Palmeiras, com 16 pontos, mas por ter anotado os dois lances livres finais, que deram a vitória ao anfitriões.

Roubadores de bola
Enquanto o Basquete Cearense é o time que mais rouba bolas no NBB6, com média de 10,8 por confronto, o Palmeiras tem Maxi Stanic, dono da melhor média individual de desarmes do campeonato: 2,25 por jogo.

Dunk DeVon
O pivô norte-americano DeVon Hardin, do Basquete Cearense, é o jogador que mais deu enterradas na atual temporada do NBB, com 34 no total, média de 1,7 por jogo.

Duelo da partida
Eles são armadores, mas gostam de finalizar. Neto, do Palmeiras, e André Góes, do Basquete Cearense, estarão frente a frente nesta quinta-feira brigando pelo resultado positivo.

 

Espírito Santo Basquetebol x Winner/Kabum/Limeira – Ginário Jones dos Santos Neves, em Vitória (ES) – Quinta-feira – dia 06/02, às 20 horas

Justamente contra seu ex-time, Dalla fará seu 100º jogo no NBB (João Pires/LNB)

Justamente contra seu ex-time, Dalla fará seu 100º jogo no NBB (João Pires/LNB)

É 100
O ala Matheus Dalla, do Limeira, fará sua partida de número 100 no NBB justamente contra o Espírito Santo, equipe em que atuou na temporada 2011/2012, quando ainda era chamada de Vila Velha.

Bem equilibrado
Na história do NBB, Espírito Santo e Limeira se enfrentaram 9 vezes. O time do interior paulista sai na frente com 5 vitórias, enquanto que os capixabas ganharam 4. Vale ressaltar, porém, que na temporada 2013/2014 as equipes se encontraram apenas uma vez, no 1º turno. Nesta quinta, os comandados de Ênio Vecchi podem empatar esse histórico.

Da invencibilidade ao último lugar da tabela
A onda de azar do Espírito Santo começou exatamente no jogo em que enfrentou o Limeira no 1º turno do NBB6. Até então nenhuma das equipes havia perdido uma partida e eram os únicos com o status de invictos no campeonato. Porém, desde que caíram para o Limeira os capixabas não tiveram mais nenhum saldo positivo na temporada.

Opostos atrás
Enquanto Limeira tem a melhor defesa do NBB 2013/2014, com média de 71,37 tentos sofridos por jogo, o Espírito Santo é completamente o contrário e tem a pior defesa da atual temporada, sofrendo em média 84,71 por duelo.

Custou
Na última rodada, Limeira foi surpreendido pela Liga Sorocabana e foi derrotado em casa, por 71 a 69. O revés custou aos limeirenses a perda da vice-liderança do NBB para o Pinheiros/SKY. Agora, os comandados de Demétrius Ferracciú ocupam a terceira posição e podem voltar ao segundo melhor posto caso vença os capixabas e o Pinheiros perca para o Mogi.

Duelo da partida
Destaque das respectivas equipes, o ala capixaba Eddy e o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, travarão uma briga interessante nesta quinta-feira no Ginásio Tartarugão.

Liga Sorocabana x Flamengo – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 06/02, às 20 horas

Vista do alto
Enquanto o Flamengo é o primeiro colocado do NBB6, a Liga Sorocabana está entre os quatro últimos, na 14ª posição. O clube carioca tem 18 vitórias em 22 jogos (aproveitamento de 81,8%), bem diferente do paulista que amarga 13 derrotas em 19 jogos (aproveitamento de 31,6%).

Soberania rubro-negra
Na história do NBB, Liga Sorocabana e Flamengo se enfrentaram cinco vezes, todas com vitória da equipe carioca. Inclusive, em um desses confrontos o time do Rio de Janeiro fechou o placar com uma diferença de 38 pontos. A vitória foi por 102 a 64, no dia 7 de março de 2013, no Tijuca Tênis Clube.

Pode ser
A temporada não está fácil para a Liga Sorocabana, mas nem tudo está perdido. No sábado, a equipe enfrentou o Limeira, 3º lugar na tabela de classificação, no território do adversário e ainda assim conseguiu a vitória por 71 a 69.

Para 200 e 300
Laprovittola e Olivinha estão muito perto de atingir números redondos no NBB6. O argentino já marcou 195 pontos em bolas de 3 nessa temporada, e o ala pivô precisa apenas de dois arremessos curtos para chegar à marca de 300 no geral.

Mandante que manda
O Flamengo é o time que mais vence jogos em casa. O dono da melhor campanha da temporada também foi o que melhor defendeu o seu território. Nos 12 jogos realizados no Rio de Janeiro, 10 terminaram com placar positivo para o rubro-negro, resultando em um aproveitamento de 88,33%.

Desfalques
Contundidos, o armador panamenho Muñoz e o ala norte-americano Greg Smith desfalcarão a Liga Sorocabana no duelo contra o Flamengo.

Duelo da partida
Para tentar bater o Flamengo, o ala sorocabano Schneider terá que desbancar a precisão do ala rubro-negro Marcelinho Machado.

 

Paulistano/Unimed x Macaé Basquete – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 06/02, às 20 horas

Nas últimas três partidas, Márcio anotou 18, 37 e 21 pontos (João Pires/LNB)

Nas últimas três partidas, Márcio anotou 18, 37 e 21 pontos (João Pires/LNB)

Em alta
O Macaé vem de três bons jogos no NBB: duas vitórias, sobre Goiânia e Palmeiras, e uma derrota suada para o vice-líder Pinheiros, por 80 a 77. Nesses três, o destaque ficou por conta de Márcio Dornelles. O experiente ala de 38 anos anotou 18, 37 e 21 pontos nas respectivas partidas e seu bom momento vem sendo fundamental os macaenses no campeonato.

De volta aos trilhos
Na última rodada, o Paulistano bateu o Bauru, fora de casa, e quebrou um jejum de dois jogos em vencer. Com o triunfo diante dos bauruenses, o time comandado por Gustavo De Conti se mantiveram dentro do G-4, grupo de equipes que se avançam direto às quartas de final do NBB.

Dez minutos
O Paulistano precisou de apenas dez minutos para matar o jogo contra o Macaé no primeiro turno. Mesmo atuando em solo adversário, o clube da capital do Estado de São Paulo venceu a etapa inicial por 30 a 9 e só administrou nas parciais seguintes, até fechar o duelo em 80 a 68. Com destaque para os norte-americanos Holloway e Dawkins, responsáveis por 26 e 20 pontos, respectivamente.

Duelo da partida
Com a moral lá em cima, o ala macaense Márcio Dornelles desafiará o ala Pilar, do Paulistano, em duelo que promete ser de arrepiar!

 

Minas Tênis Clube x Paschoalotto/Bauru – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 06/02, às 20 horas

Dez dias atrás
Isso mesmo, há dez dias Bauru e Minas estavam em quadra no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), em partida válida pela quinta rodada da competição nacional e adiada por conta da participação bauruense na Liga Sul-Americana 2013. Na ocasião, o time comandado por Guerrinha levou a melhor, por 76 a 69, com grande atuação de Murilo, que atuou no clube minastenista nas duas primeiras edições do NBB. Exatos dez dias depois, as equipes voltarão a se enfrentar, agora pelo segundo turno.

Mais de 3 anos
Faz tempo que o Minas não ganha do Bauru pelo NBB. A última do clube de Belo Horizonte no confronto foi na terceira edição do campeonato, no dia 28 de novembro de 2010, em partida realizada na cidade de Bauru (SP). Agora, mais de três anos depois, os mineiros tentarão voltar a vencer o time do interior paulista, novamente em solo bauruense.

Mas…
Apesar do jejum de vitórias contra o Bauru, o Minas leva vantagem no placar geral do confronto, com oito vitórias em 14 duelos disputados diante dos bauruenses.

Defesas opostas
Enquanto o Minas tem a segunda melhor defesa do NBB6, com média de 73,68 pontos sofridos por jogo, o Bauru permite em média 82,58 pontos de seus adversários e é dono da terceira pior defesa do campeonato.

Aqui não!
Atleta do Bauru durante as quatro primeiras edições do NBB, o ala/pivô Douglas Nunes, do Minas, é o dono da segunda maior média de tocos da atual temporada (1,21 por jogo).

Por recuperação
Antes do último confronto com o Bauru na última semana, o Minas brigava por uma vaga dentro do grupo dos 12 primeiros colocados do NBB. Porém, sofreu três derrotas seguidas e agora ocupa a 15ª posição, com seis resultados positivos em 19 partidas (31,6% de aproveitamento).

Também
Diferente do Minas, o Bauru figura no grupo que se classifica aos playoffs do NBB, porém, teve sua sequência de duas vitórias seguidas quebrada pelo Paulistano na última rodada e também busca reabilitação no campeonato.

Duelo da partida
Tudo invertido. Ex-jogador do Bauru, o ala/pivô Douglas Nunes, do Minas, desafiará o Murilo Becker, que já vestiu a camisa minastenista e hoje é destaque da equipe bauruense.