#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 3 – Parte 2

11-11-2014 | 10:42
Por Liga Nacional de Basquete

Complemento da 3ª rodada do NBB 7 terá duelo entre pai e filho entre Cauê Borges, da Liga Sorocabana, e o técnico Chuí, do Rio Claro; veja tudo sobre os jogos desta quarta

Liga Sorocabana x Rio Claro Basquete – Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Quarta-feira – dia 12 de novembro, às 20 horas

Ao lado da ex-jogadora Roseli, Chuí e Cauê Borges foram campeões do inédito Arremesso das Estrelas do Jogo das Estrelas 2014 (Luiz Pires/LNB)

Ao lado da ex-jogadora Roseli, Chuí e Cauê Borges foram campeões do inédito Arremesso das Estrelas do Jogo das Estrelas 2014 (Luiz Pires/LNB)

Entre pai e filho
A partida desta quarta-feira promoverá um embate entre pai e filho. De um lado, Cauê Borges, de 23 anos, jogador da Liga Sorocabana, do outro, seu pai, Chuí, treinador do Rio Claro Basquete.

4 x 2
Cauê Borges e Chuí já estiveram frente a frente em seis oportunidades na história do NBB, e em quatro delas o filho levou a melhor.

Nas duas primeiras edições do NBB, Cauê jogava no Franca, enquanto seu pai treinava o Araraquara. Já no NBB 3, os dois foram para o Estado de Minas, o técnico em Uberlândia e o jogador no Minas Tênis Clube, e os dois ainda se enfrentaram mais uma vez, no primeiro turno da temporada seguinte, depois, Chuí deixou o comando do time uberlandense.

NBB 1 – (Chuí) Araraquara 82 x 87 Franca (Cauê)
NBB 1 – (Cauê) Franca 95 x 70 Araraquara (Chuí)
NBB2 – (Cauê) Franca 94 x 83 Araraquara (Chuí)
NBB 3 – (Chuí) Uberlândia 61 x 71 Minas (Cauê)
NBB 3 – (Cauê) Minas 62 x 96 Uberlândia (Chuí)
NBB 4 – (Chuí) Uberlândia 86 x 73 Minas (Cauê)

Rio Claro venceu as duas partidas que fez contra Liga Sorocabana no Campeonato Paulista 2014 (Murilo Amadei/LSB)

Rio Claro venceu as duas partidas que fez contra Liga Sorocabana no Campeonato Paulista 2014 (Murilo Amadei/LSB)

Cartão de visitas
Liga Sorocabana e Rio Claro se enfrentarão pela primeira vez no NBB, no entanto, as duas equipes duelaram na fase de grupos do Campeonato Paulista 2014, com duas vitórias dos rio-clarenses: 80 a 78 (1º turno – em Sorocaba),  95 x 83 (2º turno – em Rio Claro)

Ainda não venceu
As duas equipes já disputaram duas partidas cada na atual temporada do NBB. O Rio Claro enfrentou Palmeiras e Pinheiros, em casa, e perdeu as duas.

Poder de fogo
Na vitória sobre o Macaé e na derrota para o Flamengo, a Liga Sorocabana fez 96 e 92 pontos, respectivamente, e com isso, é dona do segundo melhor ataque do NBB 7 até aqui, com média de 94,0 pontos anotados por partida. O destaque da equipe fica por conta de Cauê Borges, com média de 17,0 pontos por duelo.

Diferente
O Rio Claro, por outro lado, não apresentou a mesma efetividade ofensiva em seus dois primeiros jogos e acumula a terceira pior média de pontos do NBB 7, com 71,0 pontos feitos por jogo.

Flamengo x Franca Basquete – Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – Quarta-feira – dia 12 de novembro, às 20 horas

O duelo entre Marcelinho, do Flamengo, e o argentino Mata, do Franca, será uma das atrações do confronto (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O duelo entre Marcelinho, do Flamengo, e o argentino Mata, do Franca, será uma das atrações do confronto (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Padrão FIBA
A partida entre Flamengo e Franca reunirá uma grande quantidade de jogadores que representaram as seleções de seus respectivos países mais recentemente, sendo cinco do Brasil e quatro da Argentina, seis do clube carioca e três da agremiação francana.

– Flamengo:

Marcelinho Machado – disputou a Copa do Mundo 2014 pelo Brasil
Marquinhos – disputou a Copa do Mundo 2014 pelo Brasil
Olivinha – disputou o Sul-Americano 2014 pelo Brasil
Gegê – disputou o Sul-Americano 2014 pelo Brasil
Walter Herrmann – disputou a Copa do Mundo 2014 pela Argentina
Laprovittola – disputou o Sul-Americano e a Copa do Mundo 2014 pela Argentina

– Franca:

Léo Meindl – disputou o Sul-Americano 2014 pelo Brasil
Figueroa – disputou o Sul-Americano 2014 pela Argentina
Marcos Mata – disputou o Sul-Americano e a Copas do Mundo 2014 pela Argentina

Hermanos endiabrados #1
Os argentinos do Franca começaram a sétima edição do NBB com a mão direita. O armador Juan Pablo Figueroa é o líder em assistências do campeonato, com média de 8,0 por jogo, e o ala Marcos Mata é o maior pontuador da equipe, com média de 15,0 pontos por duelo.

Hermanos endiabrados #2
Pelo lado do Flamengo, a coisa não é diferente e sua dupla argentina também começou o NBB 7 muito bem. O experiente ala campeão olímpico de 2004 Walter Herrmann é o cestinha do time na competição, com média de 19,0 pontos por jogo, além de ser o segundo jogador que mais acertou bolas de 3 pontos no campeonato, com oito, média de 4,0 por duelo. Já o armador Laprovittola lidera os atuais campeões mundiais nas assistências, com média de 6,0 por duelo.

Invictos e potentes
O duelo desta terça-feira colocará frente a frente duas equipes invictas na atual temporada do NBB. Para triunfarem em seus dois primeiros duelos, Flamengo e Franca mostraram que estão afiados. Os cariocas têm o melhor ataque da competição, com média de 98,0 tentos por duelo, e os paulistas possuem a terceira maior média de pontos até aqui: 85,5 por jogo.

Defesas opostas
Se no ataque os dois times estão próximos, no quesito defesa a história não é a mesma. O Flamengo é dono da segunda pior defesa do NBB 7 até aqui, com média de 91,5 pontos sofridos por duelo. Do outro lado, os francanos permitiram apenas 69,5 pontos a seus adversários e possuem a terceira melhor defesa do campeonato.

Flamengo e Franca são donos de dois dos melhores ataques do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Flamengo e Franca são donos de dois dos melhores ataques do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Superioridade carioca
Flamengo e Franca já se enfrentaram 19 vezes na história do NBB, e os rubro-negros levaram a melhor em 11, contra oito dos francanos.

NBB6 rubro-negro
O Flamengo venceu os dois últimos duelos contra Franca válidos pelo NBB, ambos na temporada passada, por 80 a 70, fora de casa, e 92 a 89, na prorrogação, jogando diante de sua torcida.

Chutando a porta
Três dos quatro últimos confrontos entre Flamengo e Franca no NBB foram vencidos pela equipe visitante.

NBB 6 – Flamengo 92 x 89 Franca
NBB 6 – Franca 70 x 80 Flamengo
NBB 5 – Flamengo 86 x 91 Franca
NBB 5 – Franca 77 x 82 Flamengo

Reencontro
O ala/armador rubro-negro Vitor Benite defendeu as cores do Franca Basquete na segunda e terceira edições do NBB, em que somou médias de 10,7 e 14,7 pontos por temporada, respectivamente.

Paulistano/Unimed x Winner/Limeira – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – dia 12 de novembro, às 20 horas 

Em duas partidas, Holloway conquistou a média de 28,5 pontos por jogo e é o cestinha do NBB 7 (João Pires/LNB)

Em duas partidas, Holloway conquistou a média de 28,5 pontos por jogo e é o cestinha do NBB 7 (João Pires/LNB)

O cara
O ala norte-americano Desmond Holoway, do Paulistano, foi o cara da semana 1 do NBB 7. Anotando 29 pontos no primeiro jogo e 27 no segundo, Holloway é o cestinha da temporada 2014/2015 do NBB.

Por um começo igual
O Limeira começou fulminante a última edição do NBB, conseguindo sair de quadra com a vitória em seus oito primeiros jogos.

Foi contra o Limeira
Com a camisa da Liga Sorocabana, o armador Kenny Dawkins, hoje do Paulistano, teve a melhor atuação ofensiva de sua carreira no NBB em uma partida contra o Limeira, quando saiu de quadra com 32 pontos anotados.

Foi contra o Paulistano
Ainda com a camisa do Brasília, foi contra o Paulistano, no NBB2, em que o armador Nezinho terminou a partida com 18 passes resultantes em cestas e conquistou a melhor marca de sua carreira em assistências no NBB.

Terminou invicto
A campanha do Limeira atuando como visitante contra equipes do Estado de São Paulo na última temporada do NBB foi espetacular. A equipe limeirense saiu de quadra em 100% das partidas feitas contra os rivais paulistas, oito partidas e oito vitórias.

Rivais no estadual
Paulistano e Limeira se enfrentaram na semifinal do Campeonato Paulista 2014 e a série precisou do quinto jogo para definir o vencedor, que acabou sendo o Limeira.
Dobradinha
O Limeira saiu de quadra como vencedor nas duas oportunidades em que enfrentou o Paulistano no NBB. David Jackson, com média de 19,5 pontos nas duas partidas foi o principal jogador do confronto.

21/11 – Paulistano 56 x 72 Limeira
30/01 – Limeira 87 x 78 Paulistano

David Jackson foi muito bem nos confrontos contra o Paulistano no NBB6 (JB Anthero/Divulgação)

David Jackson foi muito bem nos confrontos contra o Paulistano no NBB6 (JB Anthero/Divulgação)

Soberano
Paulistano e Limeira já se enfrentaram dez vezes em partidas válidas pelo NBB e o time do interior de São Paulo tem grande vantagem com oito vitórias, contra apenas duas do Paulistano.

Ótimo NBB
Paulistano e Limeira foram duas das melhores equipes em toda a última temporada do NBB. Com 23 vitórias em 32 partidas, o Paulistano fechou a fase de classificação do NBB 6 em segundo lugar. Por sua vez, o Limeira terminou na quarta colocação, com campanha de 21 vitórias em 32 jogos.

Temporada especial
Após os ótimos resultados na fase de classificação, as duas equipes também foram bem nas Finais do NBB 6 e garantiram presenças em suas primeiras competições internacionais de suas histórias. O Paulistano caminhando para Liga das Américas e o Limeira para Liga Sul-Americana.

Estreia limeirense
Devido a disputa da Liga Sul-Americana 2014, as duas primeiras partidas do Limeira foram adiados e agora o time do técnico Dedé Barbosa estreia já com o campeonato nacional em andamento.

Campanha negativa
Até hoje, o Limeira participou de cinco partidas de estreia em sua trajetória do NBB e a campanha não é favorável para a equipe do interior de São Paulo, que venceu apenas duas dessas cinco partidas.

Estabilidade
O Limeira chega para sua estreia no NBB após dois resultados não satisfatórios para sua torcida. Primeiro sendo derrotado para o Bauru na final do Campeonato Paulista, e depois sendo eliminado da disputa da Liga Sul-Americana 2014.