#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 30

07-03-2014 | 06:50
Por Liga Nacional de Basquete

Em pleno clássico mineiro, ala Audrei, do Uberlândia, se tornará o oitavo atleta na história a completar 200 jogos no NBB; veja tudo sobre as partidas deste sábado

SKY/Basquete Cearense x São José – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (CE) – Sábado – dia 08/03, às 16 horas

Felipe foi cestinha das três vitórias do Basquete Cearense contra São José (João Pires/LNB)

Felipe foi cestinha das três vitórias do Basquete Cearense contra São José (João Pires/LNB)

Invicto
Desde que entrou no NBB, na temporada passada, o Basquete Cearense é uma pedra no sapato do São José. Das três partidas realizadas entre as duas equipes até então na história do campeonato, todas terminaram com vitória do representante da Região Nordeste, sempre por dez ou mais pontos de diferença:

NBB5: 73 x 63
NBB5: 76 x 87
NBB6: 54 x 71

Fator Felipe
As três vitórias do Basquete Cearense sobre o São José no NBB tiveram como cestinha o ala/pivô e capitão do time nordestino, Felipe Ribeiro, responsável por 22, 23 e 18 pontos nos respectivos triunfos.

Por reabilitação
O time dirigido pelo técnico Alberto Bial quer usar o tabu que tem contra São José para voltar a vencer no NBB, pois sua última partida terminou em derrota para o Espírito Santo, fora de casa, por 82 a 74.

Ex-joseenses
Três atletas do elenco do Basquete Cearense já vestiram a camisa do São José em suas carreiras: o experiente armador Matheus e o ala Jimmy, que defenderam o time do Vale do Paraíba durante as temporadas 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, além do jovem pivô Erick Camilo, atleta joseense na temporada passada.

Heroico
O São José vem embalado por uma grande vitória na última rodada. Fora de casa, diante do Mogi, o time do Vale do Paraíba se recuperou duas vezes , uma com o ala/pivô Jefferson William autor de uma bola de 3 pontos no fim do tempo normal e levou o confronto para a prorrogação (78 a 78), e outra no quando o cronômetro apontava dois segundos para o prorrogação, em que os mogianos venciam por 90 a 89, mas o armador joseense Manny Quezada apanhou um rebote ofensivo e serviu Caio Torres, que acertou um arremesso da cabeça do garrafão que deu o triunfo ao time visitante (91 a 90).

Duelo da partida
Capitães de Basquete Cearense e São José, respectivamente, os alas/pivôs Felipe Ribeiro e Jefferson William certamente farão um duelo de tirar o fôlego neste sábado em Fortaleza (CE).

 

Universo/Goiânia x Paulistano/Unimed – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Sábado – dia 08/03, às 17 horas.

Penna atuou pelo Paulistano nas duas primeiras edições do NBB (João Pires/LNB)

Penna atuou pelo Paulistano nas duas primeiras edições do NBB (João Pires/LNB)

Contra o ex-time
O armador Fernando Penna, do Goiânia jogará contra a equipe que defendeu nas suas duas primeiras edições do NBB. Com a camisa do Paulistano, o atleta disputou 31 jogos mantendo a média de 10,7 pontos e 7,6 assistências.

Falta uma
Se roubar uma bola nessa partida, Penna chegará ao total de 200 desarmes em sua carreira no NBB.

Alívio
Após a vitória na ultima rodada, o Goiânia quebrou a série de três jogos seguidos sem vitória. Se ganhar o próximo duelo, a equipe da Região Centro-Oeste pode ultrapassar a Liga Sorocabana e sair da penúltima posição da tabela.

Primeiro encontro
No único confronto entre eles no NBB deu Paulistano em jogo apertado, vitória de 95 a 93 para os mandantes. Destaques para o ala Holloway e para o pivô Mineiro, com 28 e 17 pontos, respectivamente. Pelos goianos, o destaque da partida foi o argentino Taboada com 35 pontos e sete rebotes.

Ataque e defesa diferentes
Enquanto o ataque da equipe de São Paulo é o segundo melhor do campeonato, com 84 pontos por jogo, a defesa do time goiano não vem bem, é a terceira pior da competição, sofrendo 83,8 pontos por partida.

Troca de posição
Com a derrota na última rodada para o Brasília, fora de casa, por 100 a 77, o time paulista perdeu a vice-liderança da tabela, justamente para os candangos.

Duelo da partida
Uns dos principais cestinhas de seus times,  os alas Diego, do Goiânia, e Holloway do Paulistano  protagonizarão um duelo interessante neste jogo.

 

UniCEUB/BRB/Brasília x Liga Sorocabana – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sábado – dia 08/03, às 18 horas

Tricampeão do NBB pelo Brasília, Cipriano enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez na capital federal (João Pires/LNB)

Tricampeão do NBB pelo Brasília, Cipriano enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez na capital federal (João Pires/LNB)

Primeiro retorno
Pela primeira vez na história do NBB, o ala/pivô Márcio Cipriano enfrentará o Brasília em solo candango. Atualmente na Liga Sorocabana, o atleta de 34 anos atuou no time do Distrito Federal durante as cinco primeiras temporadas do NBB, inclusive participando dos três títulos.

100%
As duas equipes já estiveram frente a frente em cinco oportunidades, todas com vitória do Brasília, uma delas no primeiro turno da atual temporada, em que o time dirigido pelo técnico Sergio Hernandez levou a melhor, na prorrogação, por 84 a 83.

Auge
O Brasília vive um grande momento na temporada. Na última rodada, o time da capital federal superou o Paulistano/Unimed, em casa, pelo placar de 100 a 77, conquistou sua sexta vitória consecutiva, assumiu a vice-liderança do NBB6, posição mais alta que a equipe já alcançou no campeonato.

Ataques opostos
Enquanto o Brasília é dono do melhor ataque da competição, com média de 86,27 pontos por partida, a Liga Sorocabana não vai tão bem assim e é a terceira equipe que menos anota pontos na atual temporada do NBB, com média de 76,44 pontos por duelo.

Duelo da partida
Finalizadores e peças fundamentais em Brasília e Liga Sorocabana, respectivamente, os alas Arthur e Schneider protagonizarão um embate interessante no Ginásio da ASCEB.

 

Flamengo x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 08/03, às 18 horas

Líder desta edição, Olivinha é o maior reboteiro da história do NBB (João Pires/LNB)

Líder desta edição, Olivinha é o maior reboteiro da história do NBB (João Pires/LNB)

Duelo de titãs
A partida deste sábado colocará frente a frente os dois maiores reboteiros da história do NBB: Olivinha, do Flamengo, com 1802, e Murilo Becker, que ultrapassou a marca dos 1.500 rebotes na última partida, contra o Macaé, e agora acumula 1.502.

Na mão dele
Por falar em Olivinha, o camisa 16 do Flamengo é o reboteiro do campeonato, com média de 9,54 sobras por encontro no NBB6.

Larga vantagem
Flamengo e Bauru já se enfrentaram 15 vezes na história do NBB, 12 delas terminando com vitória do time carioca e apenas três com êxito para o time do interior do Estado de São Paulo.

Mas…
Apesar do placar geral favorecer o Flamengo, quem venceu o último confronto entre os dois times realizado no Rio de Janeiro foi o Bauru. No segundo turno do NBB5, o time comandado pelo técnico Guerrinha se impôs no último quarto e levou a melhor, sobre o também líder na ocasião, pelo placar de 89 a 74.

Campeões
Este duelo coloca frente a frente os atuais campeões estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo, Flamengo e Bauru.

Segundo maior reboteiro da história do NBB, Murilo completou 1.500 rebotes na última rodada (João Pires/LNB)

Segundo maior reboteiro da história do NBB, Murilo completou 1.500 rebotes na última rodada (João Pires/LNB)

Fla de novo
No primeiro turno da atual temporada, atuando em Bauru (SP), o Flamengo levou a melhor sobre os atuais campeões paulistas, por 96 a 94. Com destaque para o belo duplo-duplo de Olivinha, autor de 22 pontos e 15 rebotes.

Embalado novamente
Após ser derrotado pelo Pinheiros, em casa, e deixar escapar sua sequência de 11 triunfos seguidos no NBB, o Flamengo retomou o rumo das vitórias e já acumula três de maneira consecutiva, sobre Minas, Liga Sorocabana e Paulistano.

100% nas Américas
O Flamengo vem estimulado por atuações perfeitas na Liga das Américas 2014. De maneira invicta, a equipe do técnico José Neto avançou ao Final Four da competição continental com o primeiro lugar do Grupo E, junto do Halcones Xalapa (MEX). Agora, os rubro-negros aguardam as definições do Grupo F, que contém Pinheiros/SKY, Atlético Aguada (URU), Regatas Corrientes (ARG) e Capitanes de Arecibo (PUR), para conhecer seus adversários no quadrangular decisivo.

Quebrados
Ao serem superados pelo Macaé na última rodada, fora de casa, o Bauru teve sua sequência de cinco vitórias consecutivas quebrada e agora vai em busca da reabilitação no NBB6.

1.000
Com os 26 pontos que anotou na derrota para o Macaé, o jovem armador Ricardo Fischer completou 1.000 pontos em sua trajetória no NBB.

Duelo da partida
Prospectos da nova geração do basquete brasileiro, os armadores Gegê, do Flamengo, e Ricardo Fischer, do Bauru, ambos de 22 anos, reeditarão a semifinal da LDB 2012, que terminou melhor para o atleta bauruense, campeão daquela edição. Vale a pena ficar de olho!

 

Unitri/Magazine Luiza x Minas Tênis Clube – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Sábado – dia 08/03, às 19 horas

Audrei será o 8º jogador na história a completar 200 jogos no NBB (João Pires/LNB)

Audrei será o 8º jogador na história a completar 200 jogos no NBB (João Pires/LNB)

200
Justamente no clássico mineiro, o ala Audrei, do Uberlândia, completa 200 jogos em sua trajetória no NBB. O jogador é o oitavo na história da competição a atingir esta marca.

Uberlândia em vantagem
De sete clássicos mineiros disputados até hoje na história do NBB, cinco deles terminaram com vitória do Uberlândia e apenas dois com êxito do Minas.

Mais de anos
A última vitória do Minas no clássico mineiro válido pelo NBB foi no dia 11 de fevereiro de 2012, em que jogando em casa, a equipe de Belo Horizonte levou a melhor por 94 a 82. Desde então, aconteceram três partidas entre os dois times, com três triunfos do time uberlandense.

Primeiro turno
Um destes últimos triunfos do Uberlândia sobre o Minas foi no primeiro turno da atual temporada, fora de casa, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 91 a 83.

Foco no NBB
O Uberlândia fará sua primeira partida desde que foi eliminado no quadrangular semifinal da Liga das Américas 2014. No Grupo E, em Montevidéu (URU), o time comandado pelo técnico João Batista foi superado pelo anfitrião Halcones Xalapa e pelo Flamengo, classificados ao Final Four, e venceu o Cocodrilos de Caracas (VEN) no fechamento das disputas.

Hora da recuperação
Além de ter sido eliminado na Liga das Américas, o Uberlândia vem de duas derrotas seguidas no NBB, para Brasília e Paulistano, ambas fora de casa.

Casa positiva
Porém, a última vez que jogou em casa, diante de sua torcida, venceu. A vítima foi o Palmeiras/Meltex, pelo placar de 79 a 77.

Nem tão bem
Já o Minas, que atuará como visitante neste sábado, já disputou 13 partidas longe de seus domínios e venceu apenas duas (15,2% de aproveitamento), sobre Basquete Cearense e Goiânia.

Robert Day é o líder em bolas de 3 pontos no NBB6 (João Pires/LNB)

Robert Day é o líder em bolas de 3 pontos no NBB6 (João Pires/LNB)

Leader
Cestinha da equipe, com média de 18,8 pontos por jogo, o ala norte-americano Robert Day, do Uberlândia, é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB, com média de 3,6 por partida.

Garçom
Grande parte dos pontos de Robert e da equipe toda surgem das mãos do ‘maestro’ Valtinho, líder em assistências do NBB6, com média de 7,78 passes perfeitos distribuídos por partida.

Fora da média
Sob o comando de Robert Day, Valtinho e Cia, o Uberlândia tem o terceiro melhor ataque do NBB, com média de 84,0 pontos por jogo, porém, há quatro jogos não ultrapassa a marca dos 80 pontos:

UBE 76 x 77 PIN
UBE 79 x 77 PAL
BRA 84 x 75 UBE
PAU 90 x 79 UBE

Diferente
Enquanto o Uberlândia tem o terceiro melhor ataque do NBB6, o rival Minas vive situação oposta e acumula a pior média de pontos no campeonato, apenas 70,72 tentos por jogo.

Do outro lado
Hoje atleta do Uberlândia, o ala/pivô Leandro Cruz defendeu seu agora arquirrival Minas durante as quatro primeiras temporadas do NBB e disputará seu primeiro clássico mineiro com a camisa do time uberlandense. Do lado minastenista, o jovem armador Henrique Coelho jogou com a camisa de seu adversário na temporada 2011/2012.

Duelo da partida
Primeiro e terceiro colocados no ranking de assistências, respectivamente, os armadores Valtinho e Elinho travarão uma bela disputa no Ginásio Sabiazinho.

 

Vivo/Franca x Espírito Santo Basquetebol – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Sábado – dia 08/03, às 19 horas

Figueroa pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Figueroa pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Figueroa 1.000
Se fizer cinco pontos na partida, o armador Figueroa, do França, alcançará a marca de 1.000 pontos em suas quatro temporadas no NBB.

9×1
Franca e Espírito Santo já se enfrentaram dez vezes na história do NBB, e a equipe do interior de São Paulo levou a melhor em nove oportunidades, contra apenas uma do time do Espírito Santo.

150
Contra o Espírito Santo, o ala francano Cauê Borges disputará a sua 150ª partida em sua trajetória no NBB.

Reencontro
Hoje atleta do Espírito Santo, o pivô Gorauskas reencontrará pela primeira vez o seu ex-time no NBB. O jogador defendeu o Franca por apenas uma temporada (2008/2009). Foram 27 jogos, com 4,0 pontos de média.

Vencer
Após a série de 12 derrotas seguidas ser quebrada, a equipe do Espírito Santo busca vencer sua segunda partida consecutiva, e a segunda como visitante. Em 12 jogos fora de casa, o time capixaba levou a melhor em apenas um.

Defesas opostas
A defesa de Espírito Santo é a atual segunda pior do NBB, tomando 84,5 pontos por partida. Já a de Franca é a quarta melhor, levando em média 77,5 pontos por jogo. Além disso, quando joga em seu ginásio, o time do interior de São Paulo possui a melhor, apenas 71,9 tomados por jogo.

Duelo da partida
Alas, velozes e saltadores, Jhonatan e Eddy certamente farão um duelo de arrepiar e tentarão levar Franca e Espírito Santo, respectivamente, à vitória.

 

Macaé Basquete x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Sábado – dia 08/03, às 19h30

Jogão!
No único jogo entre as equipes no NBB, deu Limeira, pelo placar de 76 a 74, com uma cesta do americano David Jackson no ultimo segundo.

De olho no G4
Limeira ocupa, por enquanto, a quinta posição na tabela de classificação. Para chegar à quarta colocação, o time do interior de São Paulo precisa vencer os dois jogos a menos que tem, e ainda contar com uma derrota do atual quarto colocado Pinheiros.

De olho na tabela
Na busca por melhores posições na tabela, o Macaé espera manter o mesmo desempenho das últimas rodadas, são três vitórias nos últimos quatro jogos…

…Porém
Jogando em casa, o Macaé vem com uma série de três jogos seguidos com vitória, sobre Espírito Santo, Minas e Bauru.

Duelo da partida
Em ótimas fases, os alas Marcio, do Macaé e David Jackson, do Limeira poderão ser os personagens principais do jogo deste sábado no litoral norte fluminense.