#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 32

22-03-2013 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Os pivôs Rodrigo Bahia e Mineiro podem completar 1.000 pontos no NBB: confira todas as informações das partidas da 32ª rodada

Winner/Kabum/Limeira x Flamengo – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Sábado – dia 23/03, às 16h00

Hélio vestiu a camisa do Flamengo nas quatro primeiras edições do NBB (João Pires/LNB)

Benite atuou pelo Limeira na temporada passada (João Pires/LNB)

Contra o ex-time
Não será um jogo qualquer para o armador Hélio, do Limeira. O camisa 7 receberá em seu ginásio o Flamengo, time em que atuou em todas as edições anteriores do NBB.

Reencontros
O ala/armador do Flamengo, Vitor Benite, reencontrará a torcida de Limeira, onde o atleta jogou na temporada passada, pela primeira vez desde que deixou a equipe do interior paulista. Outro que já vestiu a camisa limeirense é Duda. O jogador rubro-negro  defendeu as cores do seu atual adversário nos anos de 2002 e 2003.

Cariocas em vantagem
No histórico do confronto entre as equipes no NBB ocorreram sete partidas, com cinco vitórias do Flamengo e duas do Limeira. Os rubro-negros levaram a melhor nos últimos três jogos sobre o time do interior paulista na maior competição do Brasil.

 

A chance de voltar a vencer
O Limeira vem de duas derrotas consecutivas jogando fora de casa. Porém, nas últimas partidas que a equipe disputou atuando diante de sua torcida, os limeirenses conquistaram duas vitórias, contra Pinheiros e Basquete Cearense, perdendo apenas para o embalado Brasília.

Melhor ataque+melhor rebote=Flamengo
Não é à toa que o Flamengo é o líder do campeonato. A equipe dirigida pelo técnico José Neto é dona do melhor ataque da temporada, com média de 90,93 pontos por jogo. O domínio não é só nas cestas, mas também no garrafão. Os rubro-negros são o time que mais pega rebote no torneio, com média de 34,21 sobras por jogo.

Cestinha+eficiente = Marquinhos
O ala rubro-negro, Marquinhos, é o maior pontuador da atual temporada do NBB. O camisa 11 tem média de 21,64 pontos por partida. A alta pontuação do jogador faz com que ele seja o mais eficiente do torneio, com média de 23,71 por jogo.

700
Um infiltrador nato, Marquinhos costuma sofrer muitas faltas nas partidas, o que resulta numa grande quantidade de lances livres arremessados. Ao converter quatro nesta partida, o ala rubro-negro completará 700 em sua trajetória no NBB. Ele é o quarto maior da história da competição, atrás apenas de Murilo, Alex Garcia e Marcelinho Machado.

Primeiro turno
O Flamengo não teve dificuldades para bater o Limeira, em casa, por 98 a 81. O destaque do confronto foi  Benite, com 23 pontos. Porém, o cestinha da partida foi o ala limeirense Diego, que somou 24 pontos.

 

Pinheiros/SKY x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Sábado – dia 23/03, às 18h00

André Góes foi jogador do Pinheiros na terceira edição do NBB (João Pires/LNB)

Conhece bem
O armador do Basquete Cearense, André Góes, defendeu as cores do Pinheiros na terceira edição do NBB.

De volta para minha terra
A partida promoverá o reencontro entre o armador do Basquete Cearense, Davi Rossetto, com o Pinheiros, time que o atleta jogou nas categorias de base e ficou até se transferir para o time do Nordeste.

Gatilho afiado
A equipe do Pinheiros é a que mais acerta bola de 3 pontos por jogo na atual temporada. Os comandados de Cláudio Mortari convertem em média de 10,89 tiros longos por jogo, e tem o terceiro melhor ataque da competição (87,63 pontos por partida).

Xerife cearense
Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o jogador que mais dá tocos na temporada. O atleta tem média de 1,54 rejeições por partida. Além disso, ele é o segundo jogador mais eficiente do campeonato, com média de 22,36 de valoração por jogo.

Buscando ampliar as séries
Tanto paulistas quanto cearenses vêm de duas vitórias consecutivas e jogarão para aumentar suas sequências vitoriosas.

Primeiro turno
O Pinheiros foi a Fortaleza e estragou a festa do Basquete Cearense, por 85 a 84, com grande atuação de Paulinho Boracini, autor de 22 pontos.

 

Icatu/Minas x Vivo/Franca – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 23/03, às 18h00

Faltam dez pontos para Mineiro atingir 1.000 pontos (João Pires/LNB)

Teichmann completa 150 jogos neste duelo contra o Minas (João Pires/LNB)

Mineiro é 1.000
Se o pivô do Minas, Mineiro, registrar dez pontos nesta partida contra o Franca, chegará ao milésimo em sua trajetória no NBB.

150
É o número de jogos que o ala/pivô Teichmann, do Franca, completará nesta partida contra o time mineiro.

De volta à ex-casa

Pela primeira vez desde que saiu da equipe, Cauê Borges, do Franca, reencontrará a torcida do Minas, onde ele jogou nas duas últimas temporadas.

 

Defesa é o forte deles
O Franca tem como principal marca nesta temporada a sua defesa. O time do técnico Lula Ferreira é dono da melhor defesa da competição, sofrendo em média apenas 72,64 pontos por jogo. Além disso, os francanos lideram o ranking de roubos de bola (9,86 desarmes por confronto) e de tocos (3,43 por partida).

Francanos na frente
As equipes já se enfrentaram nove vezes no NBB. Franca ganhou seis jogos e o Minas três.

Primeiro turno
O Minas vencia por 15 pontos de diferença, mas jogando em casa, o Franca conseguiu virar e levou a melhor por 78 a 77. O ala/pivô Douglas Nunes, do time mineiro, registrou um duplo-duplo (17 pontos e dez rebotes).

 

Palmeiras x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Palestra Itália, Sâo Paulo (SP) – Sábado – dia 23/03, às 18h00

Marcão vem sendo um dos destaques do Palmeiras nas últimas partidas (João Pires/LNB)

Cada um com seu embalo
Apesar de opostos na tabela, Palmeiras e Bauru vivem grandes fases. O verdão não perde a seis jogos no Ginásio Palestra Itália, já o time do interior paulista acumula cinco vitórias consecutivas.

De bem com a vida
Boa parte dos resultados positivos do Palmeiras se devem ao bom desempenho do pivô Marcão. O camisa 11 palmeirense tem média de apenas 6,4 pontos por jogo, porém, nos últimos três confrontos, o atleta somou média de 17. O jogador alviverde havia batido sua melhor marca nas partidas contra e Brasília e Basquete Cearense (16 pontos nas duas), mas no último jogo contra a Liga Sorocabana, ele conseguiu novamente sua melhor marca na temporada, ao anotar 19 pontos.

Desfalques
O Palmeiras segue sem o ala/armador  Guto, com lesão no tendão de aquiles, e o técnico espanhol Arturo Alvarez, que resolve problemas de documentação na Espanha. Enquanto isso, o técnico da equipe sub-19 alviverde, Eran Sherzer, comanda o verdão em mais uma partida.

Primeiro turno
O Bauru não tomou conhecimento do Palmeiras, e jogando em casa, venceu por 91 a 67. O jovem Ricardo Fischer foi o cestinha da partida, com 21 pontos.

 

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Sábado – dia 23/03, às 18h00

Rodrigo Bahia precisa de um ponto para 1.000 no NBB (João Pires/LNB)

1 pra 1.000
Um ponto. É o que o pivô Rodrigo Bahia, do Tijuca, precisa para completar 1.000 no NBB.

Ligeira vantagem
Joinville e Tijuca já se enfrentaram três vezes no NBB. Foram dois triunfos para os catarinenses e um para os cariocas.

Para retomar a posição
O Joinville foi superado pelo Flamengo na última rodada e, com o triunfo do Palmeiras sobre a Liga Sorocabana, a equipe catarinense caiu para a 16ª posição, a última antes da zona de rebaixamento. O time do técnico Ênio Vecchi não sabe o que é vencer há quatro partidas.

Pior ainda
Se o Joinville está preocupado com sua situação no campeonato, o Tijuca está ainda mais. A equipe carioca ocupa a última posição do campeonato, e não sente o gosto de uma vitória há oito rodadas.

Ex-time
O ala/pivô Diego Conceição, do Joinville, foi jogador do Tijuca na temporada passada.

Primeiro turno
Mesmo fora de casa, o Joinville derrotou o Tijuca, por 79 a 58. Thyago Aleo foi o nome do jogo, ao totalizar 18 pontos, sete rebotes e nove assistências.

 

Vila Velha/Garoto/UVV x Unitri/Universo – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Sábado – dia 23/03, às 19h00

Cipolini conseguiu um total de 44 de eficiência no clássico mineiro (João Pires/LNB)

O monstro de Uberlândia
No clássico da última quinta-feira, contra o Minas, fora de casa, o pivô Lucas Cipolini mandou no jogo e anotou gigantes 36 pontos, a maior pontuação de um jogador do Uberlândia na atual temporada.

Invicto
Em toda a história do NBB, o Uberlândia jamais perdeu para o Vila Velha. Foram cinco partidas, com cinco triunfos dos mineiros.

Para embalar de vez
Nesta partida contra o Vila Velha, a equipe do Uberlândia vai em busca de sua quarta vitória consecutiva no campeonato, importante para se firmar na terceira posição, pois é seguido de perto pelo Bauru, que tem a mesma campanha que os mineiros, que é de 20 triunfos em 29 partidas (69% de aproveitamento).

Primeiro turno
O Uberlândia superou o Vila Velha, em casa, por 73 a 64, com grande atuação do norte-americano Robert Day, autor de 18 pontos.

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Liga Sorocabana – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 23/03, às 19h00

Jefferson é o segundo jogador que mais rouba bolas na temporada (Luiz Pires/LNB)

Neto é o ladrão de bolas da atual temporada (João Pires/LNB)

Os ladrões de bolas
A partida marcará o duelo entre os dois jogadores que mais roubam bolas no NBB, os armadores Neto, da Liga Sorocabana (2,28 por jogo), e Jefferson Campos (2,04 por jogo).

Holloway é de 2
O norte americano Desmond Holloway, da Liga Sorocabana, é o segundo cestinha da temporada, com média de 20,48 pontos por confronto. Boa parte deste número vem através das bolas de 2 pontos. O gringo é o líder no fundamento, com média de seis tiros valendo dois pontos convertidos por jogo.

Primeiro turno
Com certa tranquilidade, a Liga Sorocabana bateu o Suzano, em casa, por 87 a 70. O destaque do jogo foi o norte-americano Holloway, com 29 pontos.