#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada

08-04-2013 | 12:03
Por Liga Nacional de Basquete

Maior reboteiro da história do NBB, Olivinha está próximo de ser o primeiro jogador a alcançar 1.500 rebotes; confira todas as informações das partidas desta segunda-feira

Flamengo x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas

 

Olivinha está a quatro rebotes de completar 1.500 no NBB (João Pires/LNB)

Invicto
Em duelos válidos pelo NBB, o Flamengo jamais perdeu para o Tijuca. Foram três partidas, com três vitórias rubro-negras.

1.500
O maior reboteiro da história do NBB, Olivinha, está há quatro rebotes de completar 1.500 em sua trajetória na competição.

Ex-flamenguistas
Enfrentar o Flamengo será sempre marcante para o armador Fred, do Tijuca. O jogador de 32 anos foi jogador do Flamengo nas quatro temporadas anteriores do NBB. Outro que já vestiu as cores rubro-negras foi Marcellus, que atuou no time da Gávea na primeira edição do NBB.

Ex-tijucano
O armador do time da Gávea, Gegê, defendeu as cores do Tijuca na temporada passada do NBB.

Melhor ataque x pior ataque
O clássico carioca marcará o confronto do melhor ataque, o líder Flamengo, que tem média de 90,38 pontos por jogo, e o Tijuca, que faz em média 70,03 tentos por partida.

O destaque é Marquinhos
O ala do Flamengo é o cestinha do campeonato, com média de 21,09 pontos por jogo. Além disso, o camisa 11 rubro-negro é o jogador mais eficiente da competição, com média de 22,34 de valoração por confronto.

300 tiros
Dois jogadores do Flamengo podem atingir marcas neste clássico carioca. Marquinhos e Duda estão empatados em bolas de 3 pontos convertidas na história do NBB, com 298 cada. Se converterem mais duas, os atletas do time da Gávea chegarão à 300 na competição.

Primeiro turno
Mesmo com o Tijuca tendo o mando de jogo, o Flamengo não teve dificuldade para sair com a vitória, por 94 a 70. O cestinha da partida foi Marquinhos, com 24 pontos.

 

Vivo/Franca x São José Unimed – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas

Leve vantagem
Franca e São José já se enfrentaram 15 vezes no NBB, com oito triunfos para os joseenses e sete para os francanos.

Uma “varrida” para cada lado
As equipes já duelaram duas vezes por quartas de final do NBB. A primeira foi na temporada 2010/2011, em que o Franca venceu a série melhor de cinco por 3 a 0. Na edição seguinte, o São José deu o troco e avançou às semifinais levando a melhor também por 3 a 0.

Nunca centenários
Nas 15 partidas já realizadas entre francanos e joseenses, nenhum os times ultrapassou os 100 pontos no placar.

Ex-francano
O ala do São José, Dedé, defendeu as cores do Franca na terceira edição do NBB.

Teichmann é o líder de tocos da equipe francana (Luiz Pires/LNB)

 

A melhor defesa
Grande parte da boa campanha do Franca nesta edição do NBB se deve à sua forte defesa. A equipe é a que menos sofre pontos na temporada (71,68/jogo). Além disso, o time do interior paulista lidera o ranking de roubos de bola do campeonato, com média de 10,22 desarmes por partida. Para completar, os francanos tem a maior média de tocos do torneio (3,63/jogo).

Distribuidor
O armador do São José, Fúlvio, é o jogador que mais dá assistências na atual temporada, com média de 8,18 passes perfeitos por partida.

Distribuidores
Não é só Fúlvio que se destaca no fundamento. O São José é o líder em assistências na quinta edição do NBB, com média de 17,94 servidas por confronto.

Primeiro turno
Jogando em casa, o São José superou o Franca, pelo placar de 87 a 66, na partida que marcou a assistências de número 800 do armador Fúlvio, que foi o destaque do confronto, com 18 pontos e 13 passes decisivos.

 

Winner/Kabum/Limeira x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas

O ala Fernando Mineiro completou 500 rebotes no NBB (João Pires/LNB)

Chegou aos 500
Com seus cinco rebotes na derrota para o Palmeiras, fora de casa, o ala/pivô do Limeira, Fernando Mineiro, ultrapassou a marca dos 500 rebotes no NBB.

900
O experiente pivô do Joinville, Ricardo Probst, precisa pegar seis rebotes para atingir os 900 em sua trajetória no NBB.

Vantagem catarinense
Limeira e Joinville já se enfrentaram 16 vezes no NBB, com 11 triunfos para os catarinenses e cinco para os limeirenses.

Dois playoffs
As equipes já duelaram duas vezes pelas séries decisivas do NBB: na primeira edição do torneio, nas quartas de final, em que o Joinville avançou à semifinal levando a melhor por a 3 a 1. E na última temporada, pelas oitavas de final, em que o time de Santa Catarina venceu a série melhor de cinco novamente, desta vez, pelo placar geral de 3 a 2.

Por um degrau a mais
Uma vitória neste confronto será de suma importância para o Limeira, pois a equipe ficará empatada em aproveitamento com a Liga Sorocabana (44,1%), e subirá para a 11ª posição porque leva vantagem sobre o time de Sorocaba pelo confronto direto.

Primeiro turno
Em terras catarinenses, o Joinville levou a melhor, por 77 a 62, com grande atuação de Victor Correia, que registrou 18 pontos.

Ainda fora
O armador titular do Joinville, Thyago Aleo, segue fora da equipe devido a uma lesão no tornozelo.