#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 5 – Parte 1

17-11-2014 | 07:34
Por Liga Nacional de Basquete

Reboteiro do NBB 7, pivô Shilton, hoje Minas, reencontrará seu ex-clube, o Flamengo, pela 1ª vez desde sua saída; veja tudo sobre os jogos desta terça-feira

Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Terça-feira – dia 18 de novembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Jefferson William, do Bauru

Jefferson é o cestinha do NBB 7, com média de 25,0 pontos por jogo (Henrique Costa/Bauru Basket)

Cestinha do NBB 7
Após duas semanas de disputas, o ala/pivô Jefferson William, do Bauru, é o cestinha da atual temporada do NBB, marcando em média 25,0 pontos por partida.

Não muito longe
O ala/armador norte-americano Desmond Holloway, do Paulistano, aparece em 3º na lista de cestinhas do NBB 7, com 23,2 pontos marcados por jogo.

Panela nova
O duelo marcará a estreia da nova quadra instalada do Ginásio Panela de Pressão, que recebeu novo par de tabelas, piso flutuante e placar eletrônico especial para basquete, oriundos da parceira entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e o Ministério do Esporte.

Garçom
O armador Ricardo Fischer, do Bauru, é o atleta que possui a melhor média de passes resultante em cestas na atual temporada do NBB, média de 7,0 assistências por partida.

Parelho
Bauru e Paulistano já se enfrentaram em 15 partidas válidas pelo NBB e o time do interior de São Paulo leva vantagem com oito vitórias, contra sete do Paulistano.

Porém…
Apesar do equilíbrio no confronto direto entre as duas equipes, os bauruenses detém o ótimo aproveitamento de sete vitórias, contra apenas uma do Paulistano, atuando como mandante.

Marcou
O Bauru conquistou seu título estadual de 2013 em cima do Paulistano, ao vencer a série da decisão por 3 a 0.

O Bauru conquistou o título do Campeonato Paulista 2013 em cima do Paulistano (Caio Casagrande/Bauru Basket)

O Bauru conquistou o título do Campeonato Paulista 2013 em cima do Paulistano (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Triunfo no último encontro
A única vitória do Paulistano atuando como visitante contra o Bauru no NBB foi conquistada na última temporada do campeonato nacional.

Gatilho #1
Além de cestinha do campeonato, Jefferson é o atleta que detém o maior número de arremessos para 3 pontos do NBB 7, média de 4,5 arremessos certeiros de longe por partida.

Holloway, do Paulistano

Holloway é o jogador que mais acerta bolas de 2 pontos no NBB 7 (Fábio Figueiredo/Divulgação)

Gatilho #2
Já Holloway, é o jogador com a melhor média de arremessos certos para 2 pontos, 7,2 conversões de bola para 2 pontos por partida disputada no NBB 7.

Melhor atuação #1
Dois atletas do Bauru conseguiram as melhores marcas de seus carreiras na categoria rebotes em partidas contra o Paulistano. No NBB2, quando defendia as cores do Minas Tênis Clube, o pivô Murilo Becker saiu de quadra com 19 rebotes recuperados contra o Paulistano, melhor marca de sua trajetória no NBB. Já na sexta edição, ainda como jogador do São José/Unimed, Jefferson William também conseguiu a melhor marca de sua carreira em rebotes ao terminar partida contra o Paulistano com 16 rebotes recuperados.

Melhor atuação #2 
Pelo lado do Paulistano também tem jogador com grandes históricas contra o Bauru. No NBB 5, defendendo as cores da Liga Sorocabana, Holloway saiu de quadra contra o Bauru com 37 pontos, melhor pontuação de sua carreira no NBB.

Ataques semelhantes
Bauru e Paulistano possuem ataques parecidos. O time de Bauru tem o segundo melhor ataque do NBB, com 91,0 pontos por jogo. Já o Paulistano, tem o terceiro melhor, 87,7 pontos de média.

 

Franca Basquetebol x Liga Sorocabana – Ginásio Pedrocão, em Franca São Paulo – Terça-feira – dia 18 de novembro, às 20 horas

Cauê Borges, da Liga Sorocabana

Destaque da Liga Sorocabana, Cauê Borges reencontrará o Franca pela 1ª vez no NBB desde sua saída (Carolina Bertolli/Focalize)

Reencontro
A partida entre Franca e Liga Sorocabana marcará o reencontro do ala/armador Cauê Borges, hoje atleta da Liga Sorocabana, com a equipe em que defendeu nas últimas duas temporadas do NBB.

Soberania francana
Franca e Liga Sorocabana já se enfrentaram em nove partidas válidas pelo NBB e a equipe francana saiu de quadra com a vitória em 100% destes jogos.

Foi muito bem
O ala/pivô Lucas Mariano, do Franca, foi o cestinha do confronto entre as duas equipes na última temporada do NBB, ao conquistar média de 14,5 pontos por partida.

Preciso
O ala argentino Marcos Mata conseguiu desempenho quase perfeito na última partida do Franca, diante do Macaé, no qual terminou a partida com 21 pontos em 23 tentados, com apenas um arremesso errado.

Invicto em casa
Na atual temporada do NBB, o Franca disputou duas partidas no Ginásio Pedrocão e saiu de quadra com a vitória nas duas vezes.

Parecidos
O desempenhos ofensivo do Franca e da Liga Sorocabana no NBB 7 são semelhantes. O time francano tem o sexto melhor ataque do NBB, com 82,2 pontos por jogo. Já a Liga Sorocabana, tem o quarto melhor, 86,5 pontos de média.

 

Minas Tênis Clube x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Terça-feira – dia 18 de novembro, às 20 horas

Shilton_MIN

Shilton encontrará o Flamengo pela 1ª vez desde sua saída (Orlando Bento/Minas T.C.)

Especial
Reboteiro do NBB 7, com média de 11,0 sobras por partida, o pivô Shilton, do Minas, fará, nesta terça-feira, seu  primeiro reencontro com o Flamengo, clube em que jogou nas duas últimas temporadas e conquistou dois títulos do NBB e foi campeão da Liga das Américas.

Larga vantagem
Em 12 duelos já realizados entre as duas equipes na história do NBB, o Flamengo venceu dez e o Minas apenas duas.

Foi no NBB 6
Uma das vitórias do Minas sobre o Flamengo foi na temporada passada, em que, na mesma Arena Minas, palco do duelo desta terça-feira, o clube de Belo Horizonte superou os cariocas pelo largo placar de 84 a 66.

Lar doce lar
Diante do invicto Flamengo, o Minas fará sua primeira partida como mandante na temporada 2014/2015 do NBB.

Not here!
O pivô norte-americano do Flamengo, Jerome Meyinsse, é o líder em tocos do NBB 7, com média de 2,33 rejeições por duelo.

3 pra 300
Pelo lado do Minas, o também norte-americano Robby Collum está prestes e completar 300 bolas de 3 pontos na história do NBB. Para isso se concretizar, o jogador precisa converter três tiros de longa distância.

Ataques opostos
A partida desta terça-feira na Arena Minas reunirá o melhor e o pior ataque da sétima edição do NBB, Flamengo (92,67 pontos por jogo) e Minas (63,33 pontos por jogo).

Defesas também
Embora tenha o melhor ataque do NBB, o Flamengo é o time que mais sofreu pontos até aqui na competição, com 87,33 por partida, bem diferente do Minas, que em suas três partidas, permitiu a seus adversários apenas 67,33 pontos, terceira melhor marca do campeonato.

 

Unitri/Pilhas Energizer x Macaé Basquete – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Terça-feira – dia 18 de novembro, às 20 horas

Uberlândia e Macaé se enfrentaram no Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas T.C.)

Uberlândia e Macaé se enfrentaram no Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas T.C.)

Quem vence a 1ª?
Uberlândia e Macaé ainda não venceram no NBB 7 e farão uma briga acirrada pelo primeiro triunfo na sétima edição do maior campeonato do país.

Empatados
As duas equipes já se enfrentaram duas vezes na história do NBB, na temporada passada, com uma vitória para cada lado, ambas vindas do clube que jogou em casa.

Repeteco
Uberlândia e Macaé se enfrentaram também pelo Campeonato Mineiro 2014. Na partida realizada entre os dois, os macaenses ficaram com a vitória na prorrogação.

Garrafão forte
O Uberlândia é o quarto time que mais pega rebotes na atual temporada do NBB, com média de 38,0 sobras apanhadas por duelo, e tem como principal destaque no fundamento o ala/pivô Rodrigo Silva, que recolhe em média 9,5 ressaltos por confronto.

Pode estrear
Contratado com o NBB 7 em andamento, o pivô norte-americano O’Neal Mims poderá fazer, nesta terça-feira, sua estreia com a camisa do Uberlândia. O jogador ficou de fora das duas primeiras partidas do time mineiro no campeonato por conta de problemas com sua documentação, no entanto, está regularizado e à disposição do técnico Arturo Alvarez para enfrentar o Macaé.