#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 6

07-12-2012 | 07:03
Por Liga Nacional de Basquete

Betinho vem fazendo a melhor temporada da carreira: todas as informações sobre as partidas da sexta rodada da temporada 2012/2013 do NBB

Mogi das Cruzes/Helbor x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado, 08/12, 16h00 (SPORTV)

Babby é uma das esperanças do Mogi das Cruzes para voltar a vencer (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Encerrar o jejum
O Mogi das Cruzes tenta quebrar uma série incômoda. A equipe está há três jogos sem vencer no NBB 2012/2013 – só ganhou na estreia, contra a Liga Sorocabana, em casa.

Confronto nº1
Mogi das Cruzes e Limeira se enfrentam pela primeira vez na história do NBB.

200
É o número de rebotes que o ala Guilherme Filipin chegará no NBB ao pegar um rebote na partida deste sábado.

Carter fora por um mês
O norte-americano Omar Carter, do Limeira, ficará fora de combate por um mês. Uma ressonância magnética identificou uma lesão no  músculo adutor da coxa direita, afastando o jogador das quadras por 30 dias.

 

São José/Unimed x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – Sábado, 08/12, 18h00

Thyago Aleo e Ricardo Probst são uns dos destaques da equipe na temporada (Jacsson Zanco/Divulgação)

Boa fase
Depois de perder os dois primeiros jogos da temporada (contra Pinheiros e Paulistano fora de casa), o Joinville engatou uma sequência de três vitórias – Minas e Vila Velha em casa, e Mogi das Cruzes fora, com dois lances livres com o cronômetro já zerado.

Superioridade catarinense
Em oito partidas disputadas entre as equipes no NBB, o Joinville venceu cinco, e o São José três.

Mas..
O São José venceu os últimos dois confrontos.

Garçom NBB
Fúlvio é o jogador com maior média de assistências na temporada 2012/2013. Com 8 passes perfeitos por partida, ele é o garçom da competição junto com Jefferson, de Suzano, com média igual a dele.

Melhores temporadas
Nessa temporada, o ala/pivô Ricardo Probst tem suas melhores médias da carreira. Ele quase triplicou sua média de pontos (14,6), quase dobrou a de rebotes (7,8), e dobrou a de minutos (34,6) em relação à temporada passada.

É o mesmo caso do armador Thyago Aleo, que tem suas melhores médias da carreira em pontos (11), assistências (5) e minutos (33)

Último confronto
Na temporada 2011/2012, o São José venceu o Joinville na partida mais recente entre as duas equipes por 93 a 82, em São José dos Campos.

 

Icatu/Minas x Palmeiras – Arena Vivo, Belo Horizonte (MG) – Sábado, 08/12, 18h00

Betinho é o destaque do Minas e faz a melhor temporada de sua carreira até agora (Orlando Bento/Minas TC)

Centenário
Nenhum time havia chegado a uma contagem centenária até o Minas fazer 100 pontos em uma mesma partida nesta temporada do NBB. Foi na rodada passada, na vitória por 100 a 78 sobre o Suzano, em casa (o Franca também fez mais de 100 pontos na rodada anterior ao vencer o Tijuca por 101 a 75).

Melhor marca
Betinho fez 32 pontos contra o Tijuca na rodada anterior e passou a ser até agora o jogador que mais fez pontos em uma só partida nesta temporada do NBB.

Que temporada!
Dos jogadores que disputaram mais de uma partida, o ala Betinho está com a melhor média de pontos do campeonato e também de sua carreira (21,5)

Ex-time
O ala Jordan Burger atuou pelo Minas na temporada passada do NBB e faz o primeiro jogo contra seu antigo clube.

Confronto de cestinhas
A partida marcará o confronto dos dois cestinhas do campeonato, Betinho (21,5) e Caleb Brown (20,3). São as melhores médias de pontos da competição dentre os jogadores que já disputaram mais de uma partida.

Confronto nº1
Minas e Palmeiras se enfrentam pela primeira vez na história do NBB.

 

Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Sábado, 08/12, 19h00

Problemas como visitante
Tijuca já fez três jogos fora de casa no NBB 2012/2013, sem nenhuma vitória.

Já valeu vaga
O Tijuca está disputando o NBB pela segunda vez na história, mas o confronto do time carioca com o Uberlândia já se repetiu várias vezes. Isso porque as duas equipes se cruzaram nas oitavas de final da temporada passada. Os tijucanos chegaram a surpreender fazendo 1 a 0, mas os mineiros fizeram valer a vantagem de mando de quadra e fechou a série melhor de cinco jogos em 3 a 1.

Só uma vitória
A vitória do Tijuca no primeiro jogo dos playoffs de oitavas do NBB 2011/2012 foi a única sobre o Uberlândia em seis partidas.

Melhor Gruber
Essa é a melhor temporada da carreira do ala/pivô Luis Gruber, do Uberlândia. Ele quase dobrou sua média de pontos em relação a temporada passada (18), e nunca jogou tantos minutos, com média de 31.

Último confronto
O duelo mais recente entre Uberlândia e Tijuca é justamente o quarto jogo da série de oitavas de final da temporada passada, que definiu os playoffs. Mesmo jogando fora de casa, os mineiros bateram os cariocas por 81 a 74.

 

SKY/Basquete Cearense x Paschoalotto/Bauru – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado, 08/12, 19h00

Jeff Agba pode atingir a marca de 1.400 pontos no NBB (Sergio Domingues/HDR Photo)

Ao contrário
Até agora, está valendo mais à pena jogar fora de casa para o Bauru. Jogando em São José dos Campos e em Mogi das Cruzes nas duas primeiras rodadas, foram duas vitórias. Mas quando jogou no Ginásio Panela de Pressão contra Uberlândia e Franca, perdeu as duas.

Pilar 500
Se fizer sete pontos nessa partida, o ala/pivô Pilar alcançará a marca de 500 pontos no NBB.

Confronto nº1
Basquete Cearense e Bauru se enfrentam pela primeira vez na história do NBB.

Incríveis 1.400
Se fizer dois pontos, o pivô norte-americano de Bauru, Jeff Agba, atingirá a marca de 1.400 pontos no NBB

 

Vila Velha/Garoto/UVV x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio Tartarugão, Vila Velha (ES) – Sábado, 08/12, 19h00

Evolução
Com a vitória sobre o Palmeiras, o Vila Velha chegou a duas vitórias nesta temporada, superando a campanha realizada no NBB 2011/2012, em que a equipe capixaba ganhou apenas uma partida.

Em busca da primeira glória
O Suzano, que faz a primeira participação no NBB, é a única equipe que ainda não venceu na temporada 2012/2013. Três jogos, três derrotas – todas fora de casa.

Confronto nº1
Vila Velha e Suzano se enfrentam pela primeira vez na história do NBB.

Ex-casa
O ala/armador do Suzano, Jefferson Campos, disputou o NBB pelo Vila Velha na temporada passada.

Outro Garçom NBB
Com média de 8 assistências por jogo, o armador de Suzano,  Jefferson tem a melhor média de passes perfeitos da competição, empatado com Fúlvio, do São José.

Boa contratação
Mesmo com a derrota para o Minas, fora de casa, a novo pivô do Suzano, Alex Passlongo fez uma boa estreia, com 11 pontos.