#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades Rodada 1 – Parte 2

04-11-2014 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Caçula do NBB 7, Rio Claro busca manter bom retrospecto dos debutantes em suas partidas de estreia; veja tudo sobre os jogos desta quarta

Rio Claro Basquete x Palmeiras/Meltex – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Quarta-feira – dia 05 de novembro, às 20 horas

Quatro vitórias em sete jogos
Até hoje, nove novas equipes entraram na disputa do NBB desde sua primeira edição. Em partidas de abertura de temporada, estes clubes estreantes possuem campanha de quatro vitórias em sete partidas.

No NBB 5 (Palmeiras x Suzano) e também no NBB 6 (Macaé x Goiânia), tivemos partidas de abertura entre dois novatos.

NBB2 – Londrina estreou com derrota para o Joinville
NBB3 – Vitória estreou com derrota para o Pinheiros
NBB4 – Tijuca estreou com derrota para o Pinheiros e a Liga Sorocabana com vitória sobre o Espírito Santo
NBB5 – Basquete Cearense estreou com derrota para o Uberlândia, o Palmeiras estreou com vitória sobre o também estreante Suzano.
NBB6 – Macaé estreou com vitória sobre o também novato Goiânia.

Faz a diferença
Contando com uma fanática torcida, o Ginásio Felipe Karam, casa do Rio Claro, com capacidade para 3 mil pessoas, se torna um verdadeiro caldeirão e os números da equipe rio-clarense jogando em casa são muito favoráveis. Durante a campanha da Liga Ouro 2014, o Rio Claro terminou com oito vitórias em nove jogos disputados em sua casa.

Já em partidas válidas pelo Campeonato Paulista 2014, o aproveitamento positivo se manteve e o Rio Claro fechou a competição vencendo quatro de seis jogos realizados em seu ginásio.

Rio Claro conta a ajuda de sua fanática torcida para surpreender em seu primeiro ano no NBB (Luiz Pires/LNB)

Rio Claro conta com a ajuda de sua fanática torcida para surpreender em seu primeiro ano na elite do basquetebol brasileiro (Luiz Pires/LNB)

Primeiro vencedor
Ao bater o Lins na Final por 3 a 1 na última temporada, o Rio Claro se tornou o primeiro clube a vencer a Liga Ouro, competição que dá ao campeão, uma vaga no principal campeonato de basquete do Brasil.

De volta à elite
Dono de cinco títulos estaduais (1987,1991,1993,1994 e 1995), de dois campeonatos nacionais (1992 e 1995) e também de uma Copa América e um campeonato Sul-Americano, ambos conquistados em 1995, o Rio Claro é um dos times mais vencedores das décadas de 80 e 90 está de volta à elite do basquete brasileiro.

Primeiro playoff
Ao terminar a fase de classificação na 11ª colocação da última temporada, o Palmeiras conquistou vaga para as Finais do NBB pela primeira vez na história. Nas oitavas, a equipe acabou eliminada pelo São José/Unimed, por 3 a 2.

O Palmeiras nunca perdeu uma partida de abertura do NBB, são duas vitórias em dois jogos (Léo Pinheiro/Divulgação)

O Palmeiras nunca perdeu uma partida de abertura do NBB, são duas vitórias em dois jogos (Léo Pinheiro/Divulgação)

100%
Caminhando para sua terceira participação no NBB, o Palmeiras saiu de quadra com a vitória nas duas partidas de abertura em que esteve envolvido, primeiro vencendo o Suzano no NBB5 e na temporada seguinte iniciando sua trajetória no campeonato com vitória importante contra o Bauru fora de casa.

Não foi bem
Jogando fora de seu ginásio durante a fase de classificação do NBB 6 e também durante as Finais da última temporada, o Palmeiras conseguiu sair de quadra como vencedor em apenas quatro das 19 partidas disputadas.

Desfalcados #1
Peças importantes do elenco do ‘caçula’ do NBB 7, o armador norte-americano Brandon Brown e o pivô Estevam, não estarão à disposição do técnico Chuí para entrarem em quadra neste primeiro jogo do Rio Claro no campeonato nacional.

Desfalcados #2
Após a confusão no Jogo 2 da fase quartas de final contra o São José, os pivôs Átila dos Santos e Rodrigo, foram suspensos e ainda precisam cumprir mais uma partida, com isso, o garrafão alviverde estará desfalcado em sua primeira partida do NBB 7.

Liga Sorocabana x Macaé Basquete – Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Quarta-feira – dia 05 de novembro, às 20 horas

Em sua primeira partida com a camisa do Macaé no NBB 7, De Bem enfrentará sua ex-equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

Em sua primeira partida com a camisa do Macaé no NBB 7, De Bem enfrentará sua ex-equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

Reencontro
Logo na primeira partida da temporada 2014/2015 do NBB, o pivô De Bem, hoje do Macaé, reencontrará a equipe em que defendeu temporada passada, onde disputou 28 partidas e teve médias de 4,8 pontos e 3,6 rebotes de média por jogo.

Tudo empatado
Liga Sorocabana e Macaé se enfrentaram apenas em duas ocasiões na história do NBB, ambas na última temporada, e cada uma das equipes venceu uma partida.

Foi muito bem
Durante as duas partidas entre as equipes na última edição do NBB, o armador norte-americano Jamaal Smith teve média de 16,0 pontos por jogo.

Histórico negativo
A Liga Sorocabana caminha para sua quarta participação em NBB. Na estreia das três temporadas que disputou, o time acumula apenas uma vitória e dois resultados negativos.

Porém…
A vitória conquistada pela equipe do interior de São Paulo em uma estreia de NBB foi contra o Espirito Santo, na única partida de estreia em que atuou em casa. Será que essa história se repete?

Quando estreou, venceu
Em sua única estreia que fez no NBB, o Macaé bateu o Goiânia, em seu ginásio, por 84 a 79.

Salvador
Autor de 16 pontos na primeira partida entre as duas equipes, o ala Schneider, foi o grande herói da Liga Sorocabana na última rodada da fase de classificação do NBB 6. Com bola salvadora no fim da partida contra o Minas, o atleta deu a vitória por dois pontos de diferença ao time do interior do estado de São Paulo e também manteve a equipe na elite do basquete brasileiro.

Precisa melhorar #1
A Liga Sorocabana venceu apenas seis das 16 partidas realizadas em seu ginásio na última temporada do NBB, totalizando um aproveitamento de 37,5% nas partidas do lado de sua torcida.

Precisa melhorar #2
Já o Macaé, sofreu com as partidas fora de seu ginásio no NBB 6 e terminou sua temporada de estreia na competição com apenas duas vitórias em 16 jogos feitos como visitante (12,5% aproveitamento).

Fora de combate
Destaques da equipe do litoral fluminense, os alas Marcio Dornelles e João Phylippe ainda se recuperam de lesões e estão fora da estreia do Macaé no NBB 7.