#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 11

18-12-2013 | 06:14
Por Liga Nacional de Basquete

Armador Jefferson Campos, do Mogi das Cruzes, pode atingir a marca dos 1.000 pontos na história do NBB; veja todas as informações das partidas da 11ª rodada

Destaque do Limeira, David Jackson enfrentará o Flamengo pela primeira vez no NBB (João Pires/LNB)

Destaque do Limeira, David Jackson enfrentará o Flamengo pela primeira vez no NBB (João Pires/LNB)

Winner/Kabum/Limeira x Flamengo – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Quinta-feira – dia 19/12, às 18h15 (SporTV)

Pela primeira vez
Esta será a primeira vez que o ala norte-americano David Jackson enfrentará o Flamengo na história. O atleta, destaque da campanha invicta do Limeira no NBB, atuou pela equipe rubro-negra na temporada 2011/2012.

2nd
Jackson é o segundo cestinha do NBB6, com média de 21,38 pontos por jogo.


O ala/pivô Olivinha, do Flamengo, é o dono da segunda maior média de rebotes da atual temporada do NBB, com média de 10,22 sobras por partida.

Líder x campeão
O duelo colocará frente a frente o líder invicto do NBB6, Limeira, e o atual campeão, Flamengo, que ocupa a terceira posição.

Cariocas em vantagem
No histórico do confronto entre Limeira e Flamengo no NBB, os rubro-negros venceram seis jogos e os limeirenses dois.

Faz tempo
A última vez que Limeira venceu o Flamengo foi no dia 03 de março de 2011, em duelo válido pela fase de classificação do NBB3, em que o time do interior paulista levou a melhor, em casa, por 79 a 69.

Outros reencontros
O ala/pivô Teichmann, do Limeira, defendeu as cores do Flamengo durante três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4), já o armador Hélio e o pivô Wagner estiveram lá nas quatro primeiras edições do maior campeonato de basquete do país.

Meyinsse fez aniversário nesta quarta-feira (Marco Aurélio/Divulgação)

Meyinsse fez aniversário nesta quarta-feira (Marco Aurélio/Divulgação)

Happy Birthday!
A partida contra o Limeira será especial para o pivô norte-americano do Flamengo, Jerome Meyinsse, que nesta quarta-feira, completou 25 anos. Feliz aniversário para ele!

Melhor defesa
Limeira é o dono da maior defesa do campeonato, com média de apenas 64,5 pontos sofridos por jogo.

Os mais eficientes
Limeira é o time mais eficiente da atual temporada do NBB, com média de 97,63 de valoração por confronto.

Último encontro
Foi no segundo turno da fase de classificação do NBB5, em que os rubro-negros sofreram, mas venceram o Limeira, fora de casa, por 80 a 75, em partida que também foi transmitida pelo SporTV.

Duelo da partida
Destaques das respectivas equipes, Ronald Ramon e Marcelinho Machado foram comparados em duelos diretos entre si e na atual temporada do NBB; Confira.

 

 

Paschoalotto/Bauru x Macaé Basquete – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

Tischer está prestes a completar 1.000 pontos e 600 rebotes no NBB (Sergio Domingues/HDR Photo)

Tischer está prestes a completar 1.000 pontos e 600 rebotes no NBB (Sergio Domingues/HDR Photo)

1.000 e 600
O pivô Lucas Tischer, do Bauru, está bem perto de atingir duas marcas. Se fizer 12 pontos contra o Macaé, o jogador completará 1.000 na história do NBB, e ao pegar seu primeiro rebote, o camisa 99 alcançará 600 sobras no campeonato.

Empatados
Bauru e Macaé estão empatados na 12ª posição, ambos com 33,3% de aproveitamento, porém, os macaenses levam ligeira vantagem, com três resultados positivos em nove duelos, enquanto os bauruenses acumulam duas vitórias em seis partidas.

Atípico
Se o campeonato terminasse hoje, o Bauru, equipe que marcou presença em todos os playoffs do NBB, ficaria de fora do grupo dos 12 primeiros colocados e, portanto, não avançaria às Finais. Macaé, por sua vez, seria o primeiro 12º segundo colocado da lista, ficando, assim, dentro do grupo dos classificados para as séries decisivas.

Pela recuperação
O Macaé não sabe o que é vencer há três partidas, enquanto o Bauru vem de derrota para o líder Limeira, jogando em casa, por 90 a 71.

 

Fred, do Macaé, pode chegar a 400 assistências no NBB (João Pires/LNB)

Fred, do Macaé, pode chegar a 400 assistências no NBB (João Pires/LNB)

400
O armador Fred, do Macaé, precisa dar apenas uma assistência para completar 400 na história do NBB.

De volta ao planeta Terra
Após perder os últimos dois jogos do Bauru no NBB por contusão, Larry Taylor, o “alienígena” reforçará o time do interior paulista nesta quinta-feira, ainda atuando menos tempo.

Gatilho afiado
O ala Fernando Fischer, do Bauru, é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada, com média de 4,5 tiros longos por jogo.

Vazados
Grande parte da campanha irregular que o Bauru faz neste início de NBB pode estar ligada a quantidade pontos que a equipe sofre. Os comandados de Guerrinha são donos da segunda pior defesa da atual temporada, com média de 83,0 pontos sofridos por partida.

Duelo da partida
Fernando Fischer e Duda Machado tiveram seus números na atual temporada comparados, além do confronto direto entre os dois no NBB; Confira.

 

São José/Unimed x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

Jefferson Campos pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Jefferson Campos pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Milésimo
O armador Jefferson Campos, do Mogi, está há seis pontos de atingir a marca de 1.000 na história do NBB.

Perto dos 1.000
Jeff Agba, pivô do Mogi, precisa de oito rebotes para atingir a marca de 1.000 no NBB.

Invicto
O São José nunca perdeu para o Mogi em duelos válidos pelo NBB. Foram duas partidas, ambas na temporada passada, e duas vitórias dos joseenses, a primeira por 38 e a segunda por 33 pontos de diferença.

Vai pegar fogo
A partida envolverá as duas equipes que mais pegam rebotes na atual temporada do NBB: São José, líder com 35,5 por jogo, e o Mogi, segundo colocado, com média de 35,20 por duelo.

Reboteiros
O ala/pivô Jefferson William, do São José, é o dono da maior média de rebotes do NBB6, que é de 11,13 por jogo. Já seu adversário mogiano, o pivô Daniel Alemão, é o terceiro colocado, com média de 9,3 sobras por duelo.

Engrenando
O São José vinha de quatro derrotas consecutivas no NBB, mas foi ao Rio de Janeiro e voltou com duas vitórias na bagagem, sobre Macaé e Flamengo. Agora, diante do Mogi, os comandados de Edvar Simões vão em busca de seu terceiro triunfo seguido.

Também embalado
Assim como o São José, o Mogi também está embalado no campeonato. A equipe dirigida pelo espanhol Paco García vem de duas vitórias consecutivas, contra Espírito Santo Basquetebol e Minas Tênis Clube, ambas em casa.

Para esquentar o caldeirão
As duas últimas vezes que o São José atuou em casa no NBB, saiu derrotado, para Bauru e Limeira.

Duelo da partida
Jefferson William x Daniel Alemão: confira os números dos dois jogadores na atual temporada e o confronto direto entre si; Confira.

 

Espírito Santo Basquetebol x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

6 a 0
O Uberlândia disputou seis jogos contra o Espírito Santo, antes chamado de Vila Velha, no NBB, e venceu os seis.

Cestinha e eficiente
O ala norte-americano da equipe mineira Robert Day não se contenta em ser apenas o cestinha do NBB6, com média de 22,8 pontos por jogo. Ele é também o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 23,3 de valoração por confronto.

Mão quente
Day ainda é o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na atual temporada, com 37 tiros convertidos, que resultam na segunda maior média do NBB6: 4,11 por jogo.

Para voltar a sorrir
O Espírito Santo conquistou duas vitórias nas suas duas primeiras partidas do NBB. Porém, não manteve o bom ritmo e foi derrotado nos últimos cinco duelos.

Valtinho pode pegar seu 600º rebote na história do NBB (João Pires/LNB)

Valtinho pode pegar seu 600º rebote na história do NBB (João Pires/LNB)

Servindo
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o atleta que mais distribui assistências na atual temporada do NBB, com média de 7,2 passes perfeitos por partida.

Garçons
O Uberlândia é o time que mais dá assistências no NBB6, com média de 17,56 servidas por confronto.

600
Valtinho é o líder em assistências, mas é em rebotes que o atleta pode completar uma boa marca. Se pegar quatro sobras, o experiente armador atingirá os 600 em sua trajetória no NBB.

Duelo da partida
Destaques das respectivas equipes, os Robert Day e Eddy tiveram seus números na atual temporada e em confrontos diretos comparados e protagonizam o duelo da partida; Confira.

 

Minas Tênis Clube x Vivo/Franca – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

500
Principal condutor da garotada do Franca, o armador argentino Juan Pablo Figueroa está prestes a completar 500 assistências no NBB. Para isto se concretizar, o camisa 8 precisa distribuir quatro passes perfeitos.

Francanos na frente
Em dez duelos já realizados entre as duas equipes na história do NBB, Franca levou a melhor em sete e o Minas em três.

Quase em casa
Franca venceu os últimos dois jogos diante do Minas realizados na Arena Vivo pelo NBB, por 78 a 73 e 60 a 58, respectivamente.

Próximos
Enquanto o Minas é o 11º colocado e estaria classificado para as Finais se o campeonato acabasse hoje, o Franca ocupa a 12ª colocação, empatado com Macaé e Bauru, e estaria de fora dos playoffs por estar em desvantagem contra os macaenses.

Ferrolho
O Minas tem a segunda melhor defesa do NBB6, com média de 70,43 pontos sofridos por duelo, além de ser o time que menos toma bolas de 3 pontos por jogo: apenas 5,14 por confronto.

Reencontro
O ala francano Cauê Borges vestiu a camisa do Minas durante a temporada 2010/2011 e 2011/2012 do NBB, antes de acertar seu retorno ao clube da Capital do Basquete.

Já esteve do outro lado
Wanderson, ala/pivô do Minas, atuou pelo Franca na quarta edição do NBB.

Duelo da partida
O embate individual que promete sair faísca entre Minas e Franca é o dos armadores: Elinho e Figueroa tiveram seus números comparados e são os protagonistas do duelo da partida; Confira.

 

Paulistano/Unimed x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

9 a 1
No histórico do confronto entre Paulistano e Brasília no NBB, o time da capital federal levou a melhor em nove jogos e o clube de São Paulo em apenas um.

Há dois anos…
Essa única vitória do Paulistano sobre o Brasília foi marcante. No primeiro turno do NBB4, quase dois anos atrás, no dia 17 de dezembro de 2011, os alvirrubros paulistas superaram os candangos por largos 120 a 93, em partida espetacular do ala/pivô paraguaio Guillermo Araujo, autor de incríveis 40 pontos.

Gatilho afiado
O Brasília é o time que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB, com média de 11,22 tiros longos certos por jogo.

Para engrenar de vez
O Brasília foi derrotado pelo Palmeiras, em casa, no último sábado, mas na segunda-feira, superou o Macaé, no ginásio adversário, e voltou a vencer no NBB.

Bruno Felipe defendeu o Paulistano na temporada passada (João Pires/LNB)

Bruno Felipe defendeu o Paulistano na temporada passada (João Pires/LNB)

Trocou de lado
O jovem armador Bruno Felipe, hoje no Brasília, defendeu as cores do Paulistano na última temporada do NBB.

Engrenado
O Paulistano vem de quatro vitórias consecutivas no NBB, contra Mogi, Basquete Cearense, Uberlândia e Franca.

Último encontro
Foi no segundo turno da temporada passada, em que os candangos, fora de casa, superaram o Paulistano, por 82 a 77.

Duelo da partida
Mais uma vez o destaque vai para os armadores: Pelo lado do Paulistano, o norte-americano Dawkins, contra Nezinho, do Brasília. Os números dos dois atletas na atual foram comparados, além dos desempenhos em confrontos diretos.

 

Liga Sorocabana x Universo/Goiânia – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 19/12, às 20h00

Embalado em casa
Apesar de vir de de duas derrotas consecutivas, para Franca e Uberlândia, ambas fora de casa, os sorocabanos venceram os dois últimos jogos que fez jogando diante de seu torcedor, no Ginásio Gualberto Moreira, contra Mogi das Cruzes e Basquete Cearense.

Embalado fora
Já o Goiânia levou a melhor nas duas últimas partidas que fez fora de casa, com vitórias sobre Franca e Uberlândia.

Buracos
A Liga Sorocabana sofre em média 84,78 pontos por jogo e tem a pior defesa do NBB 2013/2014.

Trocou de lado
O pivô Lacerda, do Goiânia, defendeu as cores da Liga Sorocabana na temporada passada do NBB.

Duelo da partida
Os alas Schneider, da Liga Sorocabana, e Diego, do Goiânia, tiveram seus números analisados e comparados no duelo da partida.