#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De tirar o fôlego

03-04-2013 | 04:34
Por Liga Nacional de Basquete

Na reta final da fase de classificação do NBB 2012/2013, Uberlândia e Pinheiros fazem confronto direto na briga por vaga no G-4

 

Partida colocará frente a frente os norte-americanos Robert Day, do Uberlândia, e Shamell, do Pinheiros (Montagem/LNB)

A fase de classificação da atual temporada do NBB está chegando ao fim. Com isso, a briga pelas duas vagas restantes no grupo dos quatro primeiros colocados segue pegando fogo e Unitri/Universo e Pinheiros/SKY farão um importante capítulo desta disputa. Terceiro e quinto colocados, respectivamente, os times travarão um confronto direto por uma vaga no G-4, em partida a ser disputada nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG).

Com 22 vitórias em 31 partidas disputadas (71% de aproveitamento), a equipe do triângulo mineiro ocupa a terceira colocação na tabela de classificação, enquanto que o clube da capital paulista vem duas posições abaixo, com os mesmos 22 triunfos, mas com um jogo a mais (68.8% de aproveitamento). Entre as duas equipes, no quarto lugar, aparece o Paschoalotto/Bauru, dono do mesmo desempenho do esquadrão pinheirense.

Caso saia vencedor ao lado de seu torcedor, o time uberlandense abrirá vantagem em relação a seus concorrentes e ficará muito próximo de confirmar, com antecedência, sua passagem direta para as quartas de final do campeonato nacional, assim como os já garantidos Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, líder e vice-líder, respectivamente.

Porém, caso a vitória fique com o Pinheiros, a equipe da cidade de São Paulo ultrapassará Uberlândia, que pode até cair para o quinto posto na tabela, caso Bauru derrote o Vila Velha/Garoto/UVV, em outro duelo a ser disputado nesta quinta-feira.

“Como qualquer outro jogo, este será decisivo para nós. Estamos sofrendo com desfalques durante toda temporada e não conseguimos ter nosso time completo em nenhum jogo. Mas, nosso time tem mostrado muita vontade e superação e tem conseguido jogar em ótimo nível. Sabemos da situação na tabela, mas preferimos não analisar o jogo desta maneira. Nosso time tem a mentalidade de jogar todos os jogos como se fosse o último da vida e com muita concentração. E é assim que vamos entrar em quadra nesta quinta-feira”, disse o experiente técnico uberlandense, Hélio Rubens.

O confronto entre mineiros e paulistas tem tudo para ser equilibrado. Com campanhas parecidas, os times também tem outro ponto em comum: a facilidade para pontuar. Os comandados do técnico Cláudio Mortari são donos do terceiro melhor ataque da competição, com 87,09 pontos por jogo, e os representantes do Estado de Minas Gerais vêm logo atrás, na quarta posição, donos de uma média de 83,9 tentos por partida.

Além disso, cada equipe possui um atleta na lista dos cinco maiores cestinhas da temporada e ambos são norte-americanos. Com médias de 18,58 e 18,48 pontos por confronto, Robert Day e Joe Smith ocupam a quarta e quinta colocações na relação de todo o campeonato e são os principais pontuadores de Uberlândia e Pinheiros, respectivamente.

Em boa fase na competição, o time da capital paulista está confiante para o duelo. A equipe vem de três vitórias consecutivas no NBB, sendo duas delas sobre os dois primeiros colocados, Flamengo e Brasília (o outro triunfo foi sobre a Liga Sorocabana).

“Essas últimas vitórias nos dão muita força e são importantes para que a gente mantenha uma boa sequência. Assim, entramos fortes nos playoffs, além de recuperarmos o nosso melhor jogo, com todos os atletas recuperados de contusão”,  comentou o norte-americano Shamell, herói do triunfo pinheirense sobre o time rubro-negro, na última segunda-feira.

Enquanto isso, o time mineiro passou por uma situação ruim durante a semana de preparação para a partida. No treinamento da última segunda-feira, o armador Helinho se chocou com seu companheiro de time Estevam e levou a pior. A pancada ocasionou uma fratura na face do armador, que precisou ser levado à UTI de um hospital local.

Apesar do susto, o filho do técnico Hélio Rubens passa bem e inclusive já recebeu alta. Porém, o treinador uberlandense garante que o elenco não se abalou e que o ocorrido servirá como uma motivação extra para os jogadores.

“Claro que em um primeiro momento, o clima foi de apreensão e tristeza, porém, o time já superou isso. Sabemos que qualquer jogador está sujeito a sofrer uma lesão como essa, mas o importante é que está tudo bem com o Helinho. Agora que ele já teve alta, tenho certeza de que ele irá falar com o resto do elenco para motivar ainda mais a equipe para o duelo com o Pinheiro, embora todos tenham ficado muito tristes com o ocorrido”, concluiu Hélio Rubens.

No duelo do primeiro turno, mesmo jogando em São Paulo, o Uberlândia levou a melhor sobre o Pinheiros. Com uma ótima atuação do ala/armador norte-americano Robby Collum, autor de 29 pontos, a equipe mineira venceu o confronto realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, pelo placar de 92 a 87.