#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta

29-04-2013 | 12:13
Por Liga Nacional de Basquete

Após ficar mais de duas semanas treinando, Flamengo abre série de quartas de final, nesta segunda-feira, diante do embalado Paulistano

Marquinhos foi o grande destaque do Flamengo na fase de classificação (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

A última vez que o Flamengo entrou em quadra pelo NBB 2012/2013 foi no dia 10 de abril, no encerramento da fase de classificação, diante do Suzano/Cesumar/Campestre. Equipe de melhor campanha da etapa inicial do campeonato, o clube carioca teve o direito de avançar direto ás quartas de final da maior competição de basquete do país. Agora, depois de 18 dias apenas treinando, o time comandado pelo técnico José Neto iniciará a busca por uma vaga nas semifinais, contra o Paulistano/Unimed, nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP).

Para chegar entre os quatro melhores times do NBB, o clube da Gávea não terá vida fácil. O rival vem embalado pela classificação heroica nas oitavas de final diante do SKY/Basquete Cearense, com direito a um triunfo no quinto e decisivo jogo no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

“Não vejo muito prejuízo para eles em relação ao cansaço. Essa série de oitavas deu ritmo para eles, ainda mais pela maneira que eles ganharam e na minha visão foi mais benéfica do que prejudicial. Eles estão com moral pela classificação nas oitavas e tenho certeza de que a partida desta segunda-feira será muito dura”, alertou o técnico flamenguista, José Neto.

Na fase de classificação, o Flamengo venceu os dois duelos entre as duas equipes, mas de maneiras distintas. No primeiro turno, atuando ao lado de sua torcida, o time carioca triunfou com tranquilidade, por 94 a 70. Enquanto isso, na segunda metade da fase de classificação, na capital paulista, o esquadrão rubro-negro levou a melhor sobre os comandados do técnico Gustavo De Conti por apenas um ponto (94 a 93), graças a uma ótima exibição do ala Marquinhos, que anotou 27 pontos no jogo, sendo 15 deles no último período.

“Sem dúvida será uma série muito equilibrada. O NBB já mostrou nas oitavas de final que é um campeonato muito equilibrado e tenho certeza de que esta igualdade entre as equipes aumentará ainda mais nas quartas de final. O Paulistano tem o mérito de ter ganhado uma série dura nas oitavas e é uma equipe que joga muito bem contra adversários teoricamente mais fortes. Eles já mostraram isso na fase de classificação, mas nós nos preparamos muito bem para sair com a vitória nesse confronto duro de playoff”, completou Neto.

Do outro lado, o clube da cidade de São Paulo participará pela primeira vez das quartas de final na história. Junto da classificação inédita, o Paulistano também somou suas primeiras vitórias nas Finais do NBB. Em todas as outras oportunidades em que participou da fase oitavas de final, a equipe acabou eliminada por três jogos a zero (2009/2010 para o Pinheiros/SKY, 2010/2011 para o Paschoalotto/Bauru e 2011/2012 para o Vivo/Franca).

“Essa classificação inédita às oitavas de final nos dá uma motivação extra, com certeza. Sabemos da qualidade do elenco do Flamengo, mas vamos entrar em quadra dispostos a parar eles. Esse primeiro jogo da série é muito importante para nós e temos consciência disso”, disse o armador Elinho, principal destaque do Paulistano na série contra o Basquete Cearense.

Confira todos os jogos da série:

Flamengo (1º) x Paulistano/Unimed (9º)
29/04 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 20 horas
02/05 – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h30
04/05 – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
10/05* –  Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)

*Se necessário