#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Final de respeito

25-05-2015 | 02:29
Por Liga Nacional de Basquete

Com elencos recheados de jogadores de Seleção e recordistas do NBB, Bauru e Flamengo comprovam favoritismo e decidem título do campeonato nacional

Benite, do Flamengo, e Larry Taylor, do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

Flamengo e Bauru decidem título da sétima edição do NBB a partir da próxima terça-feira (26) (Henrique Costa/Bauru Basket)

Chegou a hora de definir o melhor time do Brasil. O Paschoalotto/Bauru e o Flamengo provaram durante toda a temporada 2014/2015 serem duas das melhores equipes do país, porém nos próximos dias, durante a série melhor de três jogos da Final da sétima edição do NBB, teremos a definição um campeão nacional inédito ou um tricampeão consecutivo do NBB.

O Bauru, que levantou todos os troféus dos quatro torneios que disputou nesta temporada, Campeonato Paulista, Jogos abertos do interior, Liga Sul-Americana e Liga das Américas, e o Flamengo, que dominou todos os campeonatos que disputou na temporada passada, Campeonato Carioca, Liga das Américas, Copa Intercontinental e NBB, começaram a sétima edição do NBB como candidatos ao título nacional, e ambas equipes não decepcionaram e conseguiram provar o favoritismo para a decidirem a Final do principal campeonato do país.

Donos de duas verdadeiras seleções, os elencos de Bauru e Flamengo combinam para um total de sete atletas que disputaram a Copa do Mundo da Espanha no ano passado. Do lado do Bauru, Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir defenderam a camisa da Seleção Brasileira, que finalizou o torneio com a sexta colocação. Já pelo Flamengo, Marcelinho Machado e Marquinhos atuaram com o selecionado verde-amarelo, enquanto Nico Laprovittola e Walter Herrmann  defenderam a Argentina.

Do Sul-Americano da Venezuela, que foi disputado também no ano passado e que terminou com o Brasil com a medalha de bronze, o Flamengo foi representado por Benite, Olivinha, Felício, Gegê e o comandante José Neto, enquanto o Bauru foi representado pelo ala/pivô Jefferson William, que não disputará a Final do NBB 7 por conta de uma lesão no tendão de Aquiles.

Cinco dos 12 jogadores que representaram o Brasil no último Mundial estarão em quadra no "duelo de titãs" (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Cinco dos 12 jogadores que representaram o Brasil no último Mundial estarão em quadra na Final do NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Com tantos craques que defenderam as seleções brasileira e argentina em dois dois principais torneios do basquetes do mundo, além de vários outros jogadores de peso, os elencos da equipe bauruense e da carioca estão recheados de craques e de jogadores que já escreveram seus nomes na história dos sete anos de NBB.

O confronto entre Bauru e Flamengo terá em quadra seis dos oito maiores cestinhas da história do NBB (2º – Marcelinho Machado 3º – Alex Garcia 4º – Marquinhos 6º – Murilo Becker, 7º – Olivinha 8º – Larry Taylor), terá o embate dos dois maiores reboteiros da história do campeonato nacional (1º – Olivinha 2º – Murilo), e também o duelo entre quatro dos principais jogadores em arremessos certos para 3 pontos (1º – Marcelinho Machado, 5º – Robert Day, 6º – Marquinhos, 7º – Alex Garcia).

Desde a coletiva de imprensa para o início da sétima edição do NBB a palavra que estava na boca de todos os jogadores e técnicos era: equilíbrio. A fase de classificação e as três primeiras fases dos playoffs provaram que o NBB 7 foi pra lá de equilibrado, e Bauru e Flamengo conseguiram se sobressair e chegaram até a decisão.

DSC_9771

Enquanto o Bauru tenta seu primeiro título do NBB, o Flamengo briga por seu quarto título (Henrique Costa/Bauru Basket)

Donos de respectivas primeira e terceira melhores campanhas da fase de classificação da temporada 2014/2015 do NBB, os dois  times estão acostumados a vencer, possuem atletas habituados em ser campeões, com dois elencos recheados de estrelas, a série Final do NBB 7 tem tudo para manter o equilíbrio e o ótimo nível que se perdurou por todo o NBB 7.

Além de ter todos os melhores recordistas da história do NBB, ter dezenas de jogadores que defenderam suas seleções no Copa do Mundo, no Sul-Americano, um duelo particular também será muito interessante durante a Final do NBB 7.

Rivais nas Finais das duas primeiras edições do NBB, o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, e Alex Garcia, que hoje defende o Bauru mas que atuou nas decisões com a camisa do UniCEUB/BRB/Brasília, estão empatados com um título de NBB para cada e cinco vitórias para cada um no duelo particular em decisão de troféu do NBB.

Apesar de toda a história do confronto entre contra Marcelinho, o camisa 10 do Bauru, tricampeão do NBB com o Brasília (NBB 2, NBB 3 e NBB 4), espera vencer mais uma vez o NBB, desta vez para se tornar o atleta mais vencedor da história do campeonato.

Para Marcelinho, além de também vencer seu quarto campeonato e se tornar o maior vencedor da história do campeonato nacional, títulos no NBB 1, NBB 5 e NBB 6, o experiente ala de 40 anos quer dar o Flamengo o quarto troféu do NBB e também tornar o clube da Gávea o time mais vencedor da história do NBB, com quatro conquistas.

Depois de vencer os quatro primeiros títulos que disputou na temporada 2014/2015, o Bauru agora tem o objetivo de vencer o campeonato nacional. Pela primeira vez em sua história na Final do NBB, a equipe bauruense representa o Estado de São Paulo, e espera se tornar o primeiro campeão da história do NBB fora do eixo Rio-Brasília.

Alex, do Brasília, e Marcelinho, do Flamengo

Hoje defendendo a camisa do Bauru, Alex Garcia voltará a enfrentar seu velho rival Marcelinho Machado na Final do NBB (Ricardo Cassiano/LNB)

Confira a programação completa da Final da temporada 2014/2015 do NBB:

– Paschoalotto/Bauru (1º) X Flamengo (3º)

Jogo 1 – 26/05 (terça-feira), às 21h30 – HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 30/05 (sábado), às 10 horas – Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na TV Globo e SporTV
Jogo 3* – 06/06 (sábado), às 10 horas – Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na TV Globo e SporTV

*Se necessário