#JOGAJUNTO

LDB

Denis Panke: Atleta Surdolímpico na LDB

04-08-2022 | 06:33
Por Gustavo Marinheiro

Denis joga com aparelhos auditivos na Liga de Desenvolvimento e já defendeu a seleção brasileira de surdos na última surdolimpiadas

A LDB sempre nos reserva belas histórias de conquistas e superações pessoais. Na edição 2022 não foi diferente! Um dos principais personagens desta temporada é Denis Panke, ala-pivô do União Corinthians, um jogador de 19 anos que é surdo e joga com aparelhos auditivos para lhe auxiliar durante as partidas. Em uma conversa exclusiva com o jovem atleta, ele nos revelou detalhes do seu dia a dia, sua história no basquete e como faz para se comunicar com seu técnico e companheiros de quadra.

Os primeiros contatos com o basquete: 

Arte especial utilizada nas redes sociais (Divulgação/LNB)

“A primeira vez que joguei basquete foi com o Projeto Cestinha, aqui de Santa Cruz do Sul, com 12 anos. Sempre treinei muito forte, tentei melhorar o meu jogo para evoluir, e agora que o projeto está junto com o União Corinthians, estou tendo a minha primeira oportunidade de jogar uma LDB, além de representar pela primeira vez a seleção brasileira de surdos com a minha evolução”, disse Denis. 

O primeiro contato de Denis com o basquete foi aos 12 anos, quando integrou o Projeto Cestinha, que ajuda crianças dos 8 aos 18 anos a integrar no esporte. O projeto inclusive funciona em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul, que auxilia os atletas no futuro. Na atual edição da LDB, o ala/pivô ainda não possui minutos, mas a expectativa é que o jogador de 17 anos tenha mais espaço nas próximas edições, quando chegará mais preparado e experiente na competição.

“Eu consegui chegar também a seleção de surdos, recentemente eu fui lá representar e vencemos um jogo. Ainda temos mais alguns jogos para fazer e isso tem me ajudado muito, o professor me mostrou que não é brincadeira, que tem que treinar forte, e isso me ajudou a melhorar o arremesso, meu físico. Me ajudou também aqui no União Corinthians, agora eu entendo melhor o que o professor fala nos jogos e treinos”, afirmou o ala/pivô. 

Como o Denis se comunica com o treinador e os companheiros de quadra?

“É difícil se comunicar, para entender o que o professor fala eu preciso sempre ficar olhando pra boca dele. Dentro de quadra é muito difícil de escutar, mesmo com o aparelho, principalmente em jogos lotados e com muita torcida. Eu preciso ficar o tempo todo prestando atenção no professor, nos treinamentos eu peço para repetir e ele me ajuda, tem muita paciência. No começo eu tinha vergonha, mas agora eu pergunto e fica mais fácil de entender as jogadas”,  disse o Denis. 

O jogador ainda comentou que tenta ensinar palavras e frases básicas em libras, coisas mais simples que os jogadores e o treinador conseguem aprender para ajuda-lo também dentro de quadra. Hoje, mesmo com as dificuldades, os seus colegas repassam informações de posicionamentos e jogadas através de sinais, o que ajuda muito o jogo do Denis.

“Os meus amigos sempre falam ‘me ensina libras, deixa eu fazer um sinal pra você’, é sempre muito engraçado. Eu entendo como se eles estivessem tentando me ajudar e incentivar, fazem sinal de positivo, de pergunta, e assim, todo mundo gostou, chegou um momento que eu estava ensinando para todo o time. Agora o pessoal já me ensina as jogadas, quando não entendo o que o treinador fala, sempre tem alguém que me chama de lado e me fala de novo, mostra até com os sinais“, afirmou o jogador, que ainda completou: “Para pedir ajuda, troca, eu peço para que meus amigos falem mais alto, tanto que eles sempre gritam, pode reparar, eles sempre me chamam, me dão um toque, falam ‘bora, vira o jogo, vira a bola’. Eu gosto da maneira que o Gabriel Moraes fala comigo, ele me ajuda muito, tem muita paciência”. 

Qual a expectativa do Denis dentro da equipe e na LDB?

“Ainda não entrei na LDB, mas to treinando muito forte para a próxima janela e quero ter minutos, espero que tenha essa sorte. O time é muito forte, se ajuda muito, no banco eu sempre tô na torcida, faço o meu papel enquanto não tenho meus minutos, mas sei que podemos chegar muito forte”, disse Denis. 

Por fim, o jogador ainda comentou sobre seu estilo de jogo e sua expectativa para as próximas temporadas, o que deseja melhorar e o que vem treinando.

“Eu sou ala/pivô, não enterro muito, tenho treinado muito para isso, mas ainda prefiro ficar só nas bandejas e nos arremessos. Eu torci meu pé recentemente, então ainda não estou muito explosivo, tenho que voltar a jogar desse jeito, então por enquanto estou muito na bola de três, é meu forte dentro do jogo. Ainda quero trabalhar e melhorar muito para desenvolver o meu jogo”, finalizou Denis. 

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.