#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dia de dérbi

11-12-2014 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo via web, Pinheiros e Paulistano fazem clássico da capital paulista nesta quinta-feira, em duelo válido pela 10ª rodada do NBB 7

Quinta-feira (11/12) é dia de clássico no NBB. Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed estarão frente a frente, às 19 horas (de Brasília), em duelo válido pela décima rodada da temporada 2014/2015 do maior campeonato do basquete brasileiro, com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Vivendo situações opostas na sétima edição do campeonato nacional, os rivais da cidade de São Paulo entrarão em quadra com ambições diferentes na classificação. Os pinheirenses vêm de dois triunfos seguidos, enquanto isso os alvirrubros não sabem o que é vencer há duas rodadas e jogarão pela reabilitação.

“São duas equipes muito qualificadas, que sempre fazem grandes partidas. Precisamos jogar concentrados a partida toda. Assim, temos mais possibilidades de buscar a vitória. O Pinheiros é uma equipe muito forte, que tem se destacado por uma defesa muito consistente. Temos que tentar superar isso com muita movimentação”, comentou o ala Pilar, do Paulistano.

Clássico da capital paulista entre Pinheiros e Paulistano agitará a 10ª rodada do NBB 7 (João Pires/LNB)

Clássico da capital paulista entre Pinheiros e Paulistano agitará a 10ª rodada do NBB 7 (João Pires/LNB)

Responsável por desbancar o líder invicto Limeira há duas rodadas, o Pinheiros está embalado e agora ocupa a sexta colocação do NBB 7, com campanha de cinco resultados positivos em oito duelos (62,5% de aproveitamento). Na última rodada, a equipe do técnico Marcel de Souza superou a Liga Sorocabana, fora de casa, por 96 a 88, e conseguiu sua segunda vitória seguida na competição.

“Temos que repetir o que temos feito nas últimas partidas. Uma defesa forte vai dar possibilidade para que o nosso ataque apareça bem, como aconteceu nos jogos em Limeira e em Sorocaba”, comentou o ala/armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, autor de 14 pontos na vitória diante da Liga Sorocabana.

O Paulistano, por sua vez, vem tendo dificuldades neste início de NBB e ainda não conseguiu engrenar uma boa sequência de vitórias. Nas duas últimas rodadas, os comandados de Gustavo De Conti sofreram duas derrotas, para Minas e Palmeiras/Meltex, e com isso caíram para a 11ª colocação, com campanha de quatro triunfos em nove jogos (44,4% de aproveitamento).

“Conseguir vitórias em jogos como esse dá sempre mais confiança para as partidas seguintes. É um clássico de São Paulo, equilibrado, mas vamos para lá fazer o nosso melhor jogo e tentar sair com a vitória”, analisou Henrique Pilar, do Paulistano, dono da média de 10,33 pontos por partida.

Paulinho segue no Pinheiros para a próxima temporada (João Pires/LNB)

Equipes já se enfrentaram 15 vezes no NBB, com 10 vitórias do Pinheiros e 5 do Paulistano (João Pires/LNB)

No entanto, as situações vividas pelas duas equipes não são lembradas quando a bola sobe para Pinheiros e Paulistano, pois se trata de um grande clássico. Na história do NBB, os rivais da capital paulista se enfrentaram em 15 oportunidades, e os pinheirenses levam vantagem no geral, com dez vitórias contra cinco dos alvirrubros.

+Clique aqui e confira o histórico do duelo entre Pinheiros e Paulistano no NBB

“Esse é o nosso jogo e temos que trabalhar sempre para melhorar. A defesa é fundamental para que consigamos impor o nosso ritmo. Jogaremos contra o atual vice-campeão do NBB e sabemos que vamos enfrentar muitas dificuldades”, afirma o técnico pinheirense, Marcel de Souza.