#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dia histórico

05-11-2015 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com ótima presença da barulhenta torcida do Vitória, NBB tem sua primeira partida na história disputada no Estado da Bahia

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras recebeu ótimo público para a estreia do Vitória no NBB (João Pires/LNB)

A noite desta quarta-feira (04/11) foi especial para o basquete brasileiro. Um dos estreantes da temporada 2015/2016, o Universo/Vitória debutou na competição atuando em casa, diante do São José/Unimed, e o Estado da Bahia sediou pela primeira vez na história uma partida do NBB.

Depois de muito equilíbrio e intensidade durante os 40 minutos, quem venceu a partida foi o time paulista, pelo placar de  68 a 60, mas quem realmente saiu vencedor do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, foi o basquete brasileiro.

Segunda equipe do Nordeste a disputar o NBB, o Vitória colocou mais um Estado no radar do maior campeonato de basquete do país. Quarto Estado mais populoso do Brasil, a Bahia faz parte agora de um grupo que conta com outros dez Estados, mais o Distrito Federal, que já estiveram presentes ao longo das oito temporadas até então realizadas do NBB.

+ Clique aqui e confira a matéria completa do jogo entre Vitória e São José

“O NBB chegou na Bahia e isso é muito positivo. Não imaginava que um dia eu pudesse jogar uma partida do NBB aqui na Bahia e isso me deixa muito empolgado. Acho que cada vez mais o basquete está aumentando sua popularidade e a entrada do Vitória no NBB é prova disso. Logo no primeiro jogo a torcida deles já compareceu em ótimo número e fez muito barulho”, disse o ala Pedro, do São José, cestinha do jogo, com 25 pontos, e que está em sua sexta temporada no NBB.

Nem parecia estreia: torcida do Vitória fez muita festa durante o jogo desta quarta (João Pires/LNB)

Nem parecia estreia: torcida do Vitória fez muita festa durante o jogo desta quarta (João Pires/LNB)

Logo no primeiro jogo do Vitória, a torcida rubro-negra tratou de fazer bonito e compareceu em ótimo número ao Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Com um público total de 1.500 pessoas, os donos da casa contaram com um forte e intenso apoio vindo das arquibancadas durante todos os 40 minutos do jogo.

“Nossa torcida foi fantástica. Logo no primeiro jogo eles fizeram muita festa e nos deram força para jogar de igual para igual contra o São José, que é uma grande equipe. Estou muito empolgado com o que vi nas arquibancadas e ansioso já para a próximo jogo”, disse o norte-americano Jason Smith, cestinha do Vitória na partida, com 18 pontos.

Em seu elenco, o Vitória conta com quatro atletas baianos de sangue: o armador Diego, o ala/armador Thiago e os alas Jairo e William são naturais de Salvador. Todos eles disputam o NBB pela primeira vez e, com exceção de Diego, machucado, puderam desfrutar de minutos em quadra na histórica partida diante do São José.

“Para uma cidade do Nordeste que não tinha uma equipe do NBB ter essa atmosfera logo no primeiro jogo é bom demais. A torcida não só praticamente lotou o ginásio como fez muito barulho durante todo o jogo. Espero que esse apoio e essa energia que eles nos passaram hoje aumente ainda mais nas próximas rodadas”, disse o ala Jairo, titular do Vitória no duelo desta quarta.

Jairo, do Vitória, e Matheus Dalla, do São José

Jairo é um dos quatro baianos do elenco do Vitória; ala foi titular diante do São José (João Pires/LNB)