#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Divisor de águas

21-04-2016 | 11:01
Por Liga Nacional de Basquete

Após duas partidas e uma vitória para cada equipe, Paulistano e Brasília fazem Jogo 3 da série quartas de final nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb

A série quartas de final entre Paulistano/Corpore e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília será desempatada. Nesta sexta-feira (22/04), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), as duas equipes farão o Jogo 3 do confronto, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através do #NBBnaWeb (www.lnb.com.br/tempo-real).

Até o momento, cada equipe faz valer seu mando de quadra e venceu seu duelo em casa. No Jogo 1, o Brasília conseguiu uma bela virada nos momentos finais e levou a melhor por 88 a 83. Já no confronto na capital paulista, o clube alvirrubro deu o troco, dominou os candangos diante de seu torcedor e empatou a série em 1 a 1 ao ganhar por 99 a 78.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Valtinho, do Paulistano, e Fúlvio, do Brasília

Paulistano, de Valtinho, venceu o Jogo 2 em seu ginásio e empatou a série em 1 a 1 (João Neto/LNB)

Em ambas as partidas, os comandados do técnico Gustavo De Conti abriram boas vantagem no início e largaram na frente no placar. Na primeira, porém, os candangos reagiram, buscaram a virada e conseguiram a vitória. Já no segundo, a diferença não saiu do controle dos paulistas, que controlaram o adversário até o final e empatar a série.

“Cada jogo tem uma história, ainda mais contra um time como Brasília. Precisamos continuar fazendo o que estamos fazendo nesses inícios de jogo, assim como fizemos nos dois duelos até agora. Mas não podemos contar com isso. Se estiver apertado ou não, precisamos lutar até o final pela vitória”, disse Luis Gruber, do Paulistano, cestinha do Jogo 2, com 21 pontos.

Bolas de 3 dos homens de garrafão são uma das armas do Paulistano (João Neto/LNB)

Bolas de 3 dos homens de garrafão são uma das armas do Paulistano (João Neto/LNB)

“Temos que acertar os minutos iniciais, para manter o jogo parelho até o final. No primeiro confronto, em Brasília, também foi assim, mas conseguimos reverter. Estamos de cabeça erguida e vamos trabalhar para buscar a vitória no próximo jogo”, analisou o ala/pivô e capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.

Na vitória alvirrubra que resultou no empate da série, a equipe do técnico Gustavo De Conti mostrou pontaria certeira nas bolas de 3 pontos e acertou 12 tiros de longa distância. Curiosamente, alguns deles vieram de seus homens de garrafão, como Gruber (3), Guilherme Hubner (2) e até Caio Torres (1), algo pouco comum nas principais equipes do basquete brasileiro.

“É uma característica do nosso time. Todo mundo arremessa bem de 3 pontos e isso também facilita o trabalho do Caio (Torres) e do Toyloy jogando embaixo. Essa é a dinâmica. Não podemos mudar isso. Mas cada jogo tem sua história, precisamos ganhar mais dois jogos e então temos que ter cabeça no lugar e pensar jogo a jogo”, completou Gruber.

O resultado positivo no Jogo 2 da série foi o primeiro do Paulistano sobre o Brasília na atual temporada. Antes disso, tirando o triunfo no Jogo 1, o time da Região Centro-Oeste havia vencido os dois confrontos na fase de classificação – o primeiro, em São Paulo (SP), por 81 a 75, e o segundo, na capital federal, pelo placar de 81 a 69.

“Nos dois jogos que ganhamos deles na fase de classificação nós tivemos energia e defesa boa, o que resulta em um bom ataque. Cometemos muitos erros que acabaram comprometendo nossa partida inteira e ficou difícil de buscar. Precisamos focar mais para esse Jogo 3. Sabemos o que tem que fazer. Esse jogo é de vida ou morte. Para ganhar a semifinal precisamos vencer fora de casa e é isso que vamos tentar fazer”, declarou o pivô Cipolini, do Brasília.

Confira a programação completa da série entre Paulistano e Brasília:

– Paulistano/Corpore (3º) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)

Jogo 1 – Brasília 88 x 83 Paulistano
Jogo 2 – Paulistano 99 x 78 Brasília
Jogo 3 – 22/04 (sexta), às 21 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 25/04 (segunda), às 21 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo

*Se necessário