#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Do "mágico" para o "maestro"

15-04-2024 | 12:00
Por Marcius Azevedo

Lenda do NBB CAIXA, Fúlvio elogia estilo de jogo 'encantador' de Elinho, do Corinthians, e diz que armador vai assumir o posto de jogador com mais assistências na história do torneio

Elinho teve ótimo desempenho na temporada regular do NBB CAIXA 2023/24. Como “maestro”, o armador regeu o time do Corinthians rumo aos playoffs, garantindo vaga na décima posição, com 19 vitórias e 17 derrotas. O desafio agora é encarar o Paulistano, o sétimo, na série melhor de três pelas oitavas de final. O primeiro jogo será na quinta-feira (18/04), às 19h, no ginásio Wlamir Marques, com transmissão do NBB BasquetPass. E claro que o camisa 55 está preparado para continuar quebrando marcas. Ele igualou Fúlvio com o maior número de assistências em um único jogo (21) e caminha para superar “o mágico” no fundamento na história da competição.

Arte: Pedro Sant/LNB

Fúlvio somou 2.416 assistências em 12 temporadas do NBB CAIXA e é o primeiro da lista. Elinho é o segundo, com 2.336. Ou seja, faltam apenas 80 assistências para que “o maestro” possa superar “o mágico”. Considerado uma lenda do campeonato nacional, o ex-jogador ficou feliz pelos elogios que recebeu do armador do Corinthians após ter o recorde igualado e, claro, retribuiu. “Para mim é uma honra servir de exemplo para um atleta como ele, um jogador singular, que está fazendo sua história e certamente será o maior assistente do NBB daqui alguns jogos.”

Com passagens por São José, Brasília, Vasco, Bauru e Mogi, Fúlvio se vê em Elinho. “⁠Nossos estilos são bem semelhantes na conduta em quadra, de como liderar uma equipe, pensando sempre no coletivo. Pela facilidade em passar e ver o jogo, somos mais voltados às assistências. Outra coisa é saber valorizar o trabalho ‘sujo’ dos que pouco aparecem nas estatísticas, mas que têm papel fundamental na engrenagem do sucesso. Nessa função nunca será apenas passar uma bola!”, afirmou. “⁠Acho que o ritmo que ele imprimi no jogo é algo encantador. Suas grandes jogadas são realizadas em transição justamente pela intensidade”, completou.

O armador do Corinthians, segundo Fúlvio, também tem uma característica importante para o time que não é muito comentada. “O Elinho tem uma qualidade pouco citada pelos especialistas, que é sua defesa. Ele, na grande maioria dos jogos, marca o principal jogador e faz isso muito bem. Sempre antecipa o movimento do adversário.”

Um dica de Fúlvio para Elinho manter o bom momento na carreira: “⁠Quanto maior a agressividade, maior a facilidade”. Já para os armadores que querem chegar no mesmo patamar do mágico e do maestro, o processo é um pouco mais complexo. “⁠Abdicar de ego, ter disciplina, compreender as limitações da equipe e tirar proveito delas. A liderança nem sempre será do armador, mas naturalmente se tiver essas características você já está na frente. No mais, muito treino”, afirmou.

Leitura de jogo

Comentarista do NBB CAIXA nas transmissões da TV Cultura, Cadum conhece muito bem os ofícios da posição. Para ele, Elinho tem um controle do jogo impressionante e, além disso, uma leitura que o coloco em destaque. “O que me impressiona é essa facilidade que ele tem de encontrar os caras livres. Ele já sabe quem vai ficar livre de acordo com o que o defensor vai fazer. Ele não joga apenas em função dos companheiros de ataque. O defensor deu um passo errado, fez uma cobertura mal feita, o Elinho está pronto para puni-lo. Isso é o mais legal dele.”

Cadum cita outros armadores com quem teve oportunidade de jogar, como Maury e Guerrinha, e de trabalhar, como Valtinho e Fúlvio, para elogiar o desempenho de Elinho na atual temporada. “Claro que são apenas números, mas é muito bacana bater recordes, principalmente pelo que ele faz para o time. É um exímio maestro. Merece tudo que está conquistando e ainda tem muita coisa pela frente”, afirmou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.