#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ATAQUE PODEROSO

09-04-2024 | 04:03
Por Marcius Azevedo

Dono da maior pontuação da temporada 2023/24 do NBB CAIXA, Corinthians chega para os playoffs com jogo fluído, baseado em Elinho, Hettsheimeir e Clark

O Corinthians teve uma temporada com oscilações na fase de classificação por causa da lesão de jogadores importantes, como Cauê Borges e Rafael Hettsheimeir, mas chega para disputar os playoffs do NBB CAIXA 2023/24 respaldado por um ataque criativo e capaz de causar bastante estrago, o sexto melhor do torneio, com 81,80 pontos por jogo.

Elinho comanda o ataque do Corinthians no NBB CAIXA. Foto: Wallace Lima

A equipe alvinegra bateu o recorde de pontuação em um jogo da atual temporada na vitória sobre o Botafogo, na segunda-feira (08/04), ao anotar 116 pontos enquanto o rival ficou nos 72.

Tamanha produção ofensiva só havia sido alcançada na temporada 2021/22 do NBB CAIXA, quando o Cerrado Basquete marcou 126 pontos no triunfo sobre o Fortaleza BC/CFO. Detalhe: foram quatro prorrogações neste jogo. Na temporada passada, o Pinheiros ficou no topo da lista, com 115 pontos diante do São Paulo, pela segunda rodada dos playoffs.

Afinal, o que explica o desempenho recorde do Corinthians? O time do técnico Silvio Santander é sustentado por três pilares: Elinho, Hettsheimeir e Clark.

Líder de assistências da atual edição, com média de 9,1 por jogo, Elinho tem uma visão de jogo impressionante, que permite quase sempre encontrar um companheiro livre para concluir o ataque. “É o melhor armador do NBB CAIXA, tem uma capacidade de encontrar todo mundo”, afirmou Gustavinho Lima, comentarista do NBB CAIXA. “O estilo de jogo altruísta dele é muito importante para o Corinthians.” O armador deu 16 assistências na partida contra o Botafogo

Não à toa, Santander aposta em um ataque solto, baseado na criatividade de Elinho. “É um basquete interessante, fluído”, acrescentou Gustavinho.

+ Confira a classificação do NBB CAIXA

Na vitória contra o Botafogo, Hettsheimeir comprovou sua importância ao terminar como o maior pontuador com 32 pontos. Além do excelente trabalho no garrafão, o pivô tem como principal diferencial o arremesso do perímetro. Foram 5 acertas em 8 tentativas nas bolas de três, um impressionante aproveitamento de 62,5%. Neste aspecto entra também Clark, um chutador nato, com um aproveitamento de 42,4% na temporada, fechando o tridente ofensivo alvinegro.

Aliás, o aproveitamento ofensivo do Corinthians foi impressionante na última partida. O Timão registrou 53,1% (17/32) nas bolas de três e 75,8% (25/33) nos arremessos de dois. Desempenho muito superior ao da temporada, que é de 35% e 55%, respectivamente.

“Foi um grande jogo de toda a equipe, conseguimos parar o ataque do Botafogo e o nosso ataque funcionou muito bem. A nossa porcentagem tanto das bolas de três como a de dois foi muito alta. Conseguimos que praticamente todos os jogadores anotarem pelo menos 10 pontos. Então, isso te dá muita confiança, o nosso ataque fluiu muito bem, com o Elinho sempre buscando o melhor passar para o melhor arremesso”, afirmou Hettsheimeir.

“O aproveitamento foi muito bom. A gente conseguiu controlar o Botafogo, dominar os rebotes e, com isso, conseguimos umas bolas fáceis. O cenário do jogo foi muito mais sobre aproveitamento e rebote do que volume”, acrescentou Elinho.

Top 5 das maiores pontuações do NBB CAIXA 2023/24:

  • 08/04/2024 – Botafogo 72 x 116 Corinthians
  • 21/03/2024 – Bauru Basket 113 x 95 Botafogo
  • 17/01/2024 – BRB/Brasília 68 x 111 Minas
  • 14/02/2024 – Coop/São José Basketball 111 x 86 União Corinthians
  • 14/01/2024 – Franca 110 x 96 Unifacisa

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.