#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Prancheta do Gustavinho

Duelo de pranchetas

20-04-2024 | 09:33
Por Gustavinho Lima

Flamengo (1º) e Botafogo (16º) abrem série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA neste sábado, no ginásio Oscar Zelaya

A série melhor de três entre Flamengo e Botafogo pelas oitavas de final dos Playoffs NBB CAIXA 2023/24 começa neste sábado (20/04), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya, com transmissão SporTV, NBB BasquetPass e FlaTV+. O segundo jogo está agendado para sexta-feira (26/04), às 21h, no Maracanãzinho, com transmissão do SporTV, NBB BasquetPass e FlaTV+. Se necessário, o terceiro jogo acontece no domingo (28/04), novamente o Maracanãzinho, às 18h.

Arte: Pedro Sant

1° – Flamengo 31 V – 5 D

Como é costumeiro do treinador Gustavinho de Conti, o Flamengo rodou muito o seu elenco sem perder o padrão de jogo e foi o time mais consistente do NBB durante a temporada regular.

Jogando num ritmo mais controlado que anos anteriores, conseguiu melhores aproveitamentos.

Nessa temporada teve o 4° menor “pace” (posses de bola a cada 40 minutos), apostando mais em conseguir criar vantagens no jogo de meia quadra.

Com boas saídas de bloqueios sequenciais e muitos “flare” (bloqueio nas costas de um chutador para o lado oposto da bola) conseguem aproveitar os arremessadores (57% no aproveitamento de 2 e 35% para 3 pontos), principalmente Gui Deodato (12,6 pontos com 2,3 bolas de 3 convertidas com 40% de aproveitamento) e Didi (11,6 pontos com 46% no aproveitamento dos arremessos de quadra), ou usá-los como isca para as continuações dos pivôs.

Ambos são bons defensores e na série contra o Botafogo são os mais indicados para defender e baixar os números de Isaac Thornton, o cestinha do campeonato.

Sempre agressivo em relação ao aro, o Flamengo ataca de todas as partes da quadra e é o terceiro que mais vai ao lance livres (21,3 por jogo).

Outra característica marcante e que eleva radicalmente o potencial do time é a briga no rebote ofensivo (11,3 rebotes ofensivos por jogo). Rebote de ataque é metade posicionamento e tática e metade disposição. O Flamengo tem um pouco de cada, disciplinados e com força física brigam constantemente na tábua ofensiva, Gabriel Jaú, Big Maique, Devon Scott e Olivinha juntos somam mais de 7 segundas chances por confronto.

Nos momentos de “crise” conta com o talento de Balbi (8,9 pontos e 6,2 assistências por jogo) para botar a bola debaixo do braço, jogar “pick and roll” e tomar a melhor decisão para fechar os jogos.

Vindo do banco, Scott Machado tem uma característica totalmente diferente de Balbi, que muitas vezes pode ser complementar. O armador em sua primeira temporada no NBB CAIXA demonstrou muito vigor físico para criar vantagens e defender forte os armadores adversários. Deve ser o mais indicado para frear as ações de Jamaal no duelo de oitavas de final.

Tantas possibilidades fazem do Flamengo o 3° melhor ataque da Liga com 85,3 pontos por jogo. O destaque individual fica com Gabriel Jaú, que sempre atuando com muita intensidade, registra médias de 13,3 pontos, 7,1 rebotes e 15,9 de eficiência. O segundo jogador mais impactante do NBB CAIXA, somente atrás de Lucas Dias.

Defensivamente, o Flamengo tem muita energia e regras bem definidas segurando os adversários a 73 pontos por jogo (2ª melhor defesa do NBB). Foi a única equipe capaz de vencer o atual campeão e vice-líder Sesi Franca.

Com um plano de jogo focado em tirar o volume de Lucas Dias e com um jogo muito físico, envolvendo dobras no poste baixo e muitas rotações, reduziu os números do segundo cestinha (19,6 pontos por jogo) e jogador mais eficiente da Liga (20,9) a 10 pontos de média nos dois confrontos. Sem o ritmo habitual da sua principal referência, o Franca obteve suas duas piores marcas de pontuação do campeonato (93 a 67 no 1° turno e 73 a 88 no 2° turno).

16° Botafogo  10 V – 26 D

De volta ao NBB CAIXA, o Botafogo lutou com muita hombridade e tem motivos de sobra para comemorar a conquista de uma vaga nos playoffs.

Montou uma equipe com a maioria de estreantes da elite do basquete nacional e conseguiu resultados importantes.

Tem o cestinha do campeonato, o americano Isaac Thornton, com 21,9 pontos por jogo, e em todas vitórias, foi o principal pontuador do time, somando absurdos 26,4 pontos.

O ala só não fez chover em General Severiano. Aliás, no duelo com o São Paulo, o homem provocou um verdadeiro salseiro. A 50 segundos do fim, o Fogão perdia por oito pontos e comandado por Thornton, que anotou 8 de seu 35 pontos nesse minuto final, protagonizou uma das viradas mais espetaculares de todos os tempos no NBB Caixa.

Tem como fiel escudeiro o ensaboado Jammal! De volta ao time da estrela solitária, time onde se sagrou campeão sul-americano, o baixinho “causou” na temporada. Conhecido pelo estilo de jogo linguagem corporal provocadora, o armador americano mostrou que continua com boa visão de jogo e, claro, com pontos nas mãos (5,2 assistências e 14,2 pontos por jogo).

O time dirigido por Miguel Palmier tem muitos organizadores de jogo e conta com mais dois bons armadores: o argentino Santiago em sua estreia no NBB CAIXA, com 8,5 pontos e 35% no aproveitamentos dos tiros de 3 pontos, e o conhecido do basquete nacional e mais que tudo carioca Matheusinho, com 10,8 pontos e 3,8 assistências.

Com tantos jogadores baixos, sofreu para igualar a tábua com a maioria das equipes, mas encontrou brigadores com espírito competitivo que se empenharam em dar o melhor e merecem o reconhecimento, como Emanuel (7,5 pontos e 5,5 rebotes) e Augusto (5,4 pontos e 3,6 rebotes).

Miguel Palmier lançou alguns jovens no elenco, destaque para o Luan de 21 anos que mostrou capacidade de jogar acima do nível do aro.

Nesses playoffs vai ter dificuldade com a intensidade e profundidade do elenco rubro-negro, mas pode tirar o peso do resultado e sair para se divertir por estar de volata a mais um playoff de NBB CAIXA.

Curiosidades

Inédito nos playoffs: É a primeira vez que o clássico entre Flamengo e Botafogo acontece no mata-mata do NBB CAIXA.

Diferentes históricos: Flamengo esteve presente em todas as edições, vem para a sua 15ª participação em playoffs além de ser o maior vencedor da história do NBB CAIXA com 7 títulos. Já o Fogão conseguiu sua terceira classificação em 2023/24 e nunca passou das oitavas de final.

Ampla vantagem: Na temporada regular foram duas vitórias com autoridade do Mengão sobre o Fogão: 1° turno (92 a 69) e 2° turno (102 a 78).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.